ACOMPANHE-NOS    
JULHO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 18º

Meio Ambiente

Rajadas de ventos atingem 58 km por hora em Campo Grande

Fenômeno também é chamado de ciclone extratropical e leva o nome pelo poder de destruição semelhante ao de explosão de artefato

Por Gabriel Neris | 30/06/2020 20:54
Ventania ocorreu durante toda o dia na Capital (Foto: Kísie Ainoã)
Ventania ocorreu durante toda o dia na Capital (Foto: Kísie Ainoã)

A ventania durante toda a terça-feira (30) praticamente atingiu velocidade de 58 km por hora em Campo Grande, de acordo com o meteorologista Natálio Abrão.

As rajadas anunciam a chegada de mais uma frente fria. A temperatura mínima prevista é de 9ºC amanhã no Estado.

Na região sul do país, o fenômeno está sendo chamado de “ciclone bomba”, mas trata-se de fortes rajadas de ventos e leva este nome pelo poder de destruição semelhante ao de explosão de artefato.

As rajadas de ventos ocorreram especialmente na região centro-sul de Mato Grosso do Sul, desde Amambai, passando por Sete Quedas e Iguatemi.

Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a formação deste ciclone extratropical ocorre quando a pressão atmosférica no centro do ciclone cai de forma significativa num período de 24 horas.

A previsão é de mudanças no tempo a partir de quarta-feira, com o aumento de nebulosidade e possibilidade de pancadas de chuva nos próximos dois dias.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), em Campo Grande, a quarta-feira deve ser céu nublado a parcialmente nublado, com pancadas de chuva isolada. Os termômetros ficam entre 17ºC e 23ºC.

Em Dourados, a mínima prevista é de 12ºC e a máxima de 17ºC. Em Três Lagoas, a temperatura deve ficar entre 21ºC e 24ºC. Em Corumbá, segundo o Inmet, os termômetros apontam entre 21ºC e 27ºC.