ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Meio Ambiente

Sem chuvas, Inmet prevê umidade abaixo de 15% e calorão de até 40ºC

Adriano Fernandes | 08/09/2018 19:20
Clima deve prevalecer com céu claro a parcialmente nublado e com névoa seca. (Foto: Kísie Ainoã)
Clima deve prevalecer com céu claro a parcialmente nublado e com névoa seca. (Foto: Kísie Ainoã)

Sem chuvas e com previsão de temperatura máxima de até 40°C o período entre domingo (09) até a próxima quarta-feira (12), dever ser de calorão e até umidade abaixo de 15%, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meterologia). O recomendado pela (Organização Mundial da Saúde) é de 60%.

O panorama é reflexo de um amplo sistema de alta pressão que predomina sobre o Estado e que deve manter os próximos dias claros a parcialmente nublado e com névoa seca. O ar seco também dificulta a formação de nuvens e são esperadas quedas bruscas temperatura durante a noite.

Amanhã em Campo Grande a temperatura máxima deve ser de 33ºC, segundo o Inmet. Na região centro norte do Estado a previsão é de máxima em 38ºC e na região leste 37ºC. Também deve fazer 36ºC no Pantanal e 34ºC na região sul. Mesmo no Pantanal a umidade estará próxima de 20% em grande área no período.

Ainda conforme o Inmet a temperatura deve ir se elevando nos próximos dias até atingir pico de 40ºC em boa parte de MS na quarta-feira (12). 

Clima seco

O instituto também alerta sobre os possíveis prejuízos do clima a saúde dos sul mato-grossenses. O tempo seco agrava problemas respiratórios, pois diminui a resistência da membrana nasal. Também diminui a deposição úmida das partículas em suspensão na atmosfera.

O que na prática, significa que inalamos mais materiais particulados e poluentes e ficamos com menor resistência contra os vírus e bactérias. Outro problema do tempo seco e quente são as queimadas, que ocorrem com mais facilidade devido a secura da vegetação.

Nos siga no Google Notícias