ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Sensação de até 48º C: abril em MS é o mais quente dos últimos 24 anos

Amanda Bogo | 22/04/2016 15:16
Chafariz na Praça Ary Coelho; El Niño esquentou o clima no outono de Campo Grande (Foto: Fernando Antunes)
Chafariz na Praça Ary Coelho; El Niño esquentou o clima no outono de Campo Grande (Foto: Fernando Antunes)

O mês de abril está sendo o mais quente dos últimos 24 anos em Mato Grosso do Sul, segundo levantamento da Estação Meteorológica da Uniderp. Três Lagoas, distante 338 km de Campo Grande, registrou a temperatura mais alta da época, com 37,8º C e sensação térmica de 48º C. Os dados apurados consideram as temperaturas registradas entre o primeiro e o 19º dia do mês de cada ano.

Durante o período, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) estimou no dia 10 que o Estado atingiu uma das maiores temperaturas do País, chegando aos 39º C. No mesmo dia, Campo Grande registrou máxima de 38º C. A média durante os outros dias ficou nos 37º C para Mato Grosso do Sul e 35º C para Campo Grande.

De acordo com o meteorologista Natálio Abrão Filho, a alta temperatura em pleno outono não era registrada desde 1992. “Essas três semanas foram bem diferentes comparadas com as duas últimas décadas. O principal fator para o aumento nas temperaturas foi o fenômeno climático El Niño, o mais forte que nós temos conhecimento. Agora ele está em fase de enfraquecimento, mas continua atuando até o começo de junho, sem tanta força”. Ele comentou que os desmatamentos e as queimadas também podem ter alguma influência, mas isso não é comprovado.

Esse aumento está relacionado com a onda de calor que chegou ao Estado durante esse mês. “A massa de ar quente instalada no Centro-Oeste está muito mais elevada que nos anos anteriores, contribuindo para o aumento do que chamamos de calor”,explicou o meteorologista.

A região leste do Estado foi a que registrou as maiores temperaturas. “A região do Pantanal sempre foi a mais quente, no entanto foi a região leste que registrou as maiores temperaturas. Três Lagoas chegou aos 37,8ºC e sensação térmica de 48ºC”, afirma Natálio.

Ele ressaltou que durante a pesquisa foram utilizados equipamentos de outras instituições, como o Inmet (Instituto Nacional de Meterologia), Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), entre outras.

Nos siga no Google Notícias