Temporal com granizo assusta moradores e causa prejuízos
Chuva intensa acompanhada de ventania danificou telhados, espalhou pedras de gelo pelas ruas
Forte temporal atingiu Ivinhema, a 289 quilômetros de Campo Grande, na tarde deste sábado (16), provocando prejuízos em bairros da cidade e também na zona rural do município. A chuva intensa veio acompanhada de ventos fortes e queda de granizo, assustando moradores e causando danos em imóveis e comércios.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Forte temporal com granizo e ventos de até 100 km/h atingiu Ivinhema e Dourados, no Mato Grosso do Sul, neste sábado (16), causando danos em imóveis, comércios e toldos. O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu dois alertas de tempestade para a região, com risco de alagamentos, queda de árvores e corte de energia. A instabilidade é provocada pelo avanço de uma frente fria sobre o estado.
Vídeos enviados por moradores ao jornal Vale do Ivinhema mostram pedras de gelo espalhadas pelas ruas, além de telhados e toldos danificados pela força do granizo. Em uma das gravações, homem aparece correndo para fechar as portas de um comércio durante a tempestade. Em outro vídeo, uma mulher tenta se proteger da chuva enquanto ventos fortes balançam árvores e deixam uma lâmpada pendurada.
O granizo caiu com intensidade em algumas regiões do município e chamou atenção pelo volume acumulado em calçadas e quintais. A previsão meteorológica já indicava possibilidade de temporais na região.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, Ivinhema está sob dois alertas de tempestade. O aviso prevê chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros ao dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h e queda de granizo..
O instituto também alerta para risco de corte de energia elétrica, queda de árvores e alagamentos. Em caso de rajadas de vento, a orientação é evitar abrigo debaixo de árvores e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, a recomendação é desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
Em Dourados, segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul, também houve registro de chuva forte, ventania e queda de granizo na tarde deste sábado. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram pequenas pedras de gelo espalhadas por ruas e calçadas. De acordo com meteorologistas, a instabilidade climática ocorre devido ao avanço de uma nova frente fria sobre Mato Grosso do Sul.
O granizo se forma dentro de nuvens de tempestade conhecidas como cumulonimbus, onde correntes de ar muito fortes levam gotas de água para regiões com temperaturas abaixo de zero. Essas gotas congelam e acumulam camadas de gelo até ficarem pesadas demais, caindo em direção ao solo. Apesar de parte do gelo derreter durante a queda, algumas pedras podem atingir tamanhos grandes e causar danos em casas, veículos, plantações e redes elétricas.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.




