ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Política

"Todo mundo tem que contribuir", diz senadora sobre protesto de policiais

Em evento sobre a Reforma, líder do Governo pontuou sobre a resistência de policiais federais em aceitar a proposta.

Adriano Fernandes e Tainá Jara | 05/07/2019 20:21
Deputada federal Joice Hasselman, líder do Governo Federal na Câmara. (Foto: Paulo Francis)
Deputada federal Joice Hasselman, líder do Governo Federal na Câmara. (Foto: Paulo Francis)

Na Capital, durante evento sobre a Reforma da Previdência, a deputada federal Joice Hasselman, líder do Governo Federal na Câmara, discorreu sobre os principais pontos relacionados ao tema, entre eles a resistência de polícia federais em aceitar a proposta.

A categoria foi uma das que mais apoiou a eleição do presidente Jair Bolsonaro (PSL), mas se mostrou contrária aos critérios do texto aprovado na comissão especial da Câmara. Com a reforma a idade mínima para aposentadoria dos policiais federais ficará em 55 anos, com tempo mínimo de contribuição de 30 anos.

No entanto, a sugestão dos servidores, rejeitada durante as discussões sobre a proposta, era que a idade mínima para a categoria fosse de 53 anos (homem) e 52 anos (mulher). “Não podemos criar uma categoria totalmente diferenciada para fora da reforma. Então, todo mundo tem que dar uma contribuição. O pedreiro, por exemplo, e o dono da empreiteira vão se aposentar aos 65 anos a partir de agora. No texto, os policiais se aposentam aos 55 anos . Já são dez anos a menos.

Joice ainda completou. “Nos ainda flexibilizamos, mas ainda assim, lamentavelmente, a categoria não aceitou”, comentou, durante o evento que ocorreu esta noite no Sebrae em Campo Grande. A deputada veio à Mato Grosso do Sul a convite do líder do movimento Brasil 200 em Mato Grosso do Sul e CEO da empresa KnowHow, Filipe Trinda e seus sócios Sarah Barros e Pedro Pereira.

Joice entre os outros palestrantes do evento deste noite. (Foto: Paulo Francis)
Joice entre os outros palestrantes do evento deste noite. (Foto: Paulo Francis)

Reforma - O texto da reforma da previdência foi aprovado na madrugada de hoje (5) na comissão especial da Câmara dos Deputados e segue agora para o plenário da Casa. A expectativa do Governo, conforme a deputada é de que a reforma seja votada até a próxima quarta-feira (10) em dois turnos, para então seguir ao Senado.

“Onde é mais ‘tranquilo’ justamente por ser uma casa revisora, menor. São 81 cabeças pensantes e não 513 como na Câmara”, concluiu.

Depois de 16 horas de debates, os deputados integrantes da comissão especial aprovaram dois destaques e rejeitaram 13. O primeiro destaque aprovado permitiu que policiais militares e bombeiros continuassem a se aposentar pelas regras estaduais.

O segundo destaque devolveu a isenção da contribuição previdenciária para exportadores rurais, que renderia R$ 83,9 bilhões aos cofres federais em uma década. Entre os destaques rejeitados, estava justamente o que criaria regras diferenciadas para policiais que servem a União (como policiais federais, policiais rodoviários federais e policiais legislativos), o que retiraria os professores da reforma da Previdência e o que reinstituiria o gatilho para as idades mínimas de aposentadoria. 

Confira como está a reforma da Previdência através deste link. 

Nos siga no Google Notícias