A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

08/10/2013 07:49

Abertura de Comissão Processante tira até sono de vereador

Kleber Clajus

O vereador Carlos Augusto Borges (PSB), o Carlão, diz ter até perdido o sono antes da abertura de Comissão Processante, pela Câmara Municipal, que pode cassar o prefeito Alcides Bernal (PP). A decisão pode sair nesta terça-feira (8).

“Não estou dormindo, mas pensando. Deus vai mostrar o caminho”, pontua Carlão que declarou votar contra a Processante ou se abster.

“Não é abertura de Comissão Jurídica, mas política. Já votei contra outros dois pedidos e também no que pedia a cassação do Elizeu Dionizio (SDD). Fui eleito para ser vereador, não promotor e juiz”.

Bernal já enfrentou dois outros pedidos de Processante protocolados pelo Sisem (Sindicato dos Servidores Municipais), que teve parecer contrário por se tratar de pessoa jurídica, e pelo presidente do sindicato, Marcos Tabosa, que apontava que o chefe do Executivo teria se apropriado de R$ 700 mil, referente ao ao imposto sindical e a mensalidade paga pelos servidores municipais. Novamente, a procuradoria negou a abertura, após a Câmara ter recebido ofício do Executivo informando que o valor havia sido depositado em juízo.

Para instaurar o processo, é necessário que 20 dos 29 vereadores sejam favoráveis. O presidente da Casa de Leis, vereador Mario Cesar (PMDB), é o único que não vota.

Pedido aprovado – O parecer da Procuradoria Jurídica da Casa de Leis, emitido ontem (7), foi favorável a tramitação do pedido de Processante protocolado no dia 30 de setembro pelos produtores rurais Luiz Pedro Gomes Guimarães e Raimundo Nonato de Carvalho.

“A denúncia preencheu todos os requisitos”, anunciou o coordenador-geral do apoio jurídico, Fernando Miceno Pineiz. “Eles apresentaram os documentos pessoais, comprovaram quitação eleitoral, narraram fatos e apresentaram documentos para sustentar o pedido”, detalhou.

Os produtores rurais acusam Bernal de desrespeitar os incisos sétimo, oitavo e décimo do artigo quarto do decreto 201/67 na contratação emergencial de três empresas. O artigo citado na denúncia elenca justamente as infrações político-administrativas dos prefeitos, sujeitas ao julgamento pela Câmara e sancionadas com a cassação do mandato.

Entre os supostos crimes praticados por Bernal, os denunciantes citam “prática, contra expressa disposição de lei, ato de sua competência ou omitir-se na sua prática; omitir-se ou negligenciar na defesa de bens, rendas, direitos ou interesses do município e proceder de modo incompatível com a dignidade e o decoro do cargo”.

Na visão dos produtores rurais, Bernal não observou esses dispositivos na contratação emergencial da Jagás, Salute e MegaServ. As empresas foram alvos de investigação da CPI do Calote, que acusou a prefeitura de forjar emergência para contratá-las. “O pedido de comissão processante é um desdobramento da CPI, com foco na contratação irregular”, disse o procurador jurídico da Câmara.

Procuradoria da Câmara dá parecer favorável a processo contra Bernal
Depois de rejeitar dois pedidos para abrir comissão processante contra o prefeito Alcides Bernal (PP), a procuradoria jurídica da Câmara Municipal ac...
Nova regra dificulta cassação de Bernal
Feliz da vida – As notícias foram boas para o prefeito Alcides Bernal (PP) ontem. Até o líder do executivo na Câmara Municipal, Marcos Alex (PT), res...


É o povo esta so esperando estes vereadores se altamente se executarem, pois se tirarem o Prefeito Bernal que foi escolhido pelo povo, certamente estes vereadores estarão encerrando seus cargos politicos e terão que voltar a ser um cidadão comum que levanta cedo e ganha um sálariozinho no final do mês. Porque estes vereadores também serão cassados pelo povo.
Acho bom cada UM ficar na sua , porque os vereadores estão prestes a perderem a camuflagem.
 
Amelia Alves em 08/10/2013 08:34:43
ANTES DE ABRIR A COMISSÃO PROCESSANTE DEVERIAM INVESTIGAR MELHOR O PASSADO DESSES DOIS PRODUTORES RURAIS, SE ELES TIVEREM O PASSADO LIMPINHO AI SIM.
NÃO SOU CONTRA E TAMBÉM NÃO SOU A FAVOR DE ABRIR ESSA COMISSÃO, MAS SOU A FAVOR DO QUE É CERTO.
VAMOS TRABALHAR EM PROL DA NOSSA LINDA MORENA.
 
FABIO DE MELO em 08/10/2013 08:31:13
Vai ser interessante esse processo, porque esses vereadores a meu ver vão colocar a corda no próprio pescoço.Pensam que a população é burra?Estão todos de olhos e ouvidos bem abertos e já sabem quem são esse senhores que entraram com o pedido de cassação do prefeito.Desde o primeiro dia do mandato do prefeito estão querendo tirá-lo, os vereadores perderam a credibilidade.Se depender de mim e da minha família ninguém leva voto daqui.Eu quero que prevaleça a justiça e que a verdade seja revelada, doa a quem doer.
 
Marcia França em 08/10/2013 08:28:02
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions