ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 28º

Jogo Aberto

Nova regra dificulta cassação de Bernal

Edivaldo Bitencourt | 02/10/2013 06:00

Feliz da vida – As notícias foram boas para o prefeito Alcides Bernal (PP) ontem. Até o líder do executivo na Câmara Municipal, Marcos Alex (PT), respirou aliviado com a mudança do quórum para a abrir a Comissão Processante, que passa de maioria simples para, no mínimo, 20 votos. “Graças a Deus”, suspirou, feliz da vida.

Teste de fogo – A mudança na interpretação da lei é uma ótima notícia para Bernal. Antes, a oposição tinha condições de impor o desgaste de uma Comissão Processante, que pode levar 90 dias, e terminar em pizza. Ou seja, para impor ao desgaste ao chefe do Executivo, a oposição vai precisar dos 20 votos. Antes, bastava cinco vereadores em uma sessão com oito, no mínimo.

Calibre 12 – O vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB), que vive o dilema de Hamlet, diz que só uma bala de calibre 12 para levar a cassação do prefeito. O socialista vive a dúvida de ser ou não ser da base aliada de Bernal na Câmara Municipal.

De onde vem? - A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal quer saber o domicílio dos secretários municipais. Como Bernal importou gente de Corumbá, Maracaju e outros estados, os vereadores recorreram ao artigo 73 da Lei Orgânica Municipal para cobrar a origem da casa do primeiro escalão.

Desgaste – Alex do PT não gostou nenhum pouco da proposta de Otávio Trad (PTdoB), que quer saber ondem moram os secretários do Bernal. O petista não escondeu a indignação com o jovem parlamentar. “É para explorar o fato do Bernal ter importado o secretariado”, afirmou.

51 evangélico - O deputado estadual Lídio Lopes (PP), que assumiu a direção do PEN no Estado, ficou numa saia justa com o número do partido, 51. Famoso por ser associado à cachaça, o parlamentar, que é evangélico, vai se desdobrar para convencer o distinto eleitor de que o novo tema é “uma nova ideia”.

Aliança - Lídio ponderou que apesar de ser ligado ao governador André Puccinelli (PMDB) ainda não há confirmação que o PEN irá ser parceiro do PMDB em 2014. "Existe muitas coisas para acontecer, por enquanto é melhor a cautela", explicou ele.

Convites - O deputado estadual Osvane Ramos (PT do B) destacou que já recebeu vários convites para trocar de partido, entre eles o PC do B, Solidariedade e PROS. "Ninguém aposta em árvore que não dá fruto", destacou ele. Osvane ponderou que até amanhã (3) decide se muda ou permanece no PT do B.

Retiro político – O governador André Puccinelli (PMDB) suspendeu todas a agenda pública nesta semana. Um dos objetivos é acompanhar com lupa e de perto a mudança partidária, já que o prazo termina nesta sexta-feira. Um dos nomes definidos é o comandante da PM, coronel Carlos Alberto David dos Santos, que vai para o PTdoB.

Mais uma ação – O prefeito Alcides Bernal mantém a guerra contra os meios de comunicação. Ele ingressou com mais uma ação por direito de imagem contra o jornal Correio do Estado. Ele já ingressou com algumas ações contra o empresário Antônio João Hugo Rodrigues. Mas não entrou com nenhum pedido na Justiça contra a TV Record ou a Revista Veja, que divulgaram o escândalo envolvendo a ex-catadora de lixo, Dilá Dirce Pereira.

(Colaboraram Kleber Clajus e Leonardo Rocha)

Nos siga no Google Notícias