ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Política

Agentes penitenciários poderão fazer escolta de presos em MS

Leonardo Rocha | 18/12/2015 07:25
Agentes irão receber formação para realizar escolta de presos (Foto: Agepen)
Agentes irão receber formação para realizar escolta de presos (Foto: Agepen)

Os agentes penitenciários poderão fazer a escolta de presos em Mato Grosso do Sul, após a promulgação da emenda que divide a responsabilidade por esta tarefa, com a Polícia Militar. Agora os servidores irão passar por cursos de qualificação para estarem aptos a exercer a função, sendo inclusive uma reivindicação da categoria.

O diretor-presidente da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), Ailton Stropa Garcia, ressaltou que esta mudança contribui com a categoria, pois permite que os agentes façam esta guarda externa e também depois poderão realizar a vigília nas muralhas dos presídios.

Por esta razão agora via começar cursos de formação e qualificação para o uso de armas de fogo e assim que os agentes estiverem capacitados, irão começar a troca gradual da escolta com os policiais militares, o que aumenta a atribuição da categoria, podendo inclusive solicitar no futuro melhorias dos vencimentos.

Esta mudança também foi vista com bons olhos pela Polícia Militar, tanto que o o presidente da ACS (Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiro Militar de Mato Grosso do Sul), Edmar Soares da Silva, disse que esta alteração vai amenizar a falta de policiais nas ruas, já que esta função com o tempo não será mais exercida por estes profissionais.

Os deputados também aprovaram outras conquistas a categoria, como o cuidado e gestão do Fundo Penitenciário que agora passa a ficar com a Agepen e não com a Sejusp, além do aumento de vagas, passando de 2049 para 2400, sendo que hoje existem apenas 1.442 cargos ocupados. Para suprir a demanda serão convocados aprovados em concursos.

Nos siga no Google Notícias