A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

23/05/2013 17:24

Alex mostra Bernal “igual” a Trad na suplementação; Mário vê “diferença”

Zemil Rocha e Jéssica Benitez
Alex do PT acha que comissão da Câmara está perdida (Foto: Marcos Ermínio)Alex do PT acha que comissão da Câmara está "perdida" (Foto: Marcos Ermínio)

A bancada governista da Câmara de Campo Grande tentou dar uma resposta, durante à sessão de hoje, à maioria oposicionista sobre as transferências de verbas orçamentárias realizadas pelo prefeito Alcides Bernal (PP), que já somam mais de R$ 50 milhões, as quais a primeira chama de “suplementações” e a segunda define como “remanejamentos”.

O líder do prefeito na Câmara, Marcos Alex (PT), distribuiu aos vereadores e à imprensa cópias de suplementações orçamentárias feitas por Alcides Bernal e Nelsinho Trad, argumentando que elas são “iguais”, só diferindo quanto aos valores.

Também apresentou requerimento endereçado ao presidente da Mesa Diretora, vereador Mario Cesar, sobre a base legal para a Comissão de Finanças e Orçamento da Casa ter enviado seu relatório ao Tribunal de Contas e a forma como será apreciado o resultado dessa “consulta extraordinária” na Câmara, se pela própria comissão ou plenário.

Sobre o argumento de Alex quanto às suplementações orçamentárias da gestão passada da prefeitura e da atual, o presidente da Câmara, Mario Cesar (PMDB), afirmou que há uma “diferença” fundamental, a mudança na Lei Orçamentária Anual (LOA). “O prefeito anterior tinha autorização para fazer suplementação até 30% e o atual só tem 5%”, explicou o peemedebista.

Mario Cesar acrescentou que também foi inserido um dispositivo na LOA de 2013 que obriga que os “remanejamentos” passem por prévia aprovação na Câmara. Para ele, o prefeito Alcides Bernal está dando nome de “suplementação” para o que na verdade é “remanejamento” de verbas orçamentárias. “É remanejamento, mas usou a nomenclatura de suplementação”, apontou o presidente.

Comissão perdida - Na opinião do líder do prefeito na Câmara, Marcos Alex, a Comissão de Finanças e Orçamento, presidida por Grazielle Machado (PR), demonstrou insegurança e dúvida ao remeter o relatório sobre as oitivas de dois secretários municipais (Wanderlei Ben Hur e Gustavo Freire) ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). “Por que a comissão mandou o relatório para Tribunal de Contas?”, indagou ele.

Há ainda, segundo Alex, um procedimento “extraordinário”, já que não haveria previsão no Regimento Interno da Câmara ou na Lei Orgânica do Município para essa consulta ao TCE. À rigor, nem consulta foi, já o relatório foi pura e simplesmente entregue ao presidente do TCE, conselheiro Cícero de Souza, sem qualquer tipo de pedido de providências.

Em resposta a Alex, Grazielle Machado disse que encaminhou o relatório para o Tribunal de Contas do Estado “para não dizerem que estamos fazendo retaliação contra o prefeito” e ter uma opinião tecnicamente embasada por uma corte que é especializada em atos financeiros e contas públicas.

Quanto ao fato de a Câmara ter “amarrado” o prefeito Alcides Bernal, ao reduzir sua margem para remanejamentos orçamentários, Grazielle justificou: “O que a Câmara fez foi inovador. Agora a Câmara tem de autorizar remanejamentos do prefeito. Desde 1964 não precisava fazer isso”.

 

 

Temer diz que adiamento da reforma da Previdência foi 'ótimo' para ganhar votos
O presidente Michel Temer procurou mostrar otimismo ao falar sobre a reforma da Previdência ao dar posse ao deputado federal Carlos Marun (PMDB-MS) c...
Diretor da PF entrega ao STF relatório de investigação sobre ministros
O diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segóvia, entregou hoje (15) à ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), um re...


Acho engraçado.. deixar o Bernal trabalhar???? se ele realmente fizesse isso.... ele precisa conhecer mais as leis e saber onde pisa, mas não, fica só no face atacando, atacando.. ESTOU ARREPENDIDÍSSIMA DE TER VOTADO NELE.. VOLTA NELSINHO PELO AMOR DE DEUS!!!! AGORA VEJO A DIFERENÇA.. VC TEM CLASSE E COMPETENCIA!!!!
 
lorene da silva em 24/05/2013 11:00:06
Se é Remanejamento ou Suplementação não importa, nesse caso senhor Mario César, a diferença não é o nome do ato e sim do Prefeito né?O dinheiro é do povo, e a investigação a ser feita não é se o nome é um ou outro, mas sim se ele usou em beneficio da população,não importa pra nós cidadãos o nome do ato e sim como foi usado, vamos parar com essa palhaçada e trabalhar e deixar o Bernal trabalhar, porque que com o Nelsinho vocês não investigavam nada?Porque não vão investigar o superfaturamento dos medicamentos?
 
Leonardo Dias em 23/05/2013 19:42:13
Sr. Mario Cesar, Graziele, Paulo Siuf, Stefanini etc, Voces ten que aceitar que quem pois o Bernal na prefeitura, foi a vitória esmagadora em cima do PMDB de voces, pediram votos para André, Nelsinho e o Giroto, mais a população nen conhecia voces pedindo votos, eu fui em reunião de uns vereadores de voces PMDB eles pediam votos para eles e para o Alcides Bernal, agora estão ai querendo tampar o Sol com a peneira, são um montão de falsos.
 
Lenine Ferreira em 23/05/2013 18:44:21
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions