ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 29º

Política

Almoço do presidente terá jacaré, mandioca e frutas do Cerrado no cardápio

Restaurante especializado na culinária pantaneira prepara refeição da comitiva de Bolsonaro no aeroporto

Jones Mário e Aline dos Santos, de Corumbá | 18/08/2020 09:54
Coxinha de Jacaré deve ser um dos pratos de entrada do almoço de Jair Bolsonaro. (Foto: Instagram Miguéis)
Coxinha de Jacaré deve ser um dos pratos de entrada do almoço de Jair Bolsonaro. (Foto: Instagram Miguéis)

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e cerca de 60 pessoas almoçam no saguão do aeroporto de Corumbá, hoje (18), após solenidade de inauguração da estação de radares, marcada para 10h30. O cardápio é preparado pelo restaurante local Miguéis, especializado na culinária pantaneira.

Para beliscar, as opções começam com a exótica coxinha de jacaré. Croquete de pintado e sanduíche de chimichurri com linguiça pantaneira completam a lista de entradas.

A salada será servida fria e em uma redução de balsâmico.

Serão dois pratos principais. Um deles é o tradicional filé de pintado ao molho de urucum, acompanhado por purê de mandioca e vinagrete de coentro.

A segunda opção tem carne soleada na manteiga de garrafa, com risoto de queijo coalho.

Cardápio distribuído entre as mesas no saguão do aeroporto de Corumbá (Foto: Direto das Ruas)
Cardápio distribuído entre as mesas no saguão do aeroporto de Corumbá (Foto: Direto das Ruas)

Para sobremesa, pudim de bocaiuva com crocante de baru, frutas típicas do Cerrado.

O almoço já é preparado e o cheiro toma conta do terminal. Cozinha e serviço demandam cerca de dez funcionários do restaurante Miguéis, que limitou o atendimento em sua sede para se dedicar à comitiva presidencial. Só pedidos para entrega serão atendidos.

Presentes - Jair Bolsonaro teria pedido guavira, mas a fruta, também natural do Cerrado, costuma ser colhida a partir de novembro. Por isso, o presidente será presenteado com o fruto e sua poupa congelados.

Bolsonaro vai ganhar também geleia de guavira e o livro “Guavira: Receitas e Histórias”, dos chefes Leticia Krause e Paulo Machado.

A tradicional viola de cocho pantaneira compõe o pacote de mimos ao presidente, bem como itens de iconografia pantaneira e uma gravura de ipê-amarelo do artista plástico Isaac de Oliveira.

Agenda - Bolsonaro inaugura a estação de radar às 10h30, em solenidade no aeroporto. O equipamento faz parte de iniciativa anunciada ainda em 2018, pelo então ministro da Justiça do governo de Michel Temer, Raul Jungmann.

O pacote previa três radares - em Corumbá, na fronteira com a Bolívia, em Ponta Porã e em Porto Murtinho, vizinhas ao Paraguai. O investimento soma R$ 150 milhões.

O presidente almoça na cidade pantaneira e depois visita Nioaque, onde serviu ao Exército de 1979 a 1981. Bolsonaro deve também passar por Maracaju antes de desembarcar em Campo Grande, ainda hoje, para participar de evento da FAB (Força Aérea Brasileira) na Ala 5, antiga Base Aérea.

Nos siga no Google Notícias