A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

16/04/2014 12:58

Após casos de abusos, deputada quer programa de psicopedagogia nas escolas

Leonardo Rocha
Mara Caseiro destaca que atuação de psicólogos nas escolas poderia evitar estes casos (Foto: Divulgação)Mara Caseiro destaca que atuação de psicólogos nas escolas poderia evitar estes casos (Foto: Divulgação)

Após os últimos casos de abusos dentro das escolas estaduais, em Mato Grosso do Sul, a deputada Mara Caseiro (PT do B) quer implantar um programa de assistência psicopedagógica na rede estadual de ensino, para que estes profissionais possam identificar os problemas tanto dos alunos, como de professores e até dos pais dos estudantes.

“A ideia é colocar profissionais, entre eles psicólogos, que possam identificar desde problemas de aprendizagem, déficit de atenção, até chegar nos comportamentais, no entanto queremos chegar até as famílias destes alunos”, ressaltou ela.

Caseiro lembrou que nos últimos tempos aconteceram casos que foram além do simples “bulling”, chegando a casos de estupro dentro das escolas.

“Não podemos ver esta situação e ficarmos parados, sem pensar em alternativas para ajudar e mudar esta história, nossos jovens precisam deste cuidado e acompanhamento”.

A deputada destacou que já havia apresentado um projeto similar a este em 2011, que previa um grupo multidisciplinar para trabalhar nas escolas, porém a proposta não passou na CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), pois foi alegado “vício de iniciativa”.

“A proposta ficou no meio do caminho, pois deveria ser apresentada pelo executivo, entretanto espero que neste momento de discussão sobre o tema, a decisão seja outra”.



Já que a falta de vontade política não vai contemplar as escolas estaduais com uma equipe multidisciplinar, porque não providenciar pelo menos o(a) psicólogo(a) para atuar nas unidades escolares? Já ajudaria bastante a direção, coordenação pedagógica e aos professores.para encaminhamentos nas necessidades pelo menos das crianças. Vamos torcer para que o executivo tome essa iniciativa e não fique com desculpas esfarrapadas para tornar esse projeto uma realidade nas escolas estaduais. "vicio de iniciativa" é isso: "quando não há boa vontade de executar um projeto inventa-se esses termos do campo do direito para justificar o injustificável" . Vamos torcer Deputada, quem sabe, "antes das galinhas criarem dentes venha se tornar uma realidade" O executivo não tem interesse nisso, infelizmente.
 
JOÃO ALVES DE SOUZA em 16/04/2014 22:15:45
Parabenizo-a, a Deputada Mara Caseiro (PT do B) pela iniciativa de colocar equipe multidisciplinar nas escolas estaduais para esse tipo de trabalho proposto pela Deputada. Como a Deputada bem disse: já tentou um projeto nesse sentido em 2011 e foi configurado como "vício de iniciativa", ou seja, de iniciativa do executivo. E porque até agora o executivo não tomou nenhuma iniciativa nesse sentido? Sabe porque? Porque esse tipo de projeto não traz dividendos (financeiros) para o executivo. Pelo contrário, tem que investir para equipar as escolas com ambientes adequados para uma equipe multidisciplinar trabalhar. Também prover com recursos humanos com concursos e outros quesitos necessários. Seria ótimo, mas é mais fácil uma galinha botar ovos de ouro do que ver implantado isso nas escolas.
 
JOÃO ALVES DE SOUZA em 16/04/2014 21:56:00
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions