A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

17/10/2013 19:27

Após CPI do Calote, MPE pede afastamento imediato de Bernal

Vinícius Squinelo e Zemil Rocha
Futuro de Bernal está nas mãos do juiz David De Oliveira Gomes Filho (foto: Cleber Gellio)Futuro de Bernal está nas mãos do juiz David De Oliveira Gomes Filho (foto: Cleber Gellio)

O MPE/MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) entrou com ação na Justiça pedindo o imediato afastamento de Alcides Bernal (PP) da Prefeitura de Campo Grande. A decisão depende apenas de liminar, que pode ser concedida a qualquer momento pelo juiz David de Oliveira Gomes Filho, da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos.

O pedido, datado de ontem (16), mas recebido pelo TJMS nesta quinta-feira (17), pleiteia liminar, "no sentido de afastar imediatamente do cargo, o Prefeito de Campo Grande/MS, Senhor Alcides Jesus Peralta Bernal".

Assinado pelo promotor de Justiça Alexandre Pinto Capiberibe Saldanha, da 30ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social de Campo Grande, o pedido de liminar leva em conta o relatório da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Calote na Câmara Municipal, enumerando supostas irregularidades em contratações de empresas como motivo para o afastamento de Bernal.

O promotor, inclusive, promove como testemunhas do processo diversas pessoas ouvidas na CPI, como Marcos Tabosa, presidente do Sisem (Sindicato dos Servidores Municipais de Campo Grande), e empresários como Mamed Dib Rahim e Érico Cherizi Barreto.

Bernal terá 15 dias para manifestar, por escrito, a defesa, após ser oficialmente notificado.

Ainda segundo o processo, após defesa de Bernal, o processo deve correr e resultar, inclusive, a cassação do prefeito.

A decisão está nas mãos do juiz David De Oliveira Gomes Filho, da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos.

Comissão Processante - O pedido do MPE ocorreu um dia após a instauração de Comissão Processante contra Bernal na Câmara Municipal de Campo Grande.

Os vereadores da Capital, porém, preferiram não pedir o afastamento do prefeito, pelo menos por enquanto.



Seguinte Galera.
Não sou a favor e nem contra a "saida" do Bernal da Prefeitura, mas caso ele for cassado mesmo, será que os VEREADORES que ficou provado compra de votos e outras coisas mais serão CASSADOS tbem ??
O Que nosso colega acima disse ai (Sr. João Góes) sobre o contrato da SOLURB, esse contrato não foi assinado na Administração anterior ??
tem algumas coisas que precisa-se vir a tona com clarezas à nós.
"ficaàdica"
 
Antonio Ferreira Filho em 18/10/2013 15:23:34
os vereadores ficam procurando os erros do prefeito para cassa-lo e eu fico me perguntando se fosse da base aliada será que eles não esconderiam a verdade da população. Por isso apoio o Bernal, pois ele esta sem aliados e governando sozinho e os vereadores não fazem nada para ajudar só para atrapalhar
 
ivonete do nascimento em 18/10/2013 15:07:33
antes de perguntarem o que Bernal fez por Campo Grande,deveriam perguntar o que o prefeito anterior fez por campo Grande que sim foi bem pouco,meu bairro mesmo é um deles 22 anos de existencia sem asfalto sequer ou uma area de lazer para as crianças,coisas que os bairros daqueles que são contra Bernal tem de sobra,praças e parques e bairros asfaltados e agora ficam choramingando com aquela droga de casa do papai noel que nada acrescenta a cidade.
 
antonio costa em 18/10/2013 14:21:34
Estão dizendo infelizmente? Felizmente temos o ministério público para corrigir distorções na política. Esse senhor Bernal, não correspondeu aos anseios de seus eleitores, muito menos dos que não votaram nele. Gostaria que acabasse logo essa novela.
Eu não votei nele porque sabia que ele sempre foi estilingue disparando contra as vidraças dos outros! Agora ele é a vidraça! O que se faz aqui se paga!
Incompetente, arrogante e muito mais! Cadê a saúde? Obras? Cadê a iluminação pública, que seria encargo da prefeitura com o repasse do que cobrado na nossa conta de energia?
E o sistema de agendamento de consultas que ele tentou destruir? Disse que o sistema não funcionava...
E a merenda escolar?
Nem os porcos comem tão mal assim!
 
João F. Lopes em 18/10/2013 13:58:34
Mi dis uma coisa porque eu sou iguinorante e não intendo o nobre funçâo do direito , como que auguem casado vota a cassação de auguem , pior como que auguem casado preside uma casa tão importante como a camara municipal . BEK BLOKS SOCORRO JUSTIÇA . O POVO NÃO TEM MAIS A QUEM APELAR
 
sandoval muniz dos santos em 18/10/2013 13:40:21
Eu gostaria de saber oque ja mereceria a casaçâo imediata de auguem que esta no cargo a apenas 10 meses , tendo ganhado com legitimidade e absoluta maioria , derrotado nas urnas o grupo politico que esta no poder a mais de vinte anos , governando o municipio e o estado , isso pra mim so prova uma coisa, quem manda são eles, de que adianta eu votar como cidadão esperando renovação ,si o sistema esta corronpido e todos os orgãos publicos que a sua função seria defender a vontade do povo ,so trabalham para os seus propios interesses, e daqueles que u apadrinham .E senhores estamos prestes a contemplar o obito da democracia , com um punhal cravado por aqueles que a deveria defende a qualquer custo ,seguido do completo amordassamento daqueles que a deveria denuciar , viva a anarquia blek blok
 
sandoval muniz dos santos em 18/10/2013 13:29:50
A cidade está entregue a SUJEIRA e BURAQUEIRA. Precisa falar mais???
 
Maria Angela de Oliveira em 18/10/2013 13:29:45
É Bernal a coisa ta feia para seu lado, falta padrinho para blindar você. O hospital do câncer caminha para acabar em pizza a diferença que os envolvidos tem padrinhos, como o governador, chefe do MPE, presidente da câmera como primo alem de alguns vereadores.
Abram o olho povo Sul Mato Grossense.
 
Kaio Ferraz em 18/10/2013 13:26:59
VEREADORES corruptos o que o afastamento do prefeito trás de benefícios para o povo? Tanta coisa para ser feita, e essa corja só se preocupa em prejudicar e perseguir o prefeito, para os PMDBESTAS continuar no poder da corrupção nas eleições do ano que vem! Vão trabalhar VEREADORES á toa! se for par fazer um limpa comecem por vcs, investiguem seus colegas se estão agindo corretamente! cuidem da sua casa primeiro para depois poder cobrar dos outros se for para começar de cima, parem de ser COVARDES e vão perseguir o coronélismo, ai sim estarão mostrando serviço!
 
Silvia Camargo em 18/10/2013 13:12:38
É interessante (e um tanto curioso) o fato da pressa com que o MPE agiu na tramitação deste processo. Enquanto outras questões levam tempo e recursos para serem apuradas, neste caso, por existirem interesses excusos as providências foram imediatas. Eles deveriam agir assim em todas as esferas e não apenas na municipal, e ainda, em governos passados que precisam ser investigados por irregularidades semelhantes.
 
ANTONIO BENTO PEREIRA PAREDES em 18/10/2013 12:52:16
eu se o bernal sair ,todos veredores cassados tem que sair ,quem não esta vendo que é pura politicagem podre ,teria que puxa as fichas dos governantes anteriores ,com certeza boa coisa não iam achar .não aceitaram a derrota (fato).
 
ilda aparecida em 18/10/2013 11:47:33
Vítima de perseguição??? Pelo amor de Deus, tem que ser cassado sim! O que o Bernal fez pra CG até agora?? Algumas passarelas sobre córregos, e recapeamento de uma avenida, que por sinal mau feita, isso sem contar com a merenda das creches, que ao invés de alimentos de qualidade vinha sebo; contratos superfaturados como o da SOLURB, basta assistir a mídia que fica claro o retrocesso na nossa cidade!!!
 
joão gois em 18/10/2013 11:35:58
O Gilmar pode ser melhor que esse Bernal que quis ser o esperto.
O poder levou ele a isso, isso é que nada foi feito de uma maneira ideal.
SO sabe falar na radio mesmo.
 
Vilton Vera em 18/10/2013 10:45:43
Eu fui o primeiro a comentar neste site, em janeiro, que o Senhor ALCIDES BERNAL corria sério risco em ser cassado. Sem defender ou acusar as partes envolvidas, e sem entrar no mérito da questão, pois não estou autorizado a escrever, cada um responderá perante as leis da natureza sua responsabilidades e intenções. Não previa que passaria tanto água debaixo desta ponte. Outros que hoje acusam, tambem não terminarão o mandato.
 
CARLOS FERNANDO em 18/10/2013 10:31:40
O DESCASO COM A CIDADE,COM A SAÚDE E EDUCAÇÃO ISSO É O QUE O PREFEITO ESTÁ DEMONSTRANDO.
 
ADLA MARIA DE MOURA CASTRO em 18/10/2013 09:51:38
Deixa o Homen Trabalhar. Nos o Elegemos deixa ele mostrar do que ele e capaz, parem de ficar pegando no pé dele, nao sabem perde? devia ter muita mafia na prefeitura anterior para eles estar tao preocupados assim.
 
Bruno Melo em 18/10/2013 09:05:28
Deveria estar fora faz hora, por mim nem tinha entrado na prefeitura mas...
 
ROSANE INÊS PETERSEN em 18/10/2013 08:28:45
Não votei neste Sr. pois já sabia que nao teria competência para administrar nossa capital, tanto que o que mais ouço dos meu amigos é "bem que vc falou". Mais o fato é que este golpe (sim é um golpe politico) é tão somente culpa do Bernal pois como um dos seus principais ALIADOS de campanha disse ele "dormiu no ponto" sendo arrogante e estupido em vez de expandir sua base aliada na câmara e negociar espaço na administração. Alem do mais os mesmos que votaram no prefeito tamnem votaram nos vereadores, então é contraditório a população dizer que não estão respeitando o seu voto, se fossem mais espertos teriam votado nos aliados do Bernal para vereador e não do André. A comissão vai apurar as irregularidades do prefeito e se forem encontradas aplicarão o que manda a lei: A cassação!
 
Willian Bueno em 18/10/2013 08:24:58
Bom dia a todos, infelizmente nosso prefeito esta sendo alvo de perseguição pelos políticos adversários, mas a justiça ela é justa!!!Tanta coisas que aconteceu no governo do Zeca do PT e não aconteceu absolutamente nada, é um fator esquisito concorda? Agora pergunto isso é ou não é alvo de perseguição e com certeza dor no cotovelo por ser derrotado por um cara que era ''radialista'', espero que a justiça haja de forma Blanda e justa? Pense bem sobre isso que o certo seja feito.
 
Luan Lago em 18/10/2013 08:15:27
Estamos vendo varias noticias de tentar afastar o Prefeito de Campo Grande, explica para o povo quem vai assumir a cadeira e por que todo esse processo contra o atual prefeito, se o anterior foi uma gestão cheia de embrógrio também.
 
jose carlos em 18/10/2013 08:14:03
eu fico pasmo de ter tanta gente defendendo o bernal,ou sao muito burros ou sei la viu,como pode rescindir os contratos anteriores e dizer que eram lesivos ao municipio,e contratar de forma emergencial os mesmos serviços por preços superiores e ainda dizer que tao perseguindo o sujeito,ele e muito burro ou acha que os eleitores sao burros.Obs nao moro em C.grande.
 
joao kintschev neto em 18/10/2013 07:36:19
Ridículo. Fica no imaginário do cidadão a possibilidade de um grupo comandar a "justiça" o estado somente para seus interesses. Afinal, os vereadores cassados por compra de votos estão lá e podem inclusive votar por abertura de comissão. E a CPI da Saúde, nada. Isso é bizarro. Justiça mesmo não tem existido nessa cidade. Partidos como o PMDB são partidos de vaidades e não lutam pelo "interesse público". Tudo isso cansa.
 
Paulo Miranda em 17/10/2013 22:20:58
A conspiração é escancarada contra o prefeito Bernal, assim como a máfia politica e executiva tiraram o prefeito de dourados, a mesma corja esta fazendo em campo grande. É uma vergonha.
 
ismael santos em 17/10/2013 21:44:53
So em MS mesmo foi montada uma CPI para cassar o prefeito e no mesmo dia o pedido de afastamento já estava pronto.
Promessa de CPI, PROCESSO CASSAÇÃO, JULGAMENTO EM TEMPO RECORDE
 
Francisco Lima em 17/10/2013 21:34:40
Isso é uma vergonha. Essa perseguição politica que o PMDB faz pelo estado irá acontecer.
 
wander valim em 17/10/2013 20:19:34
ENGRAÇADO PRA CASAR O MANDATO DO PREFEITO, PEDIR AFASTAMENTO E TAL A NOSSA "LIDERANÇA" E RÁPIDA, POR QUE ELES NÃO SÃO ASSIM REFERENTE A NOSSA SAÚDE, EDUCAÇÃO, ETC.....
 
willyan antunes dos santos em 17/10/2013 20:01:10
Talvez o MP tivesse mais sorte caso fosse aquele de nome complicado...
Esse ai parece que já foi derrotado pelo Golias!
 
sergio oliveira souza em 17/10/2013 20:00:24
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions