ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Política

Após índices alarmantes, deputados irão discutir violência contra mulher

Leonardo Rocha | 03/11/2013 11:47
Caseiro destaca que apesar de Lei Maria da Penha, ainda vivemos em uma sociedade machista (Foto: Divulgação)
Caseiro destaca que apesar de Lei Maria da Penha, ainda vivemos em uma sociedade machista (Foto: Divulgação)

Após apresentar índices superiores à média nacional, os deputados resolveram realizar uma audiência pública para discutir a violência contra a mulher em Mato Grosso do Sul. O evento irá acontecer às 13h, na próxima quinta-feira (7), no plenário da Assembleia Legislativa.

De acordo com a deputada Mara Caseiro (PT do B), proponente da audiência, em pesquisa divulgada pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) a média nacional aponta para uma taxa de 5,82 casos a cada grupo de 100 mil, enquanto que em Mato Grosso do Sul este índice chega a 6,44.

Em uma análise sobre o número de casos de assassinatos, o Estado ocupa a 14° colocação no ranking nacional.

“Temos que debater medidas para reduzir os números, vamos realizar a audiência pública e discutir novamente a situação das mulheres sul-mato-grossenses”, destacou Caseiro.

Segundo ela, apesar de existir a “Lei Maria da Penha”, que tem como objetivo combater a violência doméstica e encorajar as mulheres a delatarem os crimes praticados pelos parceiros, ainda é preciso debater melhor os “conceitos” da cultura do Estado.

“Vivemos em uma sociedade machista, por isso é necessário trabalhar a educação das nossas crianças e adolescentes, visando à formação de cidadãos que não excluem, mas que respeitam”, apontou ela.

Entre os principais assuntos do evento, estará o atendimento às mulheres nas delegacias especializadas, além dos motivos que levaram ao aumento dos casos nos últimos meses no Estado.

Nos siga no Google Notícias