ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Política

Após morte de jornalista, deputados cobram visita de Moro à Fronteira

Ângela Kempfer e Leonardo Rocha | 13/02/2020 11:14
Deputado Evander Vendramini conversa com Carlos Alberto David. (Foto: Luciana Nassar/ALMS)
Deputado Evander Vendramini conversa com Carlos Alberto David. (Foto: Luciana Nassar/ALMS)

A execução do jornalista brasileiro Lourenço Veras, o Leo Veras, também repercutiu na manhã desta quinta-feira na Assembleia Legislativa. Os deputados voltaram a cobrar investimentos na região de Fronteira e cobram uma "visita" do ministro da Justiça, Sérgio Moro.

"O ministro precisa conhecer os dados sobre crimes, sobre pistolagem e também ouvir como o crime organizado age nessa região. Só assim o governo federal vai se sensibilizar", argumenta o deputado Márcio Fernandes (MDB).

Lídio Lopes (Patriota) lembrou que depois do assassinato do narcotraficante Jorge Rafaat Toumani, morto a tiros de metralhadora calibre 50, em junho de 2016, a situação piorou muito na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai. "Cresceu a atuação de facções criminosas e não existe controle de entrada de drogas e armas. Teve até caminhão baú que passou por várias cidades do Estado, entrou no Paraguai e não foi parado". Na avaliação dele, é preciso "aumentar não só o efetivo do DOF, mas da Polícia Federal na região".

Para o deputado Evander Vendramini (PP), é hora do governo federal entender que a segurança nacional está em jogo. "Não só Mato Grosso do Sul sofre, mas o restante do País é penalizado com entrada de drogas e armas ilegais", justifica.

Durante o debate sobre a morte de Léo Veras, Renato Câmara (MDB) e Carlos Alberto David (PSL) lembraram do (Sisfron Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras), que nunca foi 100% ativado. "Era para ser um sistema de integração das polícias com o Exército, o que nunca atuou por falta de recursos", reclamou Câmara.  

"É uma arma tecnologia que iria impedir a entrada de criminosos", reforçou David que lembrou já ter entregue ao presidente Jair Bolsonaro o esboço de plano de segurança para a Fronteira. Ele também cobrou a presença de Sérgio Moro. "A senadora Simone Tebet já fez um convite a ele, seria uma oportunidade."

Nos siga no Google Notícias