ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Política

Aprovada permissão para cassar aposentadoria de servidores estaduais

Projeto do governo quer punir com cassação de aposentadoria servidores com atos graves e ilícitos

Leonardo Rocha | 18/09/2019 12:11
Deputados aprovaram projeto durante sessão desta quarta-feira (Foto: Luciana Nassar/ALMS)
Deputados aprovaram projeto durante sessão desta quarta-feira (Foto: Luciana Nassar/ALMS)

Os deputados aprovaram, em primeira votação, o projeto que estende punições administrativas aos servidores estaduais, também aos aposentados, podendo resultar na sua cassação, por cometerem ilícitos e atos indisciplinados.

A proposta do governo estadual altera o estatuto que trata de penalidades, apurações, processo disciplinar e julgamento. Conforme o texto o artigo 231, além da cassação de disponibilidade (demissão) do servidor, prevê a cassação de aposentadoria.

A legalidade de tais medidas são alvos inclusive de discussões no Judiciário há anos. Em fevereiro do ano passado, o STF (Supremo Tribunal Federal), negou recurso e manteve a pena de cassação de aposentadoria imposta a um servidor público federal, abrindo precedentes.

Atualmente, o governo do estado conta com quadro de cerca de 70 mil servidores estaduais, sendo 32.467 inativos, 27.377 aposentados e 5.090 pensionistas.

“Traz alterações no estatuto dos funcionários públicos, permitindo que os controladores-gerais do Estado possam cancelar a aposentadoria do servidor, quando comprovada infração grave ou ilícita durante o exercício de suas atividades”, descreveu o deputado Pedro Kemp (PT).

Ele ainda citou que a proposta também trata das férias dos professores, que serão de 30 dias, com recesso no meio do ano de 15 dias, não sendo mais pago o adicional de 45 (dias) de férias a estes profissionais. Antes de seguir para sanção, a proposta precisa passar por segunda votação na Assembleia.

Nos siga no Google Notícias