ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 19º

Política

Aprovada proposta que limita todos os gastos do governo nos próximos 10 anos

Na prática, portanto, as despesas do Estado passarão a ser controladas

Lucas Junot | 18/04/2017 17:53
Deputados estaduais aprovaram o texto com 17 votos favoráveis e cinco contrários (Foto: Divulgação/ALMS)
Deputados estaduais aprovaram o texto com 17 votos favoráveis e cinco contrários (Foto: Divulgação/ALMS)

Deputados estaduais de Mato Grosso do Sul aprovaram nesta terça-feira (18), a PEC (Proposta de Emenda à Constituição), que institui o Regime de Limitação de Gastos ao Governo do Estado, a chamada “PEC do teto dos gastos”.

No limite do que prevê o regimento, a proposta passou com 17 votos favoráveis e cinco contrários. A PEC acrescenta cinco artigos (do 55 ao 59) ao Ato das Disposições Gerais e Transitórias.

A PEC havia recebido emenda modificativa de Pedro Kemp (PT), subscrita pelos demais deputados do PT, querendo retirar algumas áreas da proposta, mas foi rejeitada na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

Com a aprovação, em segunda discussão e com parecer favorável da Comissão Especial de Reforma da Constituição, o texto segue inalterado para publicação no Diário Oficial do Estado.

"O Estado não pode gastar mais do que arrecada. O equilíbrio das finanças públicas é crucial, principalmente, para a manutenção dos resultados à população", resume o governador ao comentar o tema. "A PEC traz um equilíbrio fiscal para os próximos 10 anos para qualquer que seja o governante que esteja na cadeira aqui no Mato Grosso do Sul", complementa.

A ideia é que o crescimento dos gastos públicos seja totalmente controlado pela lei. A proposta do governo é limitar esse crescimento com base no ritmo da inflação. Alguns gastos até poderiam crescer mais do que o índice inflacionário, desde que houvesse cortes reais em outras áreas.

Na prática, portanto, as despesas do governo passarão a controladas, com teto de gastos fixado pelos próximos 10 anos, a partir de 2017. Se necessário, revisada após cinco anos.

A proposta prevê algumas punições para órgãos que extrapolarem o limite de gastos: proibição de aumentar os salários dos servidores no ano seguinte, de contratar concurso público, de criar novos cargos ou reestruturar planos de carreira.

Veja abaixo o que a significa:

Aprovada proposta que limita todos os gastos do governo nos próximos 10 anos
Nos siga no Google Notícias