A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

03/05/2012 15:51

Aprovado projeto de lei que cria Banco de DNA para combater crimes

Wendell Reis
Deputado foi o relator do projeto na Câmara FederalDeputado foi o relator do projeto na Câmara Federal

O deputado federal Fábio Trad (PMDB) está comemorando a aprovação do Projeto de Lei 2458/11, de autoria do Senado Federal, que prevê a criação de um banco de DNA para auxiliar nas investigações de crimes violentos. O deputado foi o relator do projeto durante a tramitação na Câmara Federal.

A lei permite a coleta de DNA para identificação criminal, obrigando a realização do exame nos condenados por crimes hediondos ou praticados com violência de natureza grave. O projeto tem por objetivo estabelecer uma unidade central gerenciadora de vestígios genéticos deixados em locais de crimes, incluindo sangue, sêmen, pele, unhas e fios de cabelo ou pele.

O projeto determina que o material do banco será sigiloso e os perfis genéticos deverão seguir normas constitucionais e internacionais de direitos humanos, sem poder revelar traços somáticos ou comportamentais, mas sim o gênero do investigado ou do condenado.

Fábio Trad lembrou que o Sistema de Indexação de DNA Combinado é o mesmo empregado nos Estados Unidos e em outros 30 países. Segundo ele, a proposta é uma reivindicação antiga dos peritos criminais federais e de pais e parentes de vítimas de estupro e assassinatos cometidos por maníacos. Ele ressalta que se o banco já existisse, seria possível identificar criminosos antes que eles fizessem novas vítimas.



Muito bom e bom serviço prestado nesse projeto. O Fábio que tem demonstrado vontade em trabalhar naquilo que foi eleito, deveria entrar com projeto para a União adquirir Equipamentos capaz de detectar drogas a distancia para acabar com a praga.
 
luiz alves em 04/05/2012 07:54:20
é a incompetência do ESTADO À FLOR DA PELE.
 
MARIVALDO ABDIAS em 03/05/2012 11:07:11
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions