ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Política

Aprovado projeto que possibilita ampliar Sistema Ferroviário do Estado

Medidas normatizam como será exploração dos serviços de transporte ferroviário de cargas e de passageiros

Gabriela Couto | 22/11/2022 14:04
Trem sobre trilhos com transporte de carga que opera no Estado. (Foto: Divulgação)
Trem sobre trilhos com transporte de carga que opera no Estado. (Foto: Divulgação)

Foi aprovado em segunda discussão e votação o projeto de lei do Poder Executivo que cria o Sistema Ferroviário do Estado de Mato Grosso do Sul e os regimes de exploração dos serviços de transporte ferroviário de cargas e de passageiros.

Desde junho deste ano, o Legislativo aprovou uma emenda constitucional que autoriza o Executivo a fazer a gestão do transporte ferroviário. Até então, essa era uma autonomia apenas da União. A partir da modificação da lei federal, Mato Grosso do Sul se adequou a nova regra que amplia as possibilidades de transporte no modal ferroviário.

A ideia é reduzir o custo operacional para as empresas no Estado, em até 28%. Assim que sancionada a lei, quem quiser fazer o transporte pela ferrovia terá que pedir autorização do Estado para que possa construir uma ferrovia para transportar sua carga. Atualmente o Estado tem três ferrovias, com vários terminais que poderão ser interligados.

Com a prioridade em transporte de grãos, minérios e celulose, as empresas terão cerca de 6 mil quilômetros de malha ferroviária para auxiliar no escoamento dos seus produtos. Na região norte, a Rumo atua no trecho entre Aparecida do Taboado até o Porto de Santos (SP), com três terminais em sua extensão.

Já a Malha Oeste, liga Três Lagoas a Corumbá, com 13 terminais pelo percurso e até o final deste ano a Nova Ferroeste deve ser leiloada na Bolsa B3 para ligar MS, PR e SC, saindo de Maracaju até o Porto de Paranaguá (PR). Na avaliação do Governo, o modelo de autorização para implantação de novas ferrovias para o desenvolvimento da infraestrutura ferroviária, previsto no projeto, traz competitividade, com os riscos atribuídos à iniciativa privada.

 O projeto destaca que a outorga de autorização é um importante instrumento para a viabilização de ferrovias de curta extensão, conhecidas como shortlines, o que incentiva ainda mais o crescimento do transporte ferroviário, pois trata-se de uma espécie de “segunda camada das linhas centrais”, com a construção de novas linhas fora dos troncos principais.

A prioridade é a operação de uso de trens para escoamento da produção, sem cogitar até o momento um possível transporte de passageiros entre cidades. Os interessados poderão explorar o trecho entre 25 a 99 anos, com possibilidade de renovar o período. Essa questão foi debatida pelo deputado João Henrique Catan (PL), mas não conseguiu reverter a votação após aprovada.

Nos siga no Google Notícias