ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Arquivamento de processo de Olarte foi saída ténica, diz vereador

Antonio Marques | 12/11/2015 13:33
Membros da CCJ reunidos durante sessão de hoje no Plenário da Câmara pediram o arquivamento da Comissão Processante (Foto: Fernando Antunes)
Membros da CCJ reunidos durante sessão de hoje no Plenário da Câmara pediram o arquivamento da Comissão Processante (Foto: Fernando Antunes)

O presidente da Comissão Processante, vereador João Rocha (PSDB), considerou que o arquivamento do processo de julgamento do prefeito afastado Gilmar Olarte foi uma saída técnica e que não havia outra, considerando que a “perda de objeto” da investigação Câmara Municipal, depois que o chefe do Executivo foi afastado pela Justiça.

Para o relator Paulo Siufi (PMDB), o fato de haver o arquivamento da denúncia não significa que a Câmara não venha a abrir outra Comissão Processante caso o prefeito afastado Gilmar Olarte volte a ocupar o cargo futuramente.

No último parágrafo do relatório final, Siufi descreve ser “plenamente possível a instalação de novo procedimento” se ao final do julgamento do processo na esfera criminal comum, a Câmara considerar a existência de “infração político-administrativa”.

Essa linha de pensamento foi ratificada pelo presidente em exercício da Câmara Municipal, Flávio César, que afirmou a possibilidade de nova Comissão Processante caso Gilmar Olarte retorne ao cargo de prefeito, ocupado hoje sobjúdice por Alcides Bernal (PP). “A Comissão Processante poderia ter arquivado o processo logo quando Olarte foi afastado pela Justiça, mas decidiu seguir rito até o prazo final para poder oferecer o pleno direito de defesa ao investigado”, explicou.

Para uma das autoras do pedido de abertura da Comissão Processante, a vereadora Thais Helena, que chegou a pedir a suspensão do processo até que Olarte fosse julgado pela justiça, considerou, “não totalmente, mas satisfeita com o resultado”, pois a decisão não foi colegiada e não representou que ele foi inocentado pelos parlamentares. “Caso ele retorne, vamos abrir novo processo”, garantiu.

Thais Helena chegou a dizer aos colegas que não encontrou qualquer situação no país como a ocorrida na Capital, em que os vereadores estivessem prestes a cassar um prefeito que já não estava mais no cargo. Por isso, ela sugeria a suspensão de todo o processo. Isso provocou a manifestação da Procuradoria Jurídica da Casa, que sugeriu o arquivamento da Comissão a ser analisado pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), que aprovou por unanimidade.

Luiza Ribeiro disse que o encaminhamento do relator se fosse votado no Plenário seria aprovado pela maioria. Por isso, ela também aprovou a decisão apresentada pela Comissão de Constituição e Justiça de arquivamento dos trabalhos da Comissão Processante, que cancelou a votação. “Considero que foi uma decisão que não blindou o Gilmar Olarte”, declarou.

Flávio César disse ainda que o arquivamento ou a suspensão tem o mesmo efeito, uma vez que se Gilmar Olarte voltar ao cargo nova Comissão Processante será criada para investigá-lo.

Com a decisão da CCJ, o presidente em exercício encerrou o caso e cancelou a sessão de julgamento que estava marcada para iniciar as 12 horas e agradeceu a presença dos três suplentes, convocados para participar da votação.

Suplentes – Foram convocados para a votação do relatório os suplentes Élbio dos Santos Mendonça (PT), Roberto Santos Durães (PT) e Aldo Eurípedes Donizete (PPS). Este último precisou pedir exoneração do cargo de diretor-presidente da Funsat (Fundação Social do Trabalho de Campo Grande) para participar da sessão.

Os suplentes foram convocados em razão de os vereadores que pediram a abertura da Comissão Processante, Marcos Alex, Thais Helena (ambos do PT) e Luiza Ribeiro (PPS) ficaram impedidos de participarem da votação, com base nos ditames do Decreto-Lei n° 201/67.

Nos siga no Google Notícias