A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 23 de Agosto de 2017

14/07/2014 14:48

Arrendamento para Hospital da Criança pode sair neste mês, diz Olarte

Kleber Clajus
Olarte não descarta que espaço também seja destinado a cirurgias eletivas, como de catarata  (Foto: Marcos Ermínio)Olarte não descarta que espaço também seja destinado a cirurgias eletivas, como de catarata (Foto: Marcos Ermínio)

O prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte (PP), estima que laudos para o arrendamento do Hospital Sírio Libanês e seus equipamentos estejam prontos até o fim do mês, além do início dos atendimentos pediátricos na estrutura até agosto.

“Quase todos os laudos estão prontos e nosso desejo é concluir até o fim de julho resolvida a parte jurídica, para no meio de agosto estar funcionando. Não é uma locação pura de um prédio, mas o arrendamento para atender em especial a especialidade de pediatria”, comentou Olarte.

A iniciativa pretende driblar ausência de pediatras nas escalas de unidades de saúde da Capital, além de concentrar o atendimento em área de fácil acesso por possuir corredor de ônibus e estacionamentos próximos.

“Temos dificuldades no número de médicos pediatras e estamos tomando essa medida porque ali no hospital teremos os instrumentos necessários para manter a escala sempre fechada”, ressaltou.

Mesmo que foque o atendimento infantil, Olarte não descarta o uso dos dois centros cirúrgicos da unidade hospitalar para realização de cirurgias eletivas, como a de catarata que possui fila de espera de cerca de dois mil pacientes.

Problema crônico - Há anos o município tenta solucionar a falta de médicos pediatras na rede pública. O secretário municipal de Saúde, Jamal Salém, explicou anteriormente que durante o dia apenas três unidades de saúde 24 horas disponibilizam os profissionais – Coronel Antonino, Universitário e Vila Almeida. Já no período noturno, são seis unidades com cinco pediatras em cada uma para atender média de até 130 crianças.

Com isso, a maior parte das consultas se concentra na madrugada, enquanto, durante o dia, mães são obrigadas a percorrer longas distâncias para conseguir um pediatra para o filho.

Concretizado, o Hospital da Criança deve minimizar o problema, já que as principais linhas de ônibus passam a uma distância de 50 a 200 metros do Sírio Libanês, que fica na avenida Afonso Pena, entre as ruas Rui Barbosa e Pedro Celestino.

Reforço neonatal – Em paralelo, a Prefeitura também firmou convênio com a Maternidade Cândido Mariano para ampliar em 20 leitos o atendimento de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) neonatais na Capital. O prazo para implantação das novas vagas deve ser de 20 dias.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions