ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 19º

Política

Arrendamento para Hospital da Criança pode sair neste mês, diz Olarte

Kleber Clajus | 14/07/2014 14:48
Olarte não descarta que espaço também seja destinado a cirurgias eletivas, como de catarata  (Foto: Marcos Ermínio)
Olarte não descarta que espaço também seja destinado a cirurgias eletivas, como de catarata (Foto: Marcos Ermínio)

O prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte (PP), estima que laudos para o arrendamento do Hospital Sírio Libanês e seus equipamentos estejam prontos até o fim do mês, além do início dos atendimentos pediátricos na estrutura até agosto.

“Quase todos os laudos estão prontos e nosso desejo é concluir até o fim de julho resolvida a parte jurídica, para no meio de agosto estar funcionando. Não é uma locação pura de um prédio, mas o arrendamento para atender em especial a especialidade de pediatria”, comentou Olarte.

A iniciativa pretende driblar ausência de pediatras nas escalas de unidades de saúde da Capital, além de concentrar o atendimento em área de fácil acesso por possuir corredor de ônibus e estacionamentos próximos.

“Temos dificuldades no número de médicos pediatras e estamos tomando essa medida porque ali no hospital teremos os instrumentos necessários para manter a escala sempre fechada”, ressaltou.

Mesmo que foque o atendimento infantil, Olarte não descarta o uso dos dois centros cirúrgicos da unidade hospitalar para realização de cirurgias eletivas, como a de catarata que possui fila de espera de cerca de dois mil pacientes.

Problema crônico - Há anos o município tenta solucionar a falta de médicos pediatras na rede pública. O secretário municipal de Saúde, Jamal Salém, explicou anteriormente que durante o dia apenas três unidades de saúde 24 horas disponibilizam os profissionais – Coronel Antonino, Universitário e Vila Almeida. Já no período noturno, são seis unidades com cinco pediatras em cada uma para atender média de até 130 crianças.

Com isso, a maior parte das consultas se concentra na madrugada, enquanto, durante o dia, mães são obrigadas a percorrer longas distâncias para conseguir um pediatra para o filho.

Concretizado, o Hospital da Criança deve minimizar o problema, já que as principais linhas de ônibus passam a uma distância de 50 a 200 metros do Sírio Libanês, que fica na avenida Afonso Pena, entre as ruas Rui Barbosa e Pedro Celestino.

Reforço neonatal – Em paralelo, a Prefeitura também firmou convênio com a Maternidade Cândido Mariano para ampliar em 20 leitos o atendimento de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) neonatais na Capital. O prazo para implantação das novas vagas deve ser de 20 dias.

Nos siga no Google Notícias