ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Articulações da nova Câmara incluem secretaria de Bernal para o PMDB

Danúbia Burema | 31/10/2012 15:27
Paulo Siufi seria convidado para assumir Saúde dando vaga de presidente a nome da base de Bernal (Foto: Arquivo)
Paulo Siufi seria convidado para assumir Saúde dando vaga de presidente a nome da base de Bernal (Foto: Arquivo)

Temendo eleição traumática na disputa pela mesa diretora da Câmara Municipal de Campo Grande, vereadores já têm se articulado na em busca de consenso. A indicação de peemedebista para a secretaria municipal de Saúde tem sido vista como alternativa para acalmar os ânimos. A participação do partido no mandato do rival Alcides Bernal (PP) seria em troca de uma trégua no Legislativo Municipal, onde o PMDB tem a ampla maioria.

Com 21 dos 29 vereadores eleitos na coligação do candidato derrotado Edson Giroto (PMDB), Bernal precisará de jogo de cintura para administrar. Já com a presidência da Câmara nas mãos da base aliada, a relação ficaria mais amena. O nome visto com capacidade de “aglutinar os dois blocos” que se formarão na Câmara é o da vereadora Rose Modesto (PSDB).

A tucana foi eleita com a segunda maior votação da Câmara e encontra respaldo entre os colegas. Para o vereador Carlos Augusto Broges (PSB), ela é uma das principais opções de voto. Rose, por sua vez, admitiu participar da disputa, se "houver consenso entre os colegas”.

Apesar de compor a base aliada de Bernal, ela declarou ainda ver com bons olhos a indicação de Siufi para a Saúde. “Se fosse isso a cidade estaria com um bom representante nessa pasta”, afirmou.

O presidente da Câmara admitiu ter ouvido conversas sobre sua participação na próxima administração, mas limitou-se a dizer que decisão sobre o assunto caberia ao partido. Sobre a eleição da futura mesa diretora, ele avaliou que será um processo “traumático”, sendo difícil consenso.

O presidente do diretório regional do PMDB, Esacheu Nascimento, afirmou que havendo consulta formal sobre a indicação de Siufi, o assunto será discutido com a executiva. Questionado se a legenda fará oposição a Bernal, ele reafirmou que a decisão de participar ou não do governo é assunto da direção do partido.

Na avaliação dele, a participação do PMDB na Saúde seria uma forma de “consertar” erros cometidos na administração anterior.

Incoerência - Na avaliação do prefeito Nelsinho Trad (PMDB), a participação do partido na próxima administração seria “incoerente”.  “Até porque o PMDB foi oposição durante a campanha”, avaliou.

Bernal negou convite a Siufi para compor a secretaria. “Isso ai é mais uma especulação irresponsável dos peemedebistas”, declarou. Na próxima terça-feira ele se reúne com os vereadores para opinar nos projetos importantes que serão votados pela Câmara ainda neste ano. A previsão é de o prefeito eleito inclusive usar a tribuna durante a sessão.

Nos siga no Google Notícias