A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

31/10/2012 15:27

Articulações da nova Câmara incluem secretaria de Bernal para o PMDB

Danúbia Burema
Paulo Siufi seria convidado para assumir Saúde dando vaga de presidente a nome da base de Bernal (Foto: Arquivo)Paulo Siufi seria convidado para assumir Saúde dando vaga de presidente a nome da base de Bernal (Foto: Arquivo)

Temendo eleição traumática na disputa pela mesa diretora da Câmara Municipal de Campo Grande, vereadores já têm se articulado na em busca de consenso. A indicação de peemedebista para a secretaria municipal de Saúde tem sido vista como alternativa para acalmar os ânimos. A participação do partido no mandato do rival Alcides Bernal (PP) seria em troca de uma trégua no Legislativo Municipal, onde o PMDB tem a ampla maioria.

Com 21 dos 29 vereadores eleitos na coligação do candidato derrotado Edson Giroto (PMDB), Bernal precisará de jogo de cintura para administrar. Já com a presidência da Câmara nas mãos da base aliada, a relação ficaria mais amena. O nome visto com capacidade de “aglutinar os dois blocos” que se formarão na Câmara é o da vereadora Rose Modesto (PSDB).

A tucana foi eleita com a segunda maior votação da Câmara e encontra respaldo entre os colegas. Para o vereador Carlos Augusto Broges (PSB), ela é uma das principais opções de voto. Rose, por sua vez, admitiu participar da disputa, se "houver consenso entre os colegas”.

Apesar de compor a base aliada de Bernal, ela declarou ainda ver com bons olhos a indicação de Siufi para a Saúde. “Se fosse isso a cidade estaria com um bom representante nessa pasta”, afirmou.

O presidente da Câmara admitiu ter ouvido conversas sobre sua participação na próxima administração, mas limitou-se a dizer que decisão sobre o assunto caberia ao partido. Sobre a eleição da futura mesa diretora, ele avaliou que será um processo “traumático”, sendo difícil consenso.

 

O presidente do diretório regional do PMDB, Esacheu Nascimento, afirmou que havendo consulta formal sobre a indicação de Siufi, o assunto será discutido com a executiva. Questionado se a legenda fará oposição a Bernal, ele reafirmou que a decisão de participar ou não do governo é assunto da direção do partido.

Na avaliação dele, a participação do PMDB na Saúde seria uma forma de “consertar” erros cometidos na administração anterior. 

Incoerência - Na avaliação do prefeito Nelsinho Trad (PMDB), a participação do partido na próxima administração seria “incoerente”.  “Até porque o PMDB foi oposição durante a campanha”, avaliou.

Bernal negou convite a Siufi para compor a secretaria. “Isso ai é mais uma especulação irresponsável dos peemedebistas”, declarou. Na próxima terça-feira ele se reúne com os vereadores para opinar nos projetos importantes que serão votados pela Câmara ainda neste ano. A previsão é de o prefeito eleito inclusive usar a tribuna durante a sessão.

Assembleia vota prorrogação de adesão a fundo que regula incentivos fiscais
A prorrogação até 30 de dezembro do prazo para que empresas beneficiadas com incentivos fiscais concedidos pelo governo do Estado se inscrevam no Fad...
Governo do Estado investe R$ 9,2 milhões em infraestrutura em Caracol
Caracol vai receber mais de R$ 2,8 milhões em obras a serem executadas pelo Governo do Estado em parceria com a prefeitura e deputados federais e est...


O presidente do diretório regional do PMDB, Esacheu Nascimento, afirmou que havendo consulta formal sobre a indicação de Siufi, o assunto será discutido com a executiva. Questionado se a legenda fará oposição a Bernal, ele reafirmou que a decisão de participar ou não do governo é assunto da direção do partido.

APARECEU A MARGARIDA... ATÉ QUE ENFIM É CITADO O NOME DO PRESIDENTE REGIONAL DO PMDB ESACHEU... NA CAMPANHA ELEITORAL DEU A ENTENDER QUE O PMDB NÃO TINHA PRESIDENTE...
 
INOCENCIO AMORIM em 02/11/2012 11:04:46
Acho que tem que deixar rivalidade polica de lado, veja só se for escolhido para a saude o Dr. Paulo Siuf, na minha opinião sera a melhor escolha para a administração do Bernal, pois quem acompanhou o trabalho / luta dele durante o mandato de vereador sabe que sempre lutou para a melhora da saude, ninguem mais do que ele visitou postos de saude e procurando resolver a situação, inclusive foi ele quem sempre quiz que fosse construido o hospital infantil para que separase adultos de crianças nos postos. isto o prefeito eleito quando vereador acompanhou Paulo Siuf. Agora porque não a vereadora Rose na presidencia da camara, Ela tem qualidade e bom trabalho como vereadora.
 
Lenine Ferreira em 02/11/2012 10:07:24
Será que o PMDB desaprendeu a fazer política? Vai dar tiro no pé, agora? Justamente a pasta mais criticada durante toda a campanha de Bernal? Agora tem que deixar que ele e sua cúpula resolvam o problema. Ele não disse que resolveria todos os problemas de saúde, transporte, asfalto e taxa do IPTU? Então, agora deixe que ele resolva, porque se ele não conseguir, e não vai, ainda vai esbravejar que a culpa é do PMDB. Não tem o PMDB que garantir pasta nenhuma. Deram corda pra ele agora é só esperar que ele se enforque sozinho, aliás isso irá acontecer com a ajuda de muitos aliados.
 
Marcilene Dutra em 01/11/2012 09:25:49
Sr. João Sampaio, concordo com sua observação em ralação a indicação do Siufi.
Mas a indicação da Rose Modesto, para Presidência da Câmara, é um absurdo.
Se a coligação do Giroto elegeu 21 vereadores, eles tem a maioria absoluta, e tem a preferência na indicação do nome do Presidente.
Mas como a política tem suas "jogadas", temos que esperar para ver o desfecho.
 
VALDIR VILLA NOVA em 01/11/2012 09:01:21
A indicação do Dr. Paulo Siufi para a Secretaria da Saúde está corretissima.
Mas a indicação da Vereadora Rose Modesto para a Presidência da Câmara Municipal, é no mínimo estranho. A Coligação do Giroto elegeu 21 vereadores, e deve ter a preferência na indicação do nome do Presidente. Temos diversos outros bons nomes para o cargo.
 
VALDIR VILLA NOVA em 01/11/2012 08:39:57
Esses políticos vendem a mãe pelo poder! imaginem agora o PMDB ocupando uma secretaria no governo da oposição. Era só o que faltava. Coerência parece que foi riscado do dicionários deles. Mas o povo está de olho, e vai cobrar.
 
Nelson dos Santos em 01/11/2012 06:24:52
seria o absurdo dos absurdos, essa indicação, primo do Nelsinho e se quisesse cuidar da saúde, seria médico e não vereador. procure-o após o almoço e o encontrará no hospital ou no consultório, recebendo da câmara e do sus ou até mesmo atendendo particular, lucro sobre lucro, ou seja receitas dobradas.
 
Wilson Galeano em 01/11/2012 00:39:13
Senhor Prefeito Alcides Bernal.
O senhor fez muitas promessas e esqueceu que existe conselhos regionais que votaram o orçamento de 2013 e as prioridades a serem cumpridas.
Quando era vereador o senhor junto com seus companheiros recebiam pronto as indicações das obras a serem realizadas no ano seguinte, como fica agora ?.
Vai ignorar os conselhos ?
Vai respeitar os conselhos ou vai fingir que eles não existem !
Como conselheiro que sou a 8 anos, experiente, deixo no ar estas dúvidas.
O senhor dizia na campanha que iria pensar primeiro nas pessoas e nós somos elo de ligação, comunidades - prefeito.
Outra preocupação é aquela fala de abrir para outras empresas virem se instalar em Campo Grande, e nossas empresas daqui, como ficam, serão respeitdas ? terão incentivos ?
Gileno, 31/10/12.
 
Miguel B. Gileno em 01/11/2012 00:12:03
Sera que vocês ainda Nao entenderam o recado das urnas?Sera que Nao entenderam que agora sera um novo grupo que assumira o poder e justamente a pasta mais importante,que mais precisa do Bernal ele iria indicar Paulo Siufi? Seria o mesmo que indicar o Osmar geronimo para chefiar o gabinete e o Lorenzeto para Finanças.
 
João Sampaio em 31/10/2012 21:10:16
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions