ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Política

Assembleia de MS promove solenidade para celebrar o Dia do Povo Paraguaio

Comemoração foi instituída em 2001 por meio de lei estadual para homenagear contribuição dos paraguaios e seus descendentes ao Estado

Humberto Marques | 10/05/2018 17:08
Celebração do Dia do Povo Paraguaio em 2016; data foi instituída em 2001 por lei estadual. (Foto: Wagner Guimarães/ALMS/Arquivo)
Celebração do Dia do Povo Paraguaio em 2016; data foi instituída em 2001 por lei estadual. (Foto: Wagner Guimarães/ALMS/Arquivo)

Solenidade às 19h desta sexta-feira (11) celebra na Assembleia Legislativa o Dia Estadual do Povo Paraguaio. O ato é aberto ao público em geral e a comemoração, prevista em uma lei estadual de 2001, foi proposta neste ano pelo deputado estadual Cabo Almi (PT).

A comemoração do Dia do Povo Paraguaio antecede as festividades do Dia da Independência do Paraguai, comemorado em 15 de maio. “O evento é uma forma de reconhecer a contribuição dos paraguaios e descendentes que contribuíram para o desenvolvimento do nosso Estado”, disse Almi.

Conforme o deputado, muito além de aspectos culturais –como a guarânia, o tereré e o artesanato–, os paraguaios contribuíram para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul.

O país possui três consulados no Estado –em Campo Grande, Ponta Porã e o honorário, em Porto Murtinho. Estimativas de 2017 apontavam que cerca de 300 mil paraguaios e seus descendentes vivam no Estado –só em Campo Grande, esse contingente se aproxima de 80 mil pessoas.

Nos siga no Google Notícias