ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Política

Assembleia irá realizar audiência para discutir reforma do ICMS

Leonardo Rocha | 04/08/2015 12:57
Eduardo Rocha diz que audiência terá senadores, prefeitos e representantes do setor econômico do Estado (Foto: Roberto Higa/ALMS)
Eduardo Rocha diz que audiência terá senadores, prefeitos e representantes do setor econômico do Estado (Foto: Roberto Higa/ALMS)

Os deputados anunciaram a realização de uma audiência pública, na próxima segunda-feira (10), a partir das 13h, para discutir a reforma do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), no âmbito nacional, que terá a participação de representantes do setor econômico do Estado, prefeitos, assim como integrantes da bancada federal, que votarão sobre o tema em Brasília.

O deputado Eduardo Rocha (PMDB), proponente da audiência, garantiu que os três senadores de Mato Grosso do Sul, Simone Tebet (PMDB), Waldemir Moka (PMDB) e Delcídio do Amaral (PT) irão participar do evento, que segundo o parlamentar, se trata de um tema essencial para economia do Estado.

“Temos que discutir e saber como vamos lidar com este assunto, porque esta equiparação da alíquota do ICMS em todo país, pode quebrar o Estado, vamos perder muitos recursos, inclusive para as prefeituras, que já convivem com uma situação difícil”.

Para Eduardo, a política de incentivos fiscais para atrair empresas ao Estado também pode ficar comprometida, já que o ICMS é a principal ferramenta de Mato Grosso do Sul para trazer industrias, fábricas e empresas. “Todo este nosso desenvolvimento, com geração de emprego e renda nos municípios pode se acabar”.

Outro assunto que será discutido é a proposta apresentada pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) para que seja criado um Fundo Constitucional que irá compensar os estados que sofrerem prejuízos com a reforma do ICMS e não a utilização de recursos repatriados no pagamento desta conta. “Se for (fundo) constitucional o Governo é obrigado a pagar, senão tem responsabilidade administrativa”.

Nos siga no Google Notícias