ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Política

Assembléia solicita ao TRE eleições em Paraíso das Águas

Redação | 07/04/2009 11:10

O deputado Ary Rigo (PDT) apresentou durante sessão de hoje da Assembléia Legislativa indicação a ser encaminhada ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) solicitando eleições imediatas no distrito de Paraíso das Águas, para que serja efetivamente emancipado a condição de município.

No documento, o parlamentar lembra do processo iniciado há seis anos, mas paralisado por decisão do o STF (Supremo Tribunal Federal).

Em 2003, o distrito foi elevado a condição de município depois de plebiscito e a aprovação de uma lei estadual. Na época a prefeitura de Água Clara entrou na Justiça com pedido de mandato de segurança para suspender o processo, mas logo em seguida o STF determinou a suspensão de todas as instalações de novos municípios no País.

A decisão foi tomada porque muitos governos ignoraram a emenda de 1996 que suspendeu a prerrogativa concedida aos estados para a implantação de novos municípios.

O STF abriu então prazo para que o Congresso definisse regras para novas emancipações, o que só ocorreu em dezembro do ano passado.

Agora caberá ao TRE definir se convoca imediatamente eleições municipais extraordinárias ou deixará a escolha do 1º prefeito e de vereadores para 2012, quando ocorrem novas eleições municipais no País.

Paraíso das Águas possui hoje cerca de quatro mil habitantes e sobrevive basicamente da agricultura.

Nos siga no Google Notícias