ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Política

Assembleia vai debater abuso sexual de crianças indígenas em MS

Leonardo Rocha | 30/04/2017 20:05
Assembleia vai sediar mais uma audiência pública sobre os povos indígenas (Foto: Assessoria/ALMS)
Assembleia vai sediar mais uma audiência pública sobre os povos indígenas (Foto: Assessoria/ALMS)

A Assembleia Legislativa vai sediar nesta semana, uma audiência pública sobre a violência e o abuso sexual de crianças e adolescentes, na região de Dourados, cidade que fica a 233 km de Campo Grande. O evento será realizado na próxima quinta-feira (04), no plenário do legislativo.

Proposto pelo deputado João Grandão (PT), o evento tem como base denúncias dos povos indígenas que chegaram ao conhecimento do parlamentar, sobre este tema. A audiência vai contar com representantes do setor e especialistas nesta área de segurança, para propor alternativas sobre o fato.

Com esta audiência, os deputados voltam a debater no legislativo a situação dos indígenas em Mato Grosso do Sul. Além das diversos eventos e reuniões em relação as etnias, já houve na Assembleia três CPIs que tratam de questões voltadas aos índios.

Em 2005 foi criada a CPI a Desnutrição e Mortalidade Indígena, com a finalidade de apurar as causas de desnutrição em aldeias na região de Dourados após mortes de indígenas. O propositor foi o deputado Maurício Picarelli (PTB) e a comissão buscou verificar a utilização dos recursos federais e estaduais.

Nesta oportunidade também foi discutida a relação desta denúncia com a administração regional da Funai (Fundação Nacional do Índio) e o representante da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) em Mato Grosso do Sul. Na oportunidade foram feitas visitas em oito aldeias, 12 audiências e 44 pessoas foram chamadas para depor, além de 36 diligências.

No ano passado também foram concluídas duas CPIs que tiveram os povos indígenas como tema. A primeira presidida por Mara Caseiro (PSDB), investigou a denúncia que o Cimi (Conselho Indigenista Missionário) incentivava as invasões de terras em Mato Grosso do Sul.

A segunda tratou de casos de violência praticados contra povos indígenas, do ano de 2000 até 2015. Os parlamentares que participaram desta apuração, chegaram a conclusão que não houve omissão do Estado. O deputado João Grandão (PT), que presidiu os trabalhos, apresentou um relatório em separado.

Nos siga no Google Notícias