ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Política

Prefeitos resistem sobre divulgação pública do salário dos servidores

Paula Vitorino | 24/07/2012 12:28

Lei de Acesso à Informação é tema de seminário hoje na Assomasul

Seminário na Assomasul esclarece prefeitos sobre a Lei de Acesso à Informação. (Foto: Paula Vitorino)
Seminário na Assomasul esclarece prefeitos sobre a Lei de Acesso à Informação. (Foto: Paula Vitorino)

Como fazer a divulgação do salário dos servidores é um dos principais impasses para o cumprimento da Lei de Acesso à Informação nas prefeituras, avalia a Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul).

Para o presidente da Associação, Jocelito Krug, a divulgação na internet do dado, aberta para qualquer pessoa sem controle de senha ou de quem teve acesso, pode causar constrangimento para o servidor.

“Se o servidor tem uma dívida com alguma empresa ou alguma questão familiar e, então, qualquer pessoa pode entrar no portal e olhar o seu salário. É até constrangedor. A gente não sabe o real interesse de quem está olhando a informação e nem tem o controle de quem teve acesso”, diz.

Krug defende que os servidores sejam ouvidos para dizerem se aceitam ou não ter seu salário divulgado. Outra medida sugerida para “proteger” a informação é fornecer o dado somente por pedido oficial, já que assim ficaria registrado quem teve acesso aos números e para que fim.

“Que seja divulgado de maneira formal, com o registro do nome de quem solicitou. Seria uma questão de segurança para o servidor saber quem está tendo acesso ao seu salário”, justifica.

A prefeita de Pedro Gomes, Maura Teodoro Jajah, também defende que a divulgação do salário dos servidores seja discutida. “Isso pode ter problema até render até complicação com a parte jurídica. Estamos nos adequando a lei ainda”, diz.

Aplicação - Nesta terça-feira (24), representantes dos municípios estão participando do seminário “Direito de Acesso à Informação” realizado pela Assomasul para orientar e tirar as dúvidas dos administradores sobre a legislação que está em vigor desde 16 de maio. Do total de 78, apenas cerca de 40 municípios participam do evento.

O evento também lança o Portal Legisla Web, que servirá como uma ferramenta de apoio técnico e de gestão aos municípios do Estado.

O presidente da Associação, que é prefeito de Chapadão do Sul, afirma que a Lei está sendo cumprida pela maioria dos municípios, mesmo que apenas de forma parcial, ou seja, com parte dos dados abertos ao público.

O Campo Grande News apurou que algumas administrações nem tem conhecimento sobre o vigor da lei há 2 meses e a maioria afirmou estar se adequando.

“Foi uma lei criada a ‘toque de caixa’, ninguém foi preparado, mas também não fugiu muito do que já era obrigação de cada município. Sempre prestamos contas ao Ministério Público e outros órgãos, além da população poder ter acesso as informações mediante requerimento”, diz.

O prefeito de Bonito, José Arthur Soares de Figueiredo, informou que os números a partir do mês de maio já começaram a ser divulgados, mas ainda precisam ser feitas algumas adequações.

O presidente explica que o objetivo da Associação é esclarecer os municípios sobre as novas exigências que a Lei traz, como por exemplo, a administração ter um setor voltado para o atendimento e prestação de constas a população.

A Lei determina que dados, como editais, e gastos da Prefeitura sejam disponibilizados no site da Prefeitura.

Caso a informação não esteja disponível, o cidadão faz a solicitação, seja por meio eletrônico ou presencial. A administração pública tem prazo de 20 dias para encaminhar a resposta. O prazo é prorrogável por mais dez dias, mediante apresentação de justificativa.

Se o órgão público não enviar a resposta, o responsável pode ser alvo de ação de improbidade administrativa

Nos siga no Google Notícias