ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 25º

Política

Azambuja participa de Fórum dos governadores para debater crise entre poderes

Encontro também irá tratar do pacto federativo e questões ambientais voltadas para situação climática

Gabriela Couto | 23/08/2021 09:28
Governador Reinaldo Azambuja (PSDB) participa do Fórum de maneira virtual. (Foto: Arquivo)
Governador Reinaldo Azambuja (PSDB) participa do Fórum de maneira virtual. (Foto: Arquivo)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) participa na manhã de hoje (23), da reunião híbrida do IX Fórum Nacional de Governadores. Ele e outros 23 chefes de Estado vão debater vários temas dentre eles, a crise institucional entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e os demais poderes, e a questão da situação climática do país.

“A agenda é para tratar da pauta tipicamente federativa. De um lado, o risco de desequilíbrio da Federação, pois largaram uma Reforma Tributária com objetivos claros: simplificação tributária, o fim da bi e tri tributação, o fim da guerra fiscal e nova política de desenvolvimento com o fundo de desenvolvimento regional”, explicou o presidente do Consórcio Nordeste, governador do Piauí, Wellington Dias (PT).

A defesa da democracia também será pauta do encontro, já que o Fórum defende o respeito à Constituição e às instituições, algo que está demandando polêmica nos últimos dias com a postura de Bolsonaro.

Já o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), ficou responsável por falar da governança climática, com o objetivo de criar um consórcio pró-meio ambiente, que vai se chamar Brasil Verde. O Estado que aderir, passará a ter via legal para pleitear investimentos de fundos internacionais, especialmente, fundos europeus e japoneses.

“Trataremos do compromisso do Brasil para Sustentabilidade Ambiental e devemos apreciar a formação de um Consórcio das 27 unidades da federação e para gestão de uma carteira de 9 projetos das cinco regiões do Brasil e com proteção dos principais biomas, ampliação de áreas de proteção e meta para plantio de milhões de árvores em cada Estado, prioridade nas energias limpas, saneamento, e na prioridade das prioridades investimentos na coleta e medidas adequadas para esgoto e lixo, e gestão dos recursos hídricos”, explicou Wellington Dias.

Nos siga no Google Notícias