ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Política

Bancada de MS na Câmara Federal está cética quanto à reforma política

Josemil Arruda | 11/01/2014 11:30
Fábio diz que principais pontos da reforma política não têm consenso na Câmara (Foto: arquivo)
Fábio diz que principais pontos da reforma política não têm consenso na Câmara (Foto: arquivo)

A bancada de Mato Grosso do Sul na Câmara Federal está pessimista quanto à possibilidade de aprovação da reforma política, mesmo de pontos dela, neste ano de Copa do Mundo e de eleições. Embora o presidente da Câmara Federal, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), tenha anunciado para março a votação dessa reforma, em razão da pressão que vem do Judiciário, visto que o Supremo Tribunal Federa (STF) pode restringir o financiamento das campanhas eleitorais por empresas, os parlamentares sul-mato-grossenses estão descrentes.

“Com relação à reforma política, não acredito que vá ser votada este ano, embora Brasil precise dela com urgência. Os principais pontos, como financiamento publico da campanha, voto distrital misto ou não e coincidência de eleições, não têm apoio consensual da maioria das bancadas e só se vota o que tem unanimidade do colégio de líderes. Pelo contrário, alguns temas, como financiamento público de campanha, não têm sequer a maioria do apoio do colégio de líderes, embora eu seja a favor”, afirmou o deputado federal Fábio Trad (PMDB-MS).

A possibilidade desses temas serem discutidos, na opinião do peemedebista, seria através do plebiscito. “Entendo que deveríamos discutir uma data para a população ir às urnas, poderia ser 2016, para decidir o modelo político–eleitoral que deseja. E sendo em 2016 daria tempo de explicar para a população”, defendeu. “Isso é mais fácil de conseguir maioria no colégio de líderes”, ponderou.

O deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS) também manifesta pessimismo quando à possibilidade de a reforma política ser votada neste ano. “Essas reformas clássicas, como a política e a tributária, dependem muito da força do Congresso no primeiro ano, quando recém saiu das urnas. Agora no último ano do Congresso talvez o que possa evoluir é um grande acordo sobre temas convergentes da reforma política, como coincidência de mandatos, fim da coligação na proporcional”, opinou.

Como são temas sem consenso, Mandetta considera que há sempre o risco de os partidos fazerem obstrução. “Eles se rebelam e aí não tem clima político para acordo”, explicou o parlamentar. “Se os líderes conseguirem um texto básico para votar em 2015 pelo novo congresso será um grande avanço”, avaliou.

Na opinião do deputado federal Antônio Carlos Biffi (PT-MS) somente a concentração num tema específico da reforma política pode garantir aprovação neste ano. “Estamos em ano eleitoral e tem Copa do Mundo. A Câmara tem de definir uma reforma mínima, se quiser profunda não avança”, apontou.

Como há pressão do STF, onde a restrição de campanha eleitoral com dinheiro de empresas já está com 4 votos a zero, Biffi entende que a Câmara Federal deve aprovar a proibição do financiamento privado das campanhas. “Isso é o que mais contribui para a corrupção, precisamos avançar para isso. Não adianta ficar rodeando o toco”, defendeu o parlamentar. “Seria grande contribuição para sociedade em 2014”, acrescentou.

Já o deputado federal licenciado Edson Giroto (PR-MS), atual secretário estadual de Obras, a Câmara Federal se fez de “mouca” para as vozes das ruas e está em débito com a sociedade. “As ruas mostraram para nós políticos que temos de mudar. Às vezes, fico extremamente preocupado porque não tenho argumento para defender a instituição que represento, que é a Câmara Federal. A Câmara Federal passou da medida para poder dar resposta séria a população que elege os deputados federais como eu. A Câmara Federal já deveria ter feito o seu dever de casa com reforma política séria. Ninguém aguenta mais uma eleição a cada um ano e meio e a Câmara Federal faz de surda para não entender”, afirmou Giroto. “Me preocupo porque os meus pares não conseguem entender ou respeitar o voto que foi dado para eles”, completou.

 

Nos siga no Google Notícias