ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Política

Bancada do MS repete voto do 1º turno e 5 de 8 deputados apoiam PEC 241

Nyelder Rodrigues | 25/10/2016 21:13
Cinco dos oito dos deputados do MS seguiram a maioria e aprovaram o projeto  (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)
Cinco dos oito dos deputados do MS seguiram a maioria e aprovaram o projeto (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

Cinco dos oito deputados federais de Mato Grosso do Sul em Brasília (DF) votaram a favor da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 241/2016, aprovada na noite desta terça-feira (25) pela Câmara e que, a partir de agora, será analisada pelo Senado - que prevê encerrar os trabalhos até novembro.

Ao todo, 359 votos foram a favor e 116 contra o projeto, que limita o orçamento público pelos próximos 20 anos no país, com o teto de gastos sendo variando conforme a inflação oficial dos 12 meses anteriores ao fechamento orçamentário.

Entre os deputados sul-mato-grossenses, os votos no primeiro - realizado no dia 10 deste mês - e segundo turno das eleições foram idênticos. A favor, votaram Luiz Henrique Mandetta (DEM), Carlos Marun (PMDB), Tereza Cristina (PSB), Elizeu Dionizio (PSDB) e Geraldo Resende (PSDB).

Já entre os contrários, estão os parlamentares Dagoberto Nogueira (PDT), Vander Loubet (PT) e José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT. "Sobre argumentos de reduzir custo e não privilégios dos mais ricos os deputados da base golpista esfacelaram o sonhos de várias gerações de brasileiros", comenta Zeca em sua página no Facebook.

O projeto foi alvo de várias polêmicas e manifestações contrárias entre, principalmente, servidores públicos e estudantes. Após a aprovação em primeiro turno, os protestos ganharam força em todo o país, com passeatas e ocupações de universidades e escolas públicas. Há possibilidade que greves sejam realizadas também.

Com a limitação de gastos, os oposicionistas dizem que a capacidade do poder público em investir em saúde e educação, por exemplo, ficará limitado, podendo inclusive haver cortes de recursos nestes setores.

"O primeiro passo para o equilíbrio das contas públicas foi dado", comenta Tereza Cristina, acrescentando que o motivo para o país estar em crise é justamente porque o Governo gasta mais do que arrecada, sendo necessário a PEC como um "remédio amargo". Apesar disso, ela crê que o projeto não cortará investimentos.

Indo para o Senado, a proposta de emenda à Constituição passará pelo crivo de 81 senadores - três de cada estado. Os três representantes de Mato Grosso do Sul são Simone Tebet (PMDB), Waldemir Moka (PMDB) e Pedro Chaves dos Santos (PSC). Um dos que já se posicionou a favor da PEC é Moka.

Nos siga no Google Notícias