ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Política

Bancada do PT em MS apresenta moção de repúdio pela morte de índio em Caarapó

Deputados estaduais querem enviar documento ao MPF, PF e Ministério da Justiça

Mayara Bueno e Leonardo Rocha | 15/06/2016 11:29
Bancada do PT na Assembleia. Da esquerda para a direita, Pedro Kemp, João Grandão e Amarildo Cruz. (Foto: Roberto Higa e Victor Chileno/ALMS)
Bancada do PT na Assembleia. Da esquerda para a direita, Pedro Kemp, João Grandão e Amarildo Cruz. (Foto: Roberto Higa e Victor Chileno/ALMS)

A bancada do PT na Assembleia Legislativa de MS apresentou uma moção de repúdio pela morte de um indígena na terça-feira (14), em conflito na fazenda Yvu, próximo a aldeia Teýikuê, em Caarapó, distante 283 km de Campo Grande. O documento foi apresentado nesta quarta-feira (15) na casa de leis.

A intenção, segundo o líder do PT, no Legislativo Estadual, é encaminhar a moção para o Ministério da Justiça, MPF (Ministério Público Federal) e Polícia Federal. Com a segunda maior população de índios do País, o Estado já foi palco de diversos conflitos por terra entre indígenas e produtores rurais, muitos deles resultado em mortes de índios.

Na terça-feira, ao menos oito pessoas ficaram feridas, das quais três são policiais. O agente de saúde Clodioudo Aguile Rodrigues dos Santos acabou morto no conflito.

Conflito - Desde a noite de domingo (12), mais de mil indígenas da aldeia Te’yikuê, ocuparam a fazenda Yvu. Produtores foram até o local para tentar libertar funcionários que estariam sendo mantidos reféns e houve confronto, resultando na morte, duas pessoas queimadas e outros feridos.

Depois do confronto, os índios bloquearam a estrada MS-280, que corta a aldeia Te’yikuê. Revoltado por não conseguir passar, o motorista de um caminhão teria jogado o veículo contra os índios, que teriam colocado fogo no veículo.

Nos siga no Google Notícias