ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Política

Base vai reverter votação da reforma trabalhista no plenário, diz Moka

Projeto será avaliado antes na Comissão de Constituição e Justiça

Leonardo Rocha | 23/06/2017 12:28
Senador Waldemir Moka (PMDB) está confiante para votação da reforma no plenário (Foto: Roque de Sá/Agência Senado)
Senador Waldemir Moka (PMDB) está confiante para votação da reforma no plenário (Foto: Roque de Sá/Agência Senado)

O senador Waldemir Moka (PMDB) avalia que a base aliada do presidente Michel Temer (PMDB), vai conseguir reverter a votação da reforma trabalhista, no plenário do Senado. O grupo teve um revés na Comissão de Assuntos Sociais, quando por 10 a 9, o relatório do projeto foi rejeitado pelos parlamentares.

"Acredito que já na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), o placar da reforma seja revertido, já que ouvi dos membros da comissão que existem votos suficientes para passar, a base só perdeu antes porque alguns senadores mudaram de voto", explicou Moka.

O senador ressaltou que a expectativa é que a votação até seja mais tranquila no plenário do Senado, já que é necessário apenas o "quórum mínimo" para ser aprovado, ou seja, a maioria mais um, dos parlamentares que estiverem na sessão. "Por esta razão a confiança até é maior para aprovação, por se tratar de uma lei ordinária e não uma emenda à Constituição".

Moka votou a favor do projeto no CAS (Comissão de Assuntos Sociais), por entender que a reforma não retira direitos dos trabalhadores, e sim vai aumentar número de empregos. "As propostas destravam e diminuem as burocracias, o que vai facilitar as contratações, que antes não eram feitas por medo da legislação".

Acordo - Ele também revelou ao Campo Grande News que existe um acordo com o presidente Michel Temer (PMDB), para que até oito itens do projeto sejam vetados. "Existem algumas questões no texto que não concordo, como os temas de insalubridade e trabalho intermitente, mas que o presidente se comprometeu em retirar".

O peemedebista alega que se forem feitas alterações no Senado, o projeto terá que retornar para Câmara dos Deputados, deixando todo o processo mais demorado. "A intenção é avaliar o texto na CCJ na próxima quarta-feira (28) e votar o projeto no plenário antes do recesso parlamentar".

Derrota - A base aliada do presidente sofreu um revés na última terça-feira (20), quando que por 10 votos a 9, o projeto foi rejeitado na Comissão de Assuntos Sociais. No lugar da matéria apresentada pelo relator, o senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), foi aprovado um texto alternativo de Paulo Paim (PT-RS), que recomenda a rejeição integral da reforma.

Agora o projeto segue para a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e depois de duas audiências e discussão dentro da comissão, ficará apto para seguir ao plenário do Senado Federal. O presidente Michel Temer (PMDB) já se manifestou dizendo que esta confiante para votação em definitivo da matéria.

Projeto - A reforma trabalhista proposta prevê maior diálogo e acordos entre patrões e empregados. Entre os itens está o fim da contribuição sindical obrigatória, assim como negociações entre as partes, prevalecendo sobre a legislação.

O texto também cria uma jornada intermitente de serviço e exclui os sindicatos das homologações de demissões, entre outros pontos. Pontos como jornada de trabalho, banco de horas anual, intervalo de alimentação mínimo de meia hora, teletrabalho, regime de sobreaviso e trabalho intermitente poderão ser negociados entre patrões e empregados.

Poderá ser feito um acordo para o período de férias em três períodos, sendo que um deles não pode ser inferior a 14 dias. A jornada diária poderá chegar até 12 horas, tendo máximo de 48 semanal.O trabalho em casa passa a ser regularizado, com um contrato individual de trabalho.

Nos siga no Google Notícias