A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

07/04/2013 08:44

Bernal não age e pode perder duas empresas da China para Três Lagoas

Josemil Rocha
Bernal ainda não definiu áreas nem incentivos para  empresas chinesas (Foto: Vanderlei Aparecido)Bernal ainda não definiu áreas nem incentivos para empresas chinesas (Foto: Vanderlei Aparecido)

Campo Grande corre o risco de perder para Três Lagoas empresas chinesas por falta de articulação da equipe do prefeito Alcides Bernal (PP), que está prestes a completar 100 dias de governo. O deputado estadual Eduardo Rocha (PMDB), que esteve na China discutindo investimentos de duas empresas em Mato Grosso do Sul, aventou essa possibilidade. “Estamos a um passo de puxar essas empresas para Três Lagoas”, afirmou ele.

A vice-governadora Simone Tebet (PMDB) chegou a tentar entusiasmar o prefeito Alcides Bernal a buscar os dois empreendimentos, que juntos poderiam representar a geração de mais de mil postos de trabalho na Capital, mas depois do encontro, no dia 28 de fevereiro, não houve avanço. Bernal chegou a dizer que iria estudar área a ser oferecida e incentivos fiscais, contudo, não há até agora nenhuma definição.

Em Três Lagoas, segundo Eduardo Rocha, com a agilidade da prefeitura na atração de novos empreendimentos, os investimentos já teriam sido assegurados. “Em 48 horas prefeita Marcia Moura já teria arrumado o terreno e dados todas as condições para que as empresas se instalem”, garantiu o parlamentar.

As vantagens de Campo Grande, quanto aos atrativos para as duas empresas, na opinião de Rocha, são a maior oferta de mão de obra, o maior mercado consumidor e em razão da Capital ser o principal centro de negócios do Estado. Um dos empreendimentos é outlet, modalidade de comércio equivalente a shopping center popular com grandes marcas e preços de varejo. O outro seria na área da indústria pesada.

A cogitação sobre a vinda desses empreendimento surgiu em novembro do ano passado, quando uma missão de empresários de Mato Grosso do Sul e o deputado Eduardo Rocha estiveram na China. Uma nova missão do Estado, liderada pelo governador André Puccinelli, deve voltar à China daqui a duas semana para tratar de investimentos no Estado. Em Bengbu (província de Anhui), primeira parada, serão visitadas as fábricas da BBCA Group, um dos maiores produtores de acido cítrico do mundo. André também se reunirá com empresários em Pequim, capital chinesa.

No dia 25 de fevereiro, no primeiro encontro oficial com Bernal, o governador André Puccinelli havia informado o interesse de uma grande indústria chinesa em se instalar na Capital para produzir tratores e patrolas. Destacou que se a Prefeitura disponibilizasse o terreno, o governo do Estado asseguraria todo o restante do suporte para atrair o empreendimento.

Sedesc e Incentivos – A atração de investimentos em Campo Grande está muito comprometida em razão de até hoje o prefeito Alcides Bernal não ter nomeado titular para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Turismo e do Agronegócio (Sedesc).

O Programa de Desenvolvimento Econômico e Social de Campo Grande (Prodes), criado por meio da lei complementar 29/99, prevê incentivos à instalação de empresas na Capital. Já o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Codecon) analisa e delibera as cartas-consultas dos empresários interessados em empreender em Campo Grande.

Passados mais de três meses da administração de Bernal, o conselho ainda está sem presidente e o mandato dos conselheiros das 14 entidades participantes já expirou. Desta forma não é possível atender pleitos de empresas interessadas em se instalar em Campo Grande. Mais de 100 empresas já receberam parecer favorável do Codecon para instalação na Capital e estão em diferentes fases de andamento. A falta de responsável pela Sedesc está atrasando a conclusão dos processos para início das construções prejudicando os empresários, a economia local, bem como a geração de emprego e renda.

Na Câmara tem sido constante a cobrança dos vereadores para que Bernal nomeie titular para a Sedesc, mas o prefeito não tem se sensibilizado. No dia 19 de março, por exemplo, o vereador Paulo Pedra (PDT) cehgou a dizer que, sem a definição do secretário, o município perde aproximadamente R$ 1 bilhão em investimentos.

Já o vereador Edil Albuquerque (PMDB), que chefiou a Sedesc até o final do ano passsado, na gestão de Nelsinho Trad (PMDB), considera que a situação uma descontinuidade da administração pública, entravando o desenvolvimento econômico da Capital. Na última quarta-feira (3), ele voltou a criticar o abandono da Sedesc.

“Eu me sinto na responsabilidade de falar sobre o assunto, já que fui titular na gestão anterior. Sem ação do Prodes e do Codecon, o município está deixando de expandir em vários setores da indústria e serviços, entre eles, no setor de auto-serviço, que são os supermercados. Temos a rede Assaí, o Pão de Açúcar e o Extra, aguardando um retorno do prefeito e que poderiam proporcionar investimentos no valor de R$ 225 milhões, gerando 1.400 empregos diretos na cidade”, alertou o parlamentar.

 



48 horas a prefeita de tres lagoas, ja tinha agilizado tudo pra levar as industrias pra la.
nao sei se eles sao muito eficientes, ou a nossa administracao que e muito lenta.
vamo trabalha senhores!!!!!!!!!!
 
fernando dias em 08/04/2013 11:07:18
Eu não aguento esses comentários: deixa o homem trabalhar...tem alguém impedindo?
 
Patrícia Andrade em 08/04/2013 08:45:53
EU ACHO E POUCO, QUEM MANDOU COLOCAR UM RADIALISTA COMO PREFEITO, CAMPO GRANDE VAI SE ACABAR NA MAO DESTE HOMEM, ISSO E TERRIVEL, O QUE O ANDRE E O NELSINHO FIZERAM ELE VAI ACABAR EM QUATRO ANOS, ALGUEM TEM Q FAZER ALGUMA COISA E TIRAR ESTE IMPREFEITO, SENAO LASCOU!!!
 
Robson Sabino em 08/04/2013 08:09:49
querem o que com os candidatos na disputa ganha-se o melhor vamos cobra do prefeito. falar mau e fácil porque não foi feito antes algo por Campo Grande MS.

 
wando fernandes em 08/04/2013 07:51:47
Estamos num processo de retrocesso, desse jeito Sr. Prefeitinho de Papel, nossa cidade que estava em desenvolvimento , voltara ser conhecida novamente pelo atraso, alias gostaria de perguntar a vc e sua equipe: QUANDO VOCES IRAO COMEÇAR A TRABALHAR?, pois o salario que nao é pouco esta sendo pago certinho nao é ?
 
hugo melanio em 08/04/2013 07:42:29
Cuidado com estas empresas, ninguém fala das mordomias em impostos que várias delas tiveram e não deu em nada como a Kepler Weber.
 
João Crisóstomo de Campo Grande - MS em 08/04/2013 07:27:42
Depois de tanta choradeira e até torcida por empressas de produtos de 5ª qualidade, eu diria que graças a DEus houve uma mudança no vício de coisas temporárias e de fantasia em Campo Grande. Ainda bem que para os honestos, esse prefeito ainda não saiu distribuindo dinheiro público a rolete. Ai se esse povo que torce pelo tropeço do prefeito, soubesse da verdade.
 
luiz alves em 07/04/2013 21:31:19
E o Bernal?????????????? Vai trabalhar e contratar pessoas competentes o povo ta insatisfeito ...e agora Bernal??????????????????????????
 
vanessa oliveira em 07/04/2013 21:15:36
Sr Janilson o problema é que o cara ( Bernal ) não trabalha...........
 
sidnei arioza em 07/04/2013 20:55:45
POXA DEIXEM O HOMEM TRABALHAR. ELE E UMA BOA PESSOA..
 
LAISA CRISTINA em 07/04/2013 20:11:44
ACHO QUE TODOS VOCES ESTAO COM CERTA RAZAO, MAIS VAMOS ESPERAR, TENHO CERTEZA QUE O PREFEITO VAI CUMPRIR COM AS SUAS PROMESSAS. EU O CONHECO E SEI QUE E UMA PESSSOA MUITO BOA.
 
laisa cristina em 07/04/2013 20:10:21
calma gente!!"HÁ UM TEMPO PRA TUDO",DR.ALCIDES BERNAL,CONFIAMOS EM SUA ADMINISTRAÇAO.
 
pedro araujo em 07/04/2013 19:44:45
Pensei que o Bernal iria pagar a conta de luz da prefeitura e outras dependências do município com a dotação orçamentária própria. Afinal, os prefeitos que passaram, sempre pagaram as contas de luz da prefeitura com o dinheiro destinado à iluminação pública. O Bernal vai continuar desviando os recursos destinados à iluminação pública?Desse jeito as empresas sérias vão embora mesmo...Afinal, a cidade poderia estar muito melhor em matéria de iluminação pública. Será que nenhum vereador consegue enxergar isto? Os novos, é claro...
 
Mauricio Coutinho em 07/04/2013 19:30:25
Calma gente.. o prefeito não sabe que ele ja foi eleito e tem que começar a trabalhar.. ele ainda esta fazendo campanha política... ainda vai demorar uns 3 anos pra ele se dar conta disso..
 
Ana Beatriz em 07/04/2013 19:24:34
FORA BERNAL!!
 
Paulenir de Barros em 07/04/2013 19:14:25
Senhor Prefeito vc não vai dar conta, entrega logo nossa prefeitura tenho certeza que não vai arrepender! ou vai ter que sair como o Fernando Collor? olha essa de perder as empresas chinesas é demais , vc esta na prefeitura 100 dias e não mostrou nem sua equipe formada , gostaria de poder escrever tudo que penso de vc mas não dá né, embora pago imposto e não é pouco, reflete.
 
ilma matos em 07/04/2013 19:14:14
Engraçado como é o Bernal todos fazem questão de escancarar, mas mal sabeeeem o quanto nossa antiga gestão de prefeito se deixou perder empresas que vieram para investir em nossa capital... Ninguém fala... Porque será? E ainda continuam mamando nas tetas do governo... Fala Sério!!!
 
elvis marcol em 07/04/2013 18:40:08
ACOOOOOOOOOOOOOORDA! Bernal larga de botar culpa nos outros pelas cagadas que ta acontecendo com Campo Grande, você foi eleito pra resolver, se não tá aguentando dá lugar pra outro!
 
Cristiano Vitorino em 07/04/2013 18:13:54
e o pior esta por vir graças a esse bernal!
 
samuel vosni em 07/04/2013 17:25:11
E agora BERNAL vai falar que estão te perseguindo ou vai colocar a culpa na CÂMARA???????????? Isso é só o começo da gestão do 'HOMI'.
 
Lucas Andrade em 07/04/2013 16:12:30
SR JANILTON O SENHOR ESTA GANHANDO DINHEIRO DESSE LAMBAO DO PREFEITO PRA FALAR DEIXA O HOMEM TRABALHAR EH? POIS ATE AGORA NAO VI MELHORIA NENHUMA EM CAMPO GRANDE SO TO VENDO PRAÇAS SUJAS RUAS SEM CONSEVAÇÃO E ESBURACADAS, ESCOLAS SEM MERENDAS, PAIS COMPRANDO MERENDAS. FALA SERIO HEIN SR JANILTON ACHO QUE O SENHOR EH CEGO OU NAO QUER VER COISAS QUE ESTA ACONTECENDO NA NOSSA CIDADE OU SENHOR NAO EHDE CAMPO GRANDE?
 
Lisandro Mesquita em 07/04/2013 14:55:47
E SENHOR PREFIETO LAMBAO! EH BEM CAVAQLO PARAGUAIO SO TEM ARRANCADA! PERDENDO EMPRESAS QUE GERAM EMPREGO A POPULAÇÃO. E AQUI NO JD. LEON DENIZART CONTE FEZ A MESMA COISA BEM LAMBAO MESMO. PESSOAL DO CAMPO GRANDE NEWS VEM AQUI NO BAIRRO FAZER UMA REPORTAGEM E VCS VAO VER DO QUE ESTOU FALANDO. O NOSSO PREFEITO FEZ UMA COISA DE LAMBAO AQUI NO BAIRRO. DISQUE PASSOU PATROLA NAS RUAS MAS AINDA ESSAS RUAS QUE PASSOU A PATROLA ESTA ENTRANSITADA. EH BEM CAVALO PARAGUAIO SO TEM ARRANQUE DEPOIS PARA COM TUDO. O SR SECRETARIO SEMY FERRAZ NUM FAZ IGUAL AO NOSSO PREFEITO SO TEM ARRANQUE. POIS NA PERIFERIA TEM VOTO E MUTO VOTO. NAO SE ESQUEÇAM.!!!!!
 
Lisandro Mesquita em 07/04/2013 14:52:16
Realmente esse cara é um zero a esquerda... #RIP Campo Grande!! Infelizmente nossa Capital só irá renascer daqui a 4 anos nas próximas eleições
 
Michael Angelo em 07/04/2013 14:31:54
infezlimente mas uma vez o imprefeito que o povo elegeu vai fazer mas uma cagada,ou seja vai perder mais duas empresas interessada em fixar suas atividades em CAMPO GRANDE,isto é bom acontecer para aqueles que votaram neste imprefeito que a unica coisa que sabe faser é programa de rádio,e o EX PRESIDENTE LULA disse que radialista não prestava para ser politico,e outra coisa que está me deixando boquiaberto é VEREADORA que na gestão do NELSINHO TRAD ficou 7 anos como presidente de fundação e que o mesmo era em seus discursos o melhor,agora só elogia o imprefeito,acorda vereadores,para de faser joguinho de oposição para vender jornal e enquanto voces brincam de oposição o BERNAL joga o povo contra voces a incopetência dele é ne voces que a culpa ta caindo.
 
cesar silva em 07/04/2013 14:25:38
ele ta levando campo grande pro abismo
 
hudson tomé em 07/04/2013 13:54:32
Quem mandou votar no "home" ? Ele já está com o emprego dele garantido por 4 anos, que se ferre o resto. "Tamo" ferrado.
 
Marcos Figueiredo em 07/04/2013 13:51:20
É lamentável essa administração não resolver um simples serviço como esse, se fosse o ex-prefeito já estaria definido o local ha tempo!!Essa administração está lenta, executada por esse homem sem capacidade de governar uma capital como Campo Grande!! Isso é apenas o começo de tais longos 3 anos e 8 meses de infelicidade dos campo-grandenses em ter o Bernal como prefeito.
 
Daniel Noob em 07/04/2013 13:41:13
Pergunto: Quantas empresas foram para Três Lagoas nas administrações de André e Nelsinho??? Vamos olhar para trás e vamos ver que esse não é o jogo da verdade.
 
Carlos Araujo em 07/04/2013 13:32:51
Campo grande tem espaço de sobra........na frente do lixão principalmente, instala as empresas lá assim as pessoas que lá estão dizendo que não pode sustentar uma casa decente posso se especializar e trabalhar na empresa!!!!!!
OW BERNAL
 
Anderson Silva em 07/04/2013 13:16:21
O POVO NÃO QUERIA MUDANÇA,ESTÁ AI A MUDANÇA.......100 DIAS DE ADMINISTRAÇÃO E ATÉ AGORA NADA...CRIANÇAS SEM MATERIAIS ESCOLARES,SEM UNIFORMES DO TAMANHO PADRÃO....MUITOS ALUNOS ESTÃO USANDO UNIFORMES DA GESTÃO ANTERIOR!E AGORA MAIS ISTO..ISSO É UMA VERGONHA...EU APOIO A COLEGA FRANCISCA D.SOUZA...
 
Eliane Alves em 07/04/2013 13:14:20
Vamos trazer mais uma Homex pra Campo Grande?
Sou contra incentivar empresários de fora em detrimento dos locais.
Acho realmente que a atual administração é inerte, porém a anterior não é exemplo nenhum no assunto de investimentos e benefícios para empresas ( Kepler Weber ) e outras que a gente nem sabe.
 
Ido dos Santos Ximenes em 07/04/2013 12:39:53
Sr. Janilson, oque o povo quer é realmente ver o sr bernal trabalhar, mas ta difícil, eu me nego a achar que tem alguem que não esteja ganhando grana por fora esteja do lado dele.....entendeu sr. JANILSONNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNN.
 
marco silva em 07/04/2013 12:36:05
Na logomarca da administração do Bernal, até o "B" aparece deitado!

Acorda Bernal !
 
Marcelo Knapik em 07/04/2013 12:11:37
Infelizmente a fraze e certa TODO POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE. Ai esta mais uma prova. A maioria nao queria a mudanca, olha ela ai. So que pra pior. LAMENTAVEL
 
lucimar oliveira em 07/04/2013 11:12:18
Já está na afministração minicipal, não temos oque fazer senão torcer para que dê certo !
agora não adinta reclamar, mais uma vez isso fica de exemplo para o povo que não valoriza o poder "direito" do voto que usado com conciência pode beneficiar toda a população !
 
tiago menezes em 07/04/2013 11:06:49
Bernal! pensa você que esta ganho os 4 anos? Será que esqueceu que existe impitimam? Pois eu estou precisando de emprego, e te digo mais: sou capaz de movimentar um impitimam; se o povo te colocou ai também pode tirar. Trabalha meu! Cumpra suas promessas feitas em sua campanha ou esqueceu.
 
Francisca D. Sousa em 07/04/2013 10:58:30
Bom, um cara que como deputado tinha praticamente só projetos de "homenagens" e "mudança de nomes de rua", tá fazendo uma administração à sua altura.
Infelizmente as pessoas não pesquisam antes de votar. Vão pela cara do candidato ou querem a mudança pela mudança, sem pensar nas consequências. Isso que tá só no começo!
 
Francisco Dequech em 07/04/2013 10:41:00
Deixa, pode mandar para Três Lagoas, com isso a cidade vai crescendo, e Campo Grande? Só por ser Capital? Três Lagoas hoje, é o maior polo de industrias e a prefeita tem visão de empreendorismo, já o Bernal, não consegue cuidar nem do próprio umbigo.
 
Bruno Rodrigues em 07/04/2013 10:28:29
To com dó da minha cidade morena, esse nosso prefeito ta acabando com ela, e que me deixa mais triste e que o proprio povo aprovou esse homem.
 
Alessandro Martines em 07/04/2013 09:59:52
Meu querido prefeito, vou sugerir que indique um jovem empresário e político, Cláudio Sertão este seria um competente titular para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Turismo e do Agronegócio (Sedesc).
 
Alvaro Barbosa em 07/04/2013 09:59:09
e por que ele estaria preocupado com trabalho para a populacao,o trabalho dele esta garantido por (4)anos mesmo.ele esta preocupado sim com o maior salario que ele recebe todo mes.o resto nao interessa........... LASTIMAVEL.
 
valdir zatti em 07/04/2013 09:34:50
deixa o homem trabalhar!!!
 
janilson cavalcante em 07/04/2013 09:27:19
FAÇAMOS O SEGUINTE: CONSULTE O "POVO", BERNAL, A RESPEITO DESSA SITUAÇÃO AFINAL ELES TE ELEGERAM, E PRECISAM DE EMPREGO...E AGORA BERNAL????
 
LUCINEIA TESSARO em 07/04/2013 09:26:05
Esse é o nosso prefeito ...
E O BERNAL???????
 
Antonio Soares em 07/04/2013 09:18:11
Ele ja comprou o apartamento dele, nao esta preocupado com emprego para os outros.
 
alex andre de souza em 07/04/2013 09:05:47
Assim realmente fica difícil e quem paga o pato é a população que não vê empregos aparecerem, renda aumentar, bem estar acontecer. É o despreparo de políticos (minoria) aliado, às vezes, à corrupção, a causa dos nossos maiores males. Educar a população, politicamente, inclusive, eis a solução.
 
joao alberto gomes e silva em 07/04/2013 08:55:00
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions