ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Política

Bernal não recebe notificação, mas se reúne com ex-vereador na Prefeitura

Aline dos Santos e Leonardo Rocha | 21/10/2013 11:29
Funcionário da Câmara foi informado que prefeito não estava. (Foto: Cleber Gellio)
Funcionário da Câmara foi informado que prefeito não estava. (Foto: Cleber Gellio)
No mesmo horário, Athayde Nery entrou no gabinete para reunião com Bernal. (Foto: Cleber Gellio)
No mesmo horário, Athayde Nery entrou no gabinete para reunião com Bernal. (Foto: Cleber Gellio)

O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), não foi localizado no Paço Municipal pelo funcionário da Câmara Municipal que levou a notificação da Comissão Processante, que pode resultar na cassação do seu mandato. No entanto, no mesmo horário, às 11h, teria reunião em seu gabinete com o ex-vereador Athayde Nery (PPS).

Nery chegou à Prefeitura, falou rapidamente para a imprensa que se reuniria com Bernal e rumou para o gabinete. “Nesse momento, é preciso ter uma cirurgia fina, muito cuidado na articulação política. Estamos vivendo uma situação delicada e sensível”, opinou sobre a atual momento político da Capital.

De forma oposta, Gustavo Menezes, funcionário do apoio legislativo da Câmara, foi orientado a retornar após às 13h30. Ele foi recepcionado por Luiz Carlos Santini, que, por ordem judicial, foi exonerado do posto de procurador-geral. Santini informou que agora está na função de assessor jurídico, como funcionário comissionado.

O servidor do Poder Legislativo municipal levou à Prefeitura uma caixa com as denúncias que deram origem à Comissão Processante e um questionário. O prefeito, quando notificado, terá prazo de dez dias para apresentar defesa e lista com até dez testemunhas.

Em seguida, a comissão tem prazo de cinco dias para analisar a reposta, decidindo pelo arquivamento ou continuidade do processo. Diante da tentativa frustrada, o servidor disse que vai ligar antes de voltar no período vespertino. O expediente será para não perder a viagem.

Fio da navalha - Com 31 páginas, a denúncia - que embasa a comissão e o pedido de afastamento feito pelo MPE (Ministério Público Eleitoral) à Justiça – aponta que o prefeito “vem perpetrando, em todas as áreas de atuação do município, inúmeros atos administrativos nocivos aos cidadãos e à economia campo-grandenses, demonstrando um inacreditável despreparo e uma intolerável ineficiência para o exercício do mandato que foi confiado”.

Conforme o documento, a Prefeitura na gestão de Bernal teve a “emergência fabricada”. Ou seja, que o prefeito teria prejudicado empresas que vinham prestando serviço para beneficiar a Salute Distribuidora de Alimentos Ltda, Jagás Com. de Gás Ltda e MegaServ

“O denunciado se utilizou, ardilosamente, de meios para fabricar situações emergenciais, valendo-se, para tanto, de omissão no pagamento a alguns fornecedores (inadimplência seletiva), resultando na descontinuidade dos serviços públicos, gerando artificialmente uma crise e forçando a contratação direta de empresas ‘apadrinhadas’ pelo mesmo”, diz um dos trechos.

Bernal nega irregularidades e já informou que vai à Justiça para derrubar a Comissão Processante.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias