A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

16/10/2013 13:47

Na berlinda, Bernal fala em coalizão, prestar contas e pacote de obras

Aline dos Santos e Edivaldo Bitencourt
Prefeito chega para coletiva onde respondeu a 21 perguntas da imprensa da Capital (Foto: Cleber Gellio)Prefeito chega para coletiva onde respondeu a 21 perguntas da imprensa da Capital (Foto: Cleber Gellio)

Conhecido pela dificuldade de acesso e diálogo, o prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), que desde ontem enfrenta uma Comissão Processante na Câmara Municipal, que pode resultar em cassação, apostou num tom mais receptivo, sem acusações nominais e gestos comedidos. Na entrevista coletiva de uma hora, onde respondeu a 21 perguntas, dominaram expressões como coalizão, não entrar em rota de colisão e, até mesmo, tirar da gaveta um conselho político, antiga aspiração dos partidos aliados.

“Estamos trabalhando na criação do conselho político. Vou anunciá-lo em breve. Será com caráter de sugestões de políticas públicas. Incluindo lideranças, movimentos sociais. Não é conselho de bancada partidária”, afirmou.
Quando sugerido, o conselho teria a missão de abrir espaço para aliados políticos na administração municipal. É uma sugestão antiga dos aliados, inclusive, do líder do prefeito na Câmara, Marcos Alex (PT).

Diante de um batalhão de fotógrafos, cinegrafistas e repórteres, o cuidado foi manter a mão sobre as mesas, que por poucas vezes, acompanharam a fala com gestos ou punhos cerrados. Bernal declarou que vai buscar aliados na Câmara Municipal e se mostrou otimista.

“Estou determinado a dialogar com o Poder Legislativo. Estou me esforçando e seguirei me esforçando, tem que ter boa vontade de ambas as partes. Começamos com dois, hoje já temos oito. Temos o PT, PPS, PRB, PSDB. Buscar ampliar a nossa base de atuação, com política séria”, declarou Bernal nesta quarta-feira. No entanto, o PSDB até expulsou o secretário municipal de Educação, José Chadid, do partido por não deixar a administração progressista. Os tucanos também ameaçam expulsar Leila Machado, outro nome tucano, mas na Funesp (Fundação Municipal de Cultura).

Sobre o distanciamento dos aliados, como o PT e o PSDB, o prefeito disse que pretende fazer um governo de coalizão. Com os tucanos, promete diálogo com as lideranças.

CPI do Calote – Bernal acabou não aguentando e voltou a acusar golpe político. Ele criticou o resultado da CPI do Calote, que apontou diversas irregularidades, como pagamento e contratação de empresas sem sede. “Os serviços públicos tiveram continuidade. Não há que se falar em irregularidades, ato de improbidade”, afirmou.

E garantiu que há “caminhão de documentos” para comprovar a transparência e a legalidade da atual gestão. “Já falam em afastamento do prefeito, interesse golpista e mesquinho. Sórdida e repugnante manifestação”, reagiu.

Bernal reafirmou que houve perseguição política e que conta com o aval do povo. “Ficou comprovado que não houve prejuízo ao erário público, houve qualidade”, afirmou, justificando as contratações milionárias sem licitação, como o pagamento de R$ 4,4 milhões à Salute Distribuidora de Alimentos, para fornecer merendas às creches e escolas, e de R$ 4,3 milhões à MegaServ, microempresa de Dourados.

Prefeito disse que não houve irregularidades e adotou tom mais conciliatório (Foto: Cleber Gellio)Prefeito disse que não houve irregularidades e adotou tom mais conciliatório (Foto: Cleber Gellio)
Mãos sobre a mesa: prefeito manteve a postura durante a coletiva no Paço Municipal (Foto: Cleber Gellio)Mãos sobre a mesa: prefeito manteve a postura durante a coletiva no Paço Municipal (Foto: Cleber Gellio)


é tinha q ter outra eleição pra prefeito ate agora não vi nada feito só picuinhas.
 
maria bezerra em 17/10/2013 09:28:00
Bom dia,
que postura horrivel e que entrevista foi, por ai se ve, além de olhar as pessoas ao lado do bernal como está mal a nossa administração...não li toda a matéria porque é só para aborrecer, espero sim, a MUDANÇA, a retirada da pessima administração que estamos vivendo...
Otima semana agora com a Comissão Processante que espero, faça muito bem seu trabalho e mudemos Campo Grande -.MS
 
LOADIR APARECIDA SILVA em 17/10/2013 07:55:22
Temos que trabalhar mais principalmente os da Câmera Municipal da Cidade e deixar o nosso PREFEITO em paz o povo escolheu... Já estamos no final do ano de 2013 ano que vem é a copa do mundo de 2014.
Trabalhar para melhorar cada dia mais as nossa vidas e da nossa cidade.
 
anthonya yracy da silva em 17/10/2013 07:54:50
Enquanto isso as creches continuam sem merendas!!! So estao preocupados com proprio umbigo! Nao estao para governar, e sim para roubar competir quem rouba mais!!
 
Silvana Santos em 17/10/2013 07:36:09
Placida Barros, não sou contra o Bernal, mas como voce disse que inferno fizeram na adm do Bernal, ele mesmo que plantou a sementinha (inferno ) vai ter que colher.
 
eraldo a bento em 17/10/2013 07:11:13
Quem não vê que é um golpe político só quem não quer enxergar, querem tirar o prefeito que mesmo com as mãos amarradas e perseguido sem trégua, fez em meses o que as outras administrações não fizeram em anos, o que eles querem é colocar um que eles possam manipular em suas causas próprias ou seja nosso voto não vale mais m... nenhuma e os Coronéis seguem ditando as regras, mas não desista Senhor prefeito quem sabe o Senhor consegue vencer esse sistema ditatório que só corrói essa cidade que tem um potencial incrível feita de cidadãos guerreiros...VIVA NOSSA AMADA CAPITAL MORENA
 
sergio gimenez em 16/10/2013 22:45:41
desde o começo tentaram derrubar o bernal será que vão conseguir agora.
 
luiz jorge de magalhaes em 16/10/2013 20:34:01
Se os Vereadores esqueceram de trabalhar, e o prefeito? cidade está parada desde o começo do ano, isso ninguém vê? os vereadores assim como o prefeito foram eleitos pelo povo também...
 
Michael Mariano em 16/10/2013 20:13:14
30 dias ja se mudou pra um AP de mais de 1.5000 um milhao e quinhetos mil. sera que foi o acerto que ele pego na radio ? tem que tira ele logo seu vice deve ser melhorzinho.
 
leandro kirchhoff em 16/10/2013 19:15:04
e não e atoa que o prefeito comprou um apartamento no começo do ano de 2 milhao
 
jacques alexandre em 16/10/2013 18:51:09
Isto é uma vergonha, para poder administrar a cidade, o prefeito tem que ceder a pressões politicas, doar cargos públicos, é muito triste ver a alcova em que o Brasil esta jogado.
 
lucidio souza em 16/10/2013 18:19:36
Cuidado prefeito Alcides Bernal, seu Vice está contra voce, porque acha que na cassação ele ocupará o teu lugar, mas e o povo que te elegeu como vai ficar?
 
LOENIR GOMES DE ARRUDA em 16/10/2013 18:15:34
Bernal por um fio - fio de cabelo!! rsrsrsrsrs
 
Fernando Gonçalves em 16/10/2013 17:58:00
* eu acho que os vereadores de campo grande se esqueceram de trabalhar realmente , so tem um problema , eles querem porque querem o giroto na prefetura , coisa que o povo reprovou nas eleiçoes passadas .
 
antonio silva em 16/10/2013 17:56:28
Assim humilde tinha que ser no início.
Agora que ja ta feito quer ser o esperto.
Que ideias novas voçe tem em prefeito.
Sem Ideias ou mal assessorado .
Nao importa mesmo isso.
Agora esperar.
 
Vilton vera em 16/10/2013 16:43:55
Agora que ele está acuado demonstra um verniz de equilíbrio para tentar reverter a situação

mas espero, como cidadão e eleitor, que a comissão processante aprofunde as

investigações e efetivamente içe do lodo toda a podridão dos contratos levado a efeito

pelo nobre prefeito.
 
Marcelo Mendes em 16/10/2013 15:53:14
se roubar alguem for prezo nao teriamos mais politicos
 
Olga Magalhaes Marin em 16/10/2013 15:16:03
é um covarde...vai ter que vender até a alma para se manter no cargo.o preço de sua arrogância será cara, muito caro.....
 
Carlos Henrique em 16/10/2013 15:09:42
Que INFERNO fizeram na administração do Bernal...
 
Placida Barros em 16/10/2013 14:12:13
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions