ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Política

Bernal prepara uma "onda de ações" de indenização contra jornais

Edivaldo Bitencourt | 26/04/2013 11:52
Prefeito está acionando meios de comunicação na Justiça (Foto: Marcos Ermínio)
Prefeito está acionando meios de comunicação na Justiça (Foto: Marcos Ermínio)

O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), pretende ingressar com uma “enxurrada” de ações com pedidos de indenização contra jornais e jornalistas. Os valores serão definidos pela Justiça, mas serão de acordo com o potencial do dano e do patrimônio das empresas e pessoas físicas.

A primeira ação por direito de imagem foi apresentada na quinta-feira da semana passada contra o jornal Correio do Estado. Ele pede indenização pelo jornal ter acusado o prefeito eleito, na época, de ter mentido que conversou com todos os deputados federais para pedir apoio para projetos em Brasília.

Outras duas ações foram protocoladas na terça-feira (23) pelo prefeito Alcides Bernal. A primeira é contra o Google Brasil Internet em decorrência da polêmica divulgação no youtube de vídeo com denúncias contra o prefeito. Na época, a Justiça decretou a prisão do diretor do Google no Brasil por não ter acatado a ordem judicial.

Segundo o advogado Lênio Ben Hur, apesar da determinação judicial, o vídeo foi reinserido várias vezes no youtube. Em decorrência da desobediência judicial, o prefeito ingressou com a ação de direito de imagem contra o Google.

A terceira ação, também de terça-feira, é contra o empresário e dono do Correio do Estado, Antônio João Hugo Rodrigues. Segundo o advogado, o empresário está sendo processado porque acusou o prefeito, no facebook, de ter estar oferecendo dinheiro aos vereadores para ampliar sua base na Câmara Municipal.

Na ocasião, Antônio João classificou que o progressista criou “um mensalinho”. O prefeito já ingressou com queixa crime na Justiça pelo mesmo motivo.

Bernal não pretende parar nessas três ações. Segundo o advogado, tem muito material para ser utilizado nas ações de indenização contra jornais e responsáveis pelos meios de comunicação.

No entanto, os advogados não definem o valor da ação indenizatória. “Ficará a critério de cada juiz”, adiantou.

Polícia – Bernal também já registrou boletim de ocorrência contra o empresário. Em março, Antônio João foi a Polícia Civil para prestar queixa sobre suposta ameaça feita ao prefeito por meio do facebook.

Após prestar depoimento, o empresário ironizou o medo do prefeito. Segundo Antônio João, ele teria dito que o prefeito só corria o risco de morrer se se engasgasse com uma bala de hortelã. Ele respondia a comentário de um seguidor em matéria do presidente da Venezuela na época, Hugo Chavez.

Nos siga no Google Notícias