A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 17 de Dezembro de 2018

02/05/2013 15:56

Bernal usa slogan da campanha e iniciais “AB”; Câmara vê ilegalidade

Zemil Rocha e Jéssica Benitez
Alcides Bernal apontando para sua propaganda com AB estilizado (Foto: Vanderlei Aparecido)Alcides Bernal apontando para sua propaganda com "AB" estilizado (Foto: Vanderlei Aparecido)

A Câmara de Campo Grande aprovou, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (2), requerimento do vereador Paulo Pedra (PDT) que questiona a legalidade e constitucionalidade da logomarca adotada pela Prefeitura na gestão do prefeito Alcides Bernal (PP), que inclui as iniciais de seu nome “AB” e o slogan utilizado por ele na campanha eleitoral do ano passado, “As pessoas em primeiro lugar”.

O pedido de explicações foi aprovado por unanimidade no final da sessão de hoje, em meio a uma multidão de outros requerimentos também avalizados pelo plenário da Câmara. Além de ser desmilinguida, tendo diminuído de nove vereadores para apenas sete dos 29 integrantes do Legislativo municipal, a base de apoio do prefeito Alcides Bernal também é desatenta, já que nenhum de seus membros se opôs ou se prontificou a defender o chefe do Executivo.
As marcas de Alcides Bernal estão nos outdoors da Prefeitura de Campo Grande, nos cavaletes que interrompem o trânsito, nas peças publicitárias veiculadas pela mídia, em folders e outros documentos impressos.

Na justificativa, Pedra observa que a propaganda e a publicidade do setor público não podem ser feitas com “pessoalidade”, havendo proibição constitucional nesse sentido. “Tendo em vista que e proibido a promoção pessoal e que o slogan do Prefeito subtende-se mensagem subliminar, ferindo o parágrafo 1° do Artigo 37 da Constituição Federal juntamente com a Lei nº 8.429/92”, alegou ele no requerimento.

Embora a questão de ofensa à proibição constitucional da “pessoalidade” na propaganda da Prefeitura de Campo Grande já tenha sido levantada nas outras gestões, a possibilidade de descumprimento da norma agora é maior, já que há o uso de slogan igual ao da campanha eleitoral de 2012 e a inclusão das iniciais do nome do prefeito. “Na gestão dos outros prefeitos, como Nelsinho e André, havia logomarcas apenas e elas não eram iguais às da campanha eleitoral. Usava-se uma na campanha e outra na administração”, observou Paulo Pedra.

Na gestão passada, Nelsinho Trad usou o slogan “A gente que faz” nas campanhas de propaganda da Prefeitura de Campo Grande. O antecessor de Nelsinho e atual governador do Estado, André Puccinelli, usava a frase “No coração da gente” nas peças publicitárias da administração municipal no período em que governou a Capital.



Olha, pode ser interpretado como um coração, 3 pessoas.. e Se fosse AB?? está subentendido, quer dizer, só alguém que não tem muito o q fazer pra ficar notando essas coisas... Vamos trabalhar senhores vereadores, Campo Grande PRECISA de vocês, foram eleitos para isso, servir Campo Grande, se não estão contentes, por favor, deixe suas cadeiras "nobres" quem quer trabalhar...
 
Aline C. Schossler em 03/05/2013 17:17:14
Para colocar o slogan em todos os cantos a cidade a prefeitura tem dinheiro néh, mas para os uniformes das crianças da creche, os kits escolares, os remédios nos postos de saúde entre outras obras o dinheiro não existe neh! Mas o cumulo mesmo é quando questionado sobre qualquer assunto a resposta do nosso prefeito é sempre a segunte: "- a culpa é da adminstração passada!" ... Até quando gente? Até quando?
 
Jessika Rodrigues em 03/05/2013 09:02:29
Os vereadores andam muito ocupados pelo jeito!
 
Alex Moreira em 03/05/2013 09:01:32
Eu acho que as iniciais são a cidade de Campo Grande é Amada e Bonita, deve ser isto ou não??????
 
Roberto Domingos em 02/05/2013 23:38:03
. vc acha que o prefeito fez algo de produtivo
. a cidade caminha sozinha, por que ele e nada, nada
. tirar a placa da gestao anterior e por a dele piada né
. ele nao fez uma obra, a nao ser trocar as placas e por o nome dele
 
JULIO JUNIOR em 02/05/2013 23:32:27
A ilegalidade está no aumento salarial desses vereadores com mais de 60% onde até a OAB questiona, isso ninguém fala na câmara né.
 
André Lima em 02/05/2013 23:08:29
Vereadores tem que se preocupar com a população que votaram neles, não é encher a paciencia do prefeito por conta de bobeira e picuinha , acho que é dor de cotovelo, até agora não fizeram , nada alem de se preocupar com a vida alheia , com o salário , e o local onde a camara sera instalada chega de TITITI , vamos tabalhar para fazer jus ao salário gooooooooooooooooooooooorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrdodo que ganham , afinal somos nós eleitores que pagamos o salário de voces, portanto merecemos respeito e que cumpram com o prometido nas eleições . VAMOS LÀ MINHA GENTEM?
 
helena da costa andrade em 02/05/2013 21:28:33
UHUUMMM!!! EXTRA! EXTRA! EXTRA! Campo Grande passa a ter 29 Vereadores e pela primeira vez na História a Saude, Educação, Segurança e muitos outros setores essenciais passam a ser tratados em segundo plano, pois a LOGO da Administração incomoda os nobres.
 
Rafael Karpov em 02/05/2013 20:07:22
Esse "AB" tá impresso até nas senhas do Centro de atendimento do cidadão, como pude comprovar "in loco" hj...
 
francisco guimaraes em 02/05/2013 19:03:11
Meu caro veredor, voçê está no partido errado, que tal o PP.. , mas pode confundir partido com nome. Como eu sou ligado a siglas achei que AB fosse Autentico e Bonito.
 
Inacio Schneider em 02/05/2013 17:50:21
Já fiz esta denúncia no MPE logo no início do mandato do prefeito e tive como resposta de que minha "Denúncia era vazia", portanto, sem credibilidade.
 
Carlos Alberto Silva Oliveira em 02/05/2013 17:21:18
E nada de CPI da Saúde.... parabéns, vereadores de Campo Grande.
 
Cassio Rodrigues em 02/05/2013 16:56:42
Enquanto isso, o povo vive acuado e sofre. A culpa é de quem?
Da câmara municipal. Se importam com bobeira e aumento salarial (deles), ao invés de se preocupar com o povo.
 
José Silva em 02/05/2013 16:45:38
Vejam só que parecido.... http://www.tourspain.es/es-es/marketing/MarcaTuristicaEspana/Paginas/default.aspx Cabralzinho ama a Espanha...
 
Junior Lopes em 02/05/2013 16:26:29
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions