ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Política

Bolsonaro cobra sintonia em discurso e PL adia filiação

Em viagem, presidente disse que Valdemar Costa Neto precisa se alinhar às suas pautas conservadoras

Adriel Mattos | 14/11/2021 11:44
Presidente Jair Bolsonaro durante entrevista coletiva. (Foto: Alan Santos/PR)
Presidente Jair Bolsonaro durante entrevista coletiva. (Foto: Alan Santos/PR)

O PL adiou a filiação do presidente da República, Jair Bolsonaro. Em nota neste domingo (14), o presidente nacional da legenda, Valdemar Costa Neto, disse que ambos tiveram “intensa troca de mensagens na madrugada”.

“A data de 22 de novembro foi cancelada, não havendo, ainda, uma nova data para o compromisso de filiação”, informou Costa Neto na nota, que destacou que o adiamento foi feito de “comum acordo” entre ele e Bolsonaro.

Em visita oficial aos Emirados Árabes Unidos, o presidente adiantou que não se filiaria ao PL na data marcada alegando haver pendências. O comentário durante visita à uma feira de aviação em Dubai.

“Temos muitas coisas a acertar ainda. Por exemplo; o discurso meu e do Valdemar nas questões das pautas conservadoras, nas questões de interesse nacional, na política de relações exteriores. A questão de defesa, os ministros, o padrão de ministros a continuar. Casamento tem que ser perfeito”, justificou.

Bolsonaro ainda demonstrou insatisfação com acordos regionais, já que há resistências em alguns estados. “A gente não vai aceitar, por exemplo, São Paulo apoiar alguém do PSDB”, afirmou. No estado, o PL é aliado ao governador João Doria (PSDB), que apoiará a candidatura do vice, Rodrigo Garcia.

Histórico – O presidente está sem partido desde novembro de 2019, quando rompeu o PSL, partido pelo qual se elegeu em 2018. Em 2020, ele tentou formar o Aliança pelo Brasil, mas a nova legenda não saiu do papel.

Assim, Bolsonaro passou a negociar com diversos partidos, mas encontrou resistências devido às suas exigências. O presidente faz questão de ter voz na indicação dos candidatos aos governos e ao Senado, além do alinhamento com seu discurso.

O próprio presidente conversou com a cúpula do PRTB, partido do vice-presidente Hamilton Mourão. Auxiliares de Bolsonaro articularam ainda com PMN, PSC e DC.

Nas últimas semanas, o chefe do Executivo federal ficou entre PP, PL e Republicanos e anunciou na semana passada que havia fechado com o partido de Valdemar Costa Neto.

Nos siga no Google Notícias