ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUARTA  08    CAMPO GRANDE 31º

Política

Câmara de Dourados faz sessão extraordinária para votar aumento de vereadores

A partir da próxima eleição, população terá dois parlamentares a mais no plenário da Casa de Leis

Por Gabriela Couto | 26/12/2023 17:08
Plenário da Câmara de Dourados composto por 19 vereadores durante sessão ordinária (Foto: Francielle Grott/CMD)
Plenário da Câmara de Dourados composto por 19 vereadores durante sessão ordinária (Foto: Francielle Grott/CMD)

O presidente da Câmara Municipal de Dourados, Laudir Munaretto (MDB), convocou sessão extraordinária durante o recesso parlamentar. Os vereadores da cidade localizada a 251 km de Campo Grande vão votar a partir das 9h, desta quarta-feira (27), dois projetos que alteram a Lei Orgânica Municipal.

Em segunda discussão, os parlamentares votam o aumento de cadeiras para a próxima legislatura. Com base no novo Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o aumento de população da segunda maior cidade do Estado, passando a 243.367 habitantes, dá o direito de ampliar mais duas cadeiras no plenário. Passando de 19 para 21 vereadores eleitos, já na eleição de 2024. A medida garante maior representatividade dentro da Casa de Leis.

Outro projeto que também entrará em pauta foi encaminhado pelo prefeito Alan Guedes (PP). A alteração na Lei Orgânica visa baixar o custo da taxa de lixo para o cidadão. A Prefeitura passará a custear 30% do valor do serviço, sendo que já custeia 15%.

Desde o ano passado, a Lei Federal nº 14.026 estabeleceu o Marco Legal do Saneamento Básico no país, determinou a obrigatoriedade da taxa de coleta e destinação de resíduos sólidos para todos os municípios brasileiros.

Em 2022, uma lei municipal estabeleceu que a administração direta, indireta e fundacional do Poder Executivo Municipal deveria contribuir com 15% do valor total do serviço de coleta de resíduos. No entanto, após análises detalhadas e considerações sobre equidade fiscal e justiça tributária, tornou-se evidente que a contribuição municipal deveria ser maior. Por isso, um novo projeto de lei sugere que o município arque com 30% do custo global desse serviço essencial.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias