A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

19/06/2013 10:27

Câmara decide rever valor gasto com a alimentação dos vereadores

Ângela Kempfer

Depois de ameaça de protestos amanhã na Câmara Municipal, os vereadores decidiram rediscutir o gasto com alimentação. Em nota divulgada há pouco, o Legislativo anuncia "a criação de uma comissão para revisão do Regimento Interno, em função dessa nova realidade das sessões com os 29 vereadores", o que teria como reflexo a queda nos custos com lanches, que já estão previstos desde de outros mandatos.

No dia 6 de junho, o Campo Grande News publicou matéria sobre o aumento nos custos e na onda de manifestações pelo País, estudantes ameaçaram ir até a Câmara amanhã para tomar café ao lado dos vereadores.

Antes, a Câmara tenta justificar o gasto que este ano subiu para mais de R$ 9,5 mil por mês, 150% em relação a 2012. O argumento é a "duração das sessões ordinárias e em decorrência de outros trabalhos legislativos, como audiências públicas, oitivas, sessões comunitárias, sessões itinerantes, reuniões de comissões permanentes e Comissões Parlamentares de Inquérito e outras atividades parlamentares".

O presidente da Casa, Mário Cesar, explica que os custos são reflexo das atividades não apenas em dias de sessão, mas sim de segunda à sexta, durante todo o dia. "As sessões ordinárias, por exemplo, estão sendo prorrogadas e estão ultrapassando com frequência o horário, terminando por volta das 14 horas, até por conta do aumento do número de vereadores.

Em nome da Câmara, ele reitera "que o valor dessa alimentação é estimado e não fixo, sendo gasto de acordo com a necessidade em cada mês". Ele lembra que o gasto com o lanche não é algo desta gestão e sim de administrações passadas, de "antigas legislaturas" e tenta minimizar os custos. Se pegarmos, por exemplo, o valor gasto no último mês e dividirmos pelo número de dias de trabalho e pelo número de vereadores, o valor que se chega por parlamentar é de 10 reais em média no dia todo".

Atualmente no cardápio dos vereadores há itens como granola, sanduíches, café, água de coco e iogurte.



será possível, descontar o valor do lanche nos honorários do vereador assim poderiam escolher o perfil do coffee break sem comentários.final
 
Elizeu Guilherme Dos Santos em 20/06/2013 05:07:06
todos os trabalhadores tomam o café da manhã em casa, quando tem ,porque que esses vereadores também não passam a comer em casa ,muita falta de respeito com a população e principalmente com as crianças nas escolas, q as vezes da vergonha de servir o lanche p/ eles.fica a dica senhores VEREADORES melhore o lancha das ESCOLAS .
 
angela meza em 19/06/2013 17:51:00
Não só o valor da alimentação na câmara que deve ser revisto e sim todo os gastos com políticos. Eles não salvam vidas, não colocam a própria vida em risco pelo próximo e não trabalham para o povo. Porque eles devem ter salários maiores que médicos, enfermeiros, policiais, bombeiros e socorristas que trabalham para o povo e salvam vidam e colocam as suas vidas em prol das pessoas. Político é nada mais que ladrão de carteira assinada, bandido profissionalizado e criminoso assalariado! As manifestações devem ser feitas enfrente as casas de tais políticos e não nas ruas contra o povo, devemos incomodar quem nos incomoda!
 
Alexandre de Souza em 19/06/2013 17:50:55
Não interessa o tempo que gastam em reuniões, esse não é o trabalho dos senhores? Como disseram aqui em nenhum outro emprego existe esta mordomia, os senhores que tomem vergonha na cara e paguem pelo lanche que querem comer, já que não trabalham das 8h as 18h (todos os dias) como muito trabalhador desta cidade.
 
Patrícia Caetano em 19/06/2013 17:27:12
Milhares de pessoas passando fome em toda parte do país. Os trabalhadores comendo pão com água para sobrar o dinheiro dos tributos insuportáveis (municipais, estaduais e federais) para pagar "cafezinho" para vereadores que tem os melhores salários da cidade. Isso é intolerável, sempre foi e o povo sempre engoliu, mas agora o povo parece que o país está acordando. Tem famílias que não tem a metade do custo do cafezinho para suprir a mesa diariamente. Abaixo o corporativismo partidário. Nosso partido é o Brasil. Esses vereadores só fazem o que os partidos mandam, não estão nem aí para as necessidades do povo. Milhares de pessoas morrendo nas filas dos postos de saúde, nos hospitais se decretam quem deve morrer. Educação e segurança tratadas com migalhas. Abaixo os políticos corruptos.
 
Aldo Silva Rocha em 19/06/2013 17:01:51
Um absurdo isso, já são os maiores salários, tem ajuda de combustível, ajuda de moradia, de paletó e etc......, tudo isso fora o imenso salario que ganham, esse pais está perdido mesmo.E o coitado do trabalhador ganha um misero salario mínimo para tudo. VAMOS ACABAR COM ESSAS MORDOMIAS. Acho que agora o povo Brasileiro está começando a acordar para os absurdos de nossos governantes. Não concordo com vandalismo mas protesto sim, só assim vamos melhorar o nosso pais.
 
celia regina neitzke em 19/06/2013 16:51:22
O VALOR DA PARA ALIMENTAR UMAS 5000 PESSOAS ENTÃO AMANHÃ VAMOS TOMAR CAFÉ COM ELES OK.
 
euclides sampaio em 19/06/2013 16:20:02
se na camara tem o cafesinho recheado e farto, me pergunto: e na assembléia legislativa será que não deve ter tbem? acho que cafe com bolacha de agua e sal ja tava bom pra esses vereadores...
 
jackson blanck em 19/06/2013 16:13:38
É muito fácio ter o recurso (dinheiro) pra gastar sem ter a preocupação de como ganhá-lo.
é só gastar e nada mais!!! Gasta hoje,gasta amanha,e continua a gastar na semana que vem e só gastar.. Vamos limitar os recursos deles que isso muda rapidinho.
 
Edevanir Basilio em 19/06/2013 16:09:34
Querem dizer que a Câmara tem que pagar o alimento dos vereadores? Esse é mais um dos motivos por que a "gurizada" fazem de tudo pra entrar lá!
 
Olices Trelha em 19/06/2013 16:06:25
Tem que abrir a "CPI DO CAFÉZINHO" Sem duvidas tem NEGUINHO ai de dentro se beneficiando com isso.

wesley nunes em 19/06/2013 11:10:04 KKKKKKKKKKKKK
 
Dr Adilson Marquez em 19/06/2013 15:56:41
Cara de pau mesmo esse presidente da Câmara, desde quando os senhores vereadores trabalham todos os dias da semana? Os senhores não tem a obrigação de dedicação exclusiva na casa do povo, povo esse que as vezes não tem ao menos pão todos os dias a mesa, o povo que trabalha mais de 48h semanais senhor Mario César para bancar os custos do seu "trabalho excessivo". 14 horas em casa? Que beleeeeeza! Ao meu ver estaria muito bem pago aos representantes do povo pão com mortadela e margarina, esse sim é o café da manhã da maioria das pessoas que realmente trabalham. Tenha vergonha na cara, comecem a cumprir o papel a que foram eleitos que é de legislar para o povo e não somente para si próprio.
 
Mauricio Secco em 19/06/2013 15:54:58
Agora sim alem de altos salários, ainda querem lanche e lanche de luxo? enquanto tem gente querendo uma casa para morar, emprego melhor, saúde melhor, qualidade de vida, os nossos vereadores querem lanche de luxo, ate parece que estão passando fome ou ganham salario minimo, e muita gozação na nossa cara isso sim, e ai povão acorda vamos a luta, vamos protestar pelo nosso dinheiro que estão rasgando sem se importar da onde que sai.
 
MISAEL MATOS em 19/06/2013 15:53:50
Não tem nada que rever valor... tem que acabar com esse gasto público desnecessário, vocês vereadores tem que levar a marmita de casa e requentar no micro-ondas, para os que não podem almoçar em "casa" ou fiquem com fome até chegarem em casa,,, Façam como os milhares de trabalhadores que levam a comida de casa e que paguem por elas... vocês não nasceram em berço esplêndido e não são melhores ou piores que qualquer cidadão trabalhador e brasileiro !! Vocês que pediram votos para estarem nesse cargo e trabalharem, comida a gente come em casa e do próprio bolso e que façam suas "vaquinhas" e dividem seus lanchinhos e cafezinhos reforçados. Aí nessa casa de leis tá de bom tamanho servir água e café preto com dinheiro público!!
 
mirian lima em 19/06/2013 15:37:19
Reflexo das manifestações populares ou os corruptos tomaram vergonha?
Hummmm, prefiro a primeira opção.
Ainda falam mal do prefeito que assumiu há apenas 6 meses, a maioria deles está na Casa há vários anos.
 
ricardo rodrigues em 19/06/2013 15:11:05
Isso é uma papagaiada, estão chamando o povo de Otário mesmo...
Eu fui Guarda municipal um ano e meio, trabalhando sem condições nenhuma, sem farda, alias, a farda era de péssima qualidade e não durou nada.
Trabalhei numa escola onde a "DITADORA" ops Diretora, era tão ruim que trancava a cozinha e não tinhamos acesso a nem um ovo, se quiséssemos tínhamos que levar de casa ou passar fome num plantão de 24h direto, sem parar pra almoçar pq a "DITADORA" dava xilique. Eu disse 24h e não algumas hs ou apenas alguns dias por mês como alguns Vereadores fazem, passem na Câmara por volta das 17:00 vcs só vão ver um GM, vamos implantar o relógio de ponto com acompanhamento da população de fato... e vamos ver se eles passam o dia inteiro só com esse café da manha mesmo...
 
Wilson Silva em 19/06/2013 15:03:56
Não há nem o que rever, coloquem água, café e bolacha de água e sal, quem quiser comer outra coisa coma em casa ou vá em alguma lanchonete e pague do próprio bolso.
 
Alex Moraes em 19/06/2013 15:03:35
Vamos lá JOVENS!!!!! defenda nossa PÁTRIA, siga o exemplo do saudoso Dr. Ulisses Guimarães.
 
Luciano Rosa em 19/06/2013 14:38:03
Vão trabalhar oito horas por dia e levar quentinha como a maioria dos brasileiros fazem, acho um absurdo tem ajuda de tudo e fazem uma carga horária insignificante. Vcs estão ai pq nós os colocamos para nos representar e colocar em prática os projetos e não para irem fazer lanchinhos....
 
maria pereira em 19/06/2013 14:31:24
PORQUE NÃO PEGAM ESTE DINHEIRO DE LANCHES E COMPRAM CESTAS BÁSICAS E DOAM PARA PESSOAS CARENTES QUE REALMENTE PRECISAM, POIS FORAM ELAS QUE O COLOCARAM AI, OU VOCÊS SÓ LEMBRAM DELAS NAS ELEIÇÕES , PARA PEDIREM VOTOS.
 
PAULO SOUZA em 19/06/2013 14:21:27
É UM ABSURDO DESSES POLÍTICOS DO BRASIL, TERIAM QUE GANHAR UM SALARIO MINIMO, POIS TEM PESSOAS QUE SOBREVIVEM COM ISTO, PORQUE ELES NÃO PODEM, PELO QUE ELES FAZEM "NADA", E UMA VERGONHA OS NOSSOS POSTOS DE SAÚDE, E HOSPITAIS, ONTEM DEIXEI MINHA MÃE PARA UMA CONSULTA QUE ESTAVA AGENDADA A 15 DIAS, PARA SER ATENDIDA NO HOSPITAL REGIONAL -ROSA PEDROSSIAN AS 06:30 , SABE A QUE HORAS ELA FOI ATENDIDA AS 10:30 DA MANHA, E UM ABSURDO
 
PAULO SOUZA em 19/06/2013 14:14:37
Só pode ser pegadinha né, cade a "camara" escondida.
Gastando essa merreca para trabalhar até as 2 da tarde, isso quando vão.
E essa foi só uma das muitas mordomias que escapuliu, devem existir muitas outras mordomias custeadas com nosso dinheiro, dinheiro esse que falta em casa, por termos muitos tributos.
#vemPraRua....

 
Gesner Willeman em 19/06/2013 14:14:28
Já que eles são representantes do povo e maioria do povo leva para o trabalho sua marmita, por que não fazer o mesmo para dar exemplo?
 
EDSON TROMBINE LEITE em 19/06/2013 13:48:10
Engraçado,só pq o povo resolveu tb "fazer uma boquinha" com os senhores vereadores que me vem com essa notícia?
Tirem o dinheiro de seus bolsos e façam como a gente:comprem o que quiserem!!!
Façam-me o favor...
 
Stephanie Espinoza em 19/06/2013 13:47:18
Pague o aluguel!
 
Roberto Gonzaga em 19/06/2013 13:42:25
vergonha vergonha
 
marcos vicente em 19/06/2013 13:28:12
Muita cara de pau. Todos absolutamente todos os trabalhadores, se quiserem que com em casa, mas esses privilegiados com salários altíssimos, ainda acham que tem direito de gastar mais um pouquinho do nosso dinheiro em comida? Me poupem, já estamos cheios desses desmandos!!
 
Elizabeth Souza em 19/06/2013 13:26:50
Quantos trabalhadores, privados ou públicos, recebem um desjejum, de graça, no ambiente de trabalho?
Deve ser raridade.
E quantos ganham mais de R$15mil?
Apenas 29.
Alias, nem considero estes 29 como trabalhadores.
São pessoas que receberam um compromisso eletivo e temporário, deveriam ser voluntários e nem receber salários.
 
Roger Luiz em 19/06/2013 13:19:58
Vale frisar uma coisa amigos. Além de tudo que já dissemos, de como o trabalhador tem que pagar pelo seu lanchinho e almoçar por conta ou qze. O que são dez reais não é? Isso é o que o Mario Cesar tentou dizer, que é uma quantia pequena e bla bla bla.

Quanto é o salário minimo mesmo? R$.678,00. Divida por 30 (porque é assim que contamos o mês comercial). Dá R$ 22,60. Em termos de porcentagem, o pequeno gasto dos nossos vereadores com lanchinho é igual a 44,25% do valor diário do salário minímo que boa parte dos brasileiros ganha. Ou seja, se o trabalhador fizer um lanchinho desses por dia, vai cozinhar com fogueira no quintal, morar de invasão, acender lampião em casa à noite e escrever no saco de pão com carvão pra poder estudar. Simples.
 
Alessandro Massulo Bento em 19/06/2013 13:04:44
Chega de absurdos neste pais. Srs. Vereadores tenham vergonha na cara e paguem do próprio bolso o que consomem.
 
anselmo lesme em 19/06/2013 12:59:28
Absurdo, chega de safadeza, corrupção!!!!!! Estamos cansados de sustentar esse tipo de gente!!
 
Suellem Gomes em 19/06/2013 12:54:14
granola o que é isso? 10 reais por dia? kkkkkkkk piada
 
joão roberto em 19/06/2013 12:52:31
Vamos levar Cartazes/Faixas CONTRA: Salário para vereadores e Deputados, quem quiser ser vereador e deputado tem que saber que é apenas para resolver os problemas de sua cidade e ou seu estado, não para ganhar dinheiro como acontece hoje em dia;
Vamos levar Cartazes/Faixas para EXIGIR que o legislativo trabalhe em prol dos interesses do povo, lembrando-os que são nossos empregados, e que não somos idiotas e nem analfabetos; Que quando a Justiça solicitar licença para investigar e caçar o governador e ou prefeito corrupto, o legislativo tem que liberar e ponto final.
 
Amarilson de Almeida em 19/06/2013 12:37:16
Com R$ 10, 00 eu compro pão e leite, margarina e queijo para pelo menos 3 dias, isso dá pra minha esposa e eu, agora vem falar em R$ 10,00 por cada vereador, vão trabalhar por quem os elegeram né!
 
Junior Ferreira em 19/06/2013 12:25:30
PORQUE OS VEREADORES TEM QUE SE ALIMANTAR MELHOR QUE AS CRIANÇAS DAS ESCOLAS PÚBLICAS TEM QUE SER O MESMO CAFE DA MANHÃ E O MESMO TIPO DE ALMOÇO, AFINAL SOMOS GENTE COMO TAL
 
ELY MONTEIRO em 19/06/2013 12:15:52
Impressionante... A resposta á população é simplesmente nula! Joga a culpa em administrações passadas mas usufrui de tal privilégio... Reclama do valor mas JAMAIS se propôs a alterá-lo... Isso só aconteceu devido á promessa de protesto por parte dos cidadãos! Ou seja, se ninguém comentasse, o descaso com o erário público continuaria. Falácias e mais falácias... Essa é a nossa atividade parlamentar de nosso estado. Eu NUNCA COMI UM CAFÉ DA MANHÃ, LANCHE OU ALGO SEMELHANTE EM HORÁRIO DE EXPEDIENTE SE NÃO FOSSE PAGO PELA MINHA PRÓPRIA PESSOA! E ainda alega que se dividir tantos dias por tantos vereadores, dá somente um mísero valor... VERGONHOSO!
 
Luís Teixeira em 19/06/2013 12:12:28
Eu levo marmitinha para o meu trabalho kkkkkkkkkkkkkkkk
 
Livio Alberto em 19/06/2013 12:06:25
Lugar de tomar cafe' da manha e' em casa....chega de estrelismo!
 
Ecio Eduardo em 19/06/2013 12:03:06
Seria muito interessante que os atuais vereadores ouvissem a voz que está chegando das ruas e aproveitassem o momento para fazer a lição de casa.

Não se justifica gastar dinheiro público com coisas que fogem do aceitável...

É no mínimo imoral....

 
JOSCELI PEREIRA em 19/06/2013 11:56:50
Sem contar que os Procuradores do Estado, ganham um auxilio alimentação de 1.500,00 R$, por mês, maior que o salário de muitas pessoas que tem que tirar do salário minimo para o seu almoço, vergonha isso que está acontecendo em nosso país, estamos cercados de sangues sugas.
 
Rodrigo Gonçalves em 19/06/2013 11:51:44
JÁ QUE ELES FALAM QUE TEM TANTA SESSÕES ASSIM, PORQUE NÃO COLOCAM PONTO BIOMÉTRICO PARA SABER QUEM REALMENTE ESTA PRESENTE. ACHO DIFÍCIL!!!!!!!!!!!
 
ADRIANO ULISSES em 19/06/2013 11:50:43
Lanchinho bom para ser servido nas escolas, ceinfs, hospitais, orfanatos, etc... Gostoso, reforçado, e de 1ª linha... Seria excelente para o aprendizado e a saúde das crianças...
 
Silvana Marchewicz em 19/06/2013 11:50:20
Dá medo eles criarem um "ticket refeição" pra vereadores. Já pensou o valor que nós vamos ter que pagar ? Gozado , eles não podem se alimentar em casa ? Vai ver que é por que trabalham muito (rsss)!
 
Marcos Figueiredo em 19/06/2013 11:48:12
No órgão Estadual em que trabalhei até me aposentar se quisesse tomar um cafezinho nós tínhamos que levar de casa. Lá não existe até hoje café, açúcar, chá e nem gás para aquecer um lanche e vai reclamar pro todo poderoso Governador pra ver o que dá!
Agora fica esses palhaços comendo e gozando no povo que os sustentam, isto é um absurdo. Até quando minha gente.........
 
José Torraca em 19/06/2013 11:42:55
Se não bastasse o aumento de 60%, agora lanchinho de luxo? Vergonhoso!
 
Emerson Rodrigues em 19/06/2013 11:38:23
Sou a favor dos manifestantes irem ao café da manhã dos vereadores.
 
Everton Luis em 19/06/2013 11:37:19
é facil ser vereador, o coringa, o chocolate, e dionbisio, nunca participou de uma cafe da manha rechaeado, so o siufi é acostumado, pois o hc pagava para ele
 
adrielle pereira em 19/06/2013 11:37:15
Pão com manteiga e café com leite é o lanche de todo trabalhador , este está mais do que justo a eles também .
 
João da Silva em 19/06/2013 11:25:15
larga de ser mentiroso Sr. Vereador, todo trabalhador faz sua refeições em casa, façam o mesmo, vocês já ganham um absurdo, para não fazerem nada, enquanto isso as criança e adolescentes do programa e diabetes do CEM, continuam sem agulhas para aplicação de insulina. O Sr. lembra quando abraçava a causa quando ainda era um pretenso candidato!!!!
Faça algo agora!!!!!
 
Maristania vieira em 19/06/2013 11:18:38
MUITO FÁCIL DE RESOLVER ISSO, cada vereador paga o seu lanchinho por mês ...direto na fornecedora, mas sem a ajuda de custo, do próprio salarinho que eles recebem......simples assim!
 
Ana Maria de Medeiros Diniz em 19/06/2013 11:15:29
Falta uma glândula chama consciência para esses políticos, um cafézinho expresso é o suficiente....O BRASIL tbm tem fome.....
 
André MOnteiro em 19/06/2013 11:13:25
Tem que abrir a "CPI DO CAFÉZINHO" Sem duvidas tem neguinho ai de dentro se beneficiando com isso.
 
wesley nunes em 19/06/2013 11:10:04
Engraçado que a maioria das pessoas trabalham 8 horas por dia e em grande parte (acredito que quase todos mesmo) tem apenas as suas 2 horas de almoço, que são previstas por lei. Que normalmente o almoço sai do próprio bolso, quando recebem um auxilio para o tal, é em média entre R$5 e 10/dia.
Café da manhã tomam em casa antes de sair pro serviço (quando tomam) e lanchinhos fora de hora saem do próprio salário. Reuniões até tarde? As empresas contratam um coffe break SIMBÓLICO (lembrando que coffe break apenas uma espécie de lanche rápido caso os políticos não saibam e não essa fartura toda) só para o funcionário "aguentar" mais um pouco...
Faça-me o favor! Tirem dinheiro do salário de vocês pra tal gasto absurdo!!
 
Emilly Silva em 19/06/2013 11:07:03
Eles estão trabalhando muito??? Bem vindo à realidade de milhares de pessoas residentes na cidade de Campo Grande. Então, se precisam de lanchinhos, venha fazer parte desse grupo, que se tem fome no horário de expediente, tira do próprio salário para "fazer uma boquinha". É vergonhoso o tratamento exigido pelos nossos representantes.
 
Marcilene Dutra em 19/06/2013 11:05:22
Como nossos políticos gostam de mascarar ou se desculpar pelos "ERROS", acusando outro de ser o "PAI" da criança, se agora após os protestos, ele viu que o contrato pode ser revisto, porque estes contratos não foram revistos quando este mesmo legislador assumiu o seu mandato.. DESCULPAS, FALÁCIAS, PROMESSAS, estamos cheios de blá blá blá... Queremos atitudes, queremos mudanças já..

Mais: SAÚDE, EDUCAÇÃO, TRABALHO, CONDIÇÕES DE EMPREGO DIGNO
Menos: CARGA TRIBUTÁRIA, ASSISTENCIALISMO, BURACOS NAS RUAS, CORRUPÇÃO.

Um ex presidente disse em seu discurso: "temos que ensinar a pescar e não dar o peixe"..

Mas acho que dar o peixe rende mais votos..

Temos que melhorar as condições acima, para podermos acabar com os programas BOLSA ISSO e BOLSA AQUILO , criados somente para render votos.. BASTA
 
odracir siarom em 19/06/2013 11:03:37
Estive conversando com alguns professores que trabalham no Estado que eles não podem comer o lanche dos alunos, e que se quiserem tomar café preto precisam comprar tudo para tomar na sala dos professores.
Que bom que estarão "revendo" esse valor, pois não seria JUSTO privilegiar somente uma categoria...não é? #absurdo!!!
 
Elinei Morais em 19/06/2013 11:02:30
Será que com o salário que eles ganham não dá para pagar o lanche deles? os outros órgãos também tem lanchinho, está na hora de verificar eles também, MPE, TJMS, TCE, TRT, e por ai vai.
 
Osvaldo Amaral em 19/06/2013 10:58:22
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions