ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Política

Câmara deve decidir afastamento de prefeito só no dia 25 de agosto

Edivaldo Bitencourt e Antonio Marques | 13/08/2015 14:37
Fernando Pineis vai emitir parecer sobre o afastamento do prefeito (Foto: Marcos Ermínio)
Fernando Pineis vai emitir parecer sobre o afastamento do prefeito (Foto: Marcos Ermínio)

A Câmara Municipal de Campo Grande só deve analisar em plenário, o pedido de afastamento do prefeito Gilmar Olarte (PP), no dia 25 de agosto, véspera do feriado de aniversário da Capital. A informação é do procurador jurídico do legislativo, Fernando Pineis.

Conforme o advogado, o Tribunal de Justiça notificou, nesta quinta-feira (13), de que o prefeito é réu em ação na Seção Criminal por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Além de Olarte, o TJ aceitou a denúncia contra o ex-assessor do município, Ronan Edson Feitosa Lima, e Luiz Márcio Feliciano.

Pelo artigo 23, incisivo XIV, da LOM (Lei Orgânica do Município), o prefeito deve ser afastado do cargo por até 180 dias em caso de denúncia aceita pelo juízo. No entanto, a decisão caberá ao plenário da Câmara.

Pineis explicou que a assessoria jurídica tem cinco dias úteis para analisar a notificação do TJMS e o requerimento protocolado hoje pela oposição, em que pede o afastamento imediato de Olarte do cargo.

O relatório será concluído na próxima quinta-feira. O procurador jurídico do legislativo acredita que a votação em plenário, do parecer, deverá ocorrer na terça-feira seguinte, 25 de agosto.

Na manhã de hoje, em entrevista ao Campo Grande News, o prefeito alegou ser inocente e ressaltou que vai provar a inocência na Justiça.

Outra polêmica é sobre o quórum para aprovar o afastamento do prefeito. Uma das hipóteses é o quórum qualificado, com dois terços, ou seja, 20 dos 29 vereadores. A vereadora Luiza Ribeiro (PPS), da oposição, entende que basta maioria simples, 15 dos 29 votos.

Nos siga no Google Notícias