A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

16/07/2013 15:26

Câmara será mais dura com Bernal; Mario Cesar já fala em "vias de fato"

Zemil Rocha e Jéssica Benitez
Mario Cesar nega omissão e diz que Câmara não vai queimar etapas (Foto: Arquivo)Mario Cesar nega omissão e diz que Câmara não vai "queimar etapas" (Foto: Arquivo)

O presidente da Câmara de Campo Grande, Mario Cesar (PMDB), afirmou nesta terça-feira (16) que o Legislativo vai fazer balanço da atuação do primeiro semestre e voltar para o segundo período em condições de cobrar mais duramente irregularidades que estariam sendo cometidas pelo prefeito Alcides Bernal (PP). Segundo ele, não teria havido omissão quanto às suspeitas detectadas no primeiro semestre, não servindo para a Câmara da Capital o puxão de orelha do corregedor-geral do Ministério Público, Mauri Valentim Riciotti.

Mario Cesar deixou evidenciado que, no segundo semestre, a Câmara vai “tomar providências a mais” já munida com todas as denúncias e apurações feitas até agora. “Até mesmo porque para chegar às vias de fato é preciso respaldo técnico, jurídico e julgamento na Casa”, disse o presidente da Câmara. Em termos jurídicos, “vias de fato” significa “contato físico violento”, mas a frase pode ser traduzida também como “pancadaria”.

Do ponto de vista político, a posição manifestada pelo presidente da Câmara é a mais forte já feita em relação ao prefeito Alcides Bernal, só comparável à clara possibilidade de “cassação” aventada pela vereadora Grazielle Machado (PR), quando concluiu o relatório sobre as explicações dos secretários Vanderlei Ben-Hur (Planejamento, Finanças e Controle) e Gustavo Freire (Receita e Governo) quanto às suplementações de verbas orçamentárias.

Apesar da ênfase dada por Mario Cesar quanto à possibilidade de punição para Bernal em relação a problemas que vem sendo levantados pela Câmara, como calote de fornecedores e contratação de empresas de fachada para compras milionárias, Mario Cesar adverte que é preciso levar em conta a vontade popular. “Além disso, tem de haver preocupação com o que a população quer”, ponderou.

Durante o recesso parlamentar de julho, que está começando esta semana e prossegue até o final do mês, segundo Mario Cesar, todos os encaminhamentos para que as falhas e irregularidades apuradas sejam encaminhadas para o Ministério Público e o Tribunal de Contas, bem como resultem em providências da própria Câmara, se for o caso.

O corregedor do MP, Mauri Valentim, sustenta que as Câmaras podem incorrer em omissão caso não abram processos para apurar irregularidades de prefeitos. Mario Cesar garante que a Câmara está cumprindo seu papel fiscalizador. “Não há omissão por parte dos vereadores. Houve apenas mudança comportamental geral, porque estavam dizendo que a Câmara estava levantando um terceiro turno eleitoral. Chegaram a citar que a Câmara comporia um Triângulo das Bermudas. Aí os vereadores optaram por não queimar etapas”, argumentou.

Era preciso dosar a atuação, conforme o dirigente. "Fizemos isso para não ir direto ao remédio mais duro e para quebrar a concepção de que estaríamos urgindo um golpe", declarou Mario Cesar. "Também sempre estivemos preocupados com a governabilidade de Campo Grande", finalizou. 



Vereadores!! Vocês estão dando nojo à população de Campo Grande. Nelsinho fez o que quis e vocês nem abriam a boca pra falarem que estavam defendendo a população. Agora vêm com essa de querer jogar tudo nas costas do Bernal. O cara ganhou: então deixem de atrapalharem o mandato dele e façam alguma coisa pra ajudar nossa cidade, por que vocês estão sendo bem piores que ele e espero que na próxima eleição vocês não sejam reeleitos, pois são incapazes de ajudar Campo Grande a melhorar. Espero que o povo lembre do que estão fazendo e também deixando de fazerem!!
 
FABIOLA DIAS em 17/07/2013 17:09:25
Um em que o Min. Público precisa agir, a verdade é que ambos os lados estão onerando a administração pública, percebemos um blackout na gestão de Campo Grande-MS, a câmara não se entende com o executivo, aliás, Bernal não tem razão para ficar com picuinhas, criando "fofoquinas" e com isso quem paga é o erário! A câmara também esta tacando pedra pra todos os lados, um coluio de políticos tentam boicotar a gestão do Bernal, e com isso podem provocar uma catástrofe na administração de nossa cidade!
- Quem perde com esse briga idiota e sem escrúpulos é o povo, os lados precisam se entender, ou chegarão a vias de fato mesmo; a não ser que nenhum tem "vergonha na cara", honra pra dizer a mais sincera verdade; vamos aguardar até quando essa gente se entender! Sai na porrada e acaba com isso.
 
Urias Rocha em 17/07/2013 17:01:08
...espero que todos os Senhores Vereadores fiquem alerta, a população acordou e todos os seus movimentos "são friamente calculados"...nós estados no comando, temos o poder do voto.
 
Ester Menacho em 17/07/2013 07:55:25
Será que esses edis não sabem que estamos em uma democracia em pleno desenvolvimento, acabou o coronelismo. O poder é do povo, pelo povo e para o povo! Respeitemos resultados das urnas
 
Edvaldo Silva em 17/07/2013 07:53:41
Ministério público precisa também fiscalizar o Sr. Mário césar e as contas da Câmara Municipal, pois, com certeza irá encontrar muitas irregularidades, já que a fama desse "senhor" é grande já no curto período de sua administração!!!!!
ATENÇÃO MINISTÉRIO PÚBLICO!!!!!
 
luiz humberto em 17/07/2013 07:45:00
Não perdi cargo e nem sou apaixonado por nenhum político, mas acho a Administração atual melhor em tudo; que nunca mais volte a que estava em nada..
 
Luiz alves em 17/07/2013 07:32:37
Olha a criatura que está querendo moralizar alguma coisa; há muitos vereadores que não tem coragem de falar com Deus a noite e dizer que foi justo com dinheiro público; como pode falar de alguém? Deixa o cara trabalhar e a população que cobre.
 
luiz alves em 17/07/2013 07:30:40
Nunca na historia desta cidade um prefeito foi tão vigiado e cobrado desde o primeiro dia já pediram sua cassação porque assinou o termo de posse, uma vergonha seus vereadores, vão trabalhar pela cidade pela qual vocês receberam os votos
 
clodoaldo lemes de souza em 17/07/2013 00:02:10
Srs Vereadores da oposição: Vocês estão dando nojo à população de Campo Grande. Nelsinho fez o que quis e vocês nem abriam a boca pra falarem que estavam defendendo a população. Agora vêm com essa de querer jogar tudo nas costas do Bernal. O cara ganhou: então deixem de atrapalharem o mandato dele e façam alguma coisa pra ajudar nossa cidades, por que vocês estão sendo bem piores que ele e espero que na próxima eleição vocês não sejam reeleitos, pois são incapazes de ajudar Campo Grande a melhorar. Vergonhaaaaaaaaaaaaaaaaaaa. espero que o povo lembre do que estão fazendo e também deixando de fazerem.......
 
jackson silva dos santos em 16/07/2013 22:34:51
O sujo falando do mal lavado!!!
 
Olavo Nunes em 16/07/2013 22:16:49
E o salário dos servidores da prefeitura é uma vergonha e o plano de cargos e carreiras que o Bernal tanto falou e até agora nada aconteceu só mais serviço na rede, até quando!!!!!!!!!!!!!!
 
maria santos em 16/07/2013 22:12:02
sempre acompanhei a politica, nunca vi coisa igual em Campo Grande MS, que guerra feia, podre, acordem senhores, como poderei votar na próxima eleição?
 
ILSON GONCALVES FERREIRA em 16/07/2013 22:11:00
Novamente um joguinho político: Vereadores X Prefeito (ou vice versa)
- Parece-me que a disputa é poder aparecer na mídia. Quando mencionam que vereadores não saem às ruas, É uma grande verdade. Eles não olham pela/para cidade. Querem o dinheiro do povo. Reduziram o poder de administração financeira do Prefeito (agora são 5%), mas não reduziram as verbas indenizatórias que recebem (como gasto elevado com combustíveis, esposam que vão ao salão de beleza e a Câmara paga...). Vivemos a imoralidade política. Nossos vereadores gostam de espetáculos, promovem a "política do pão e circo" em alguns bairros, para se promoverem... Mas não largam o osso, não trabalham, não sentem o que o povo sente... Essa briguinha só prejudica o povo.... Se cada um trabalhar de fato a cidade terá o progresso...
 
Ivete Ramos em 16/07/2013 21:35:36
ESSA JOGATINA DE DENUNCIAS. QUE NÃO ACABAM EM NADA !!! SÓ SERVE PARA TORNAR MAIS DIFÍCIL EDUCARMOS NOSSOS FILHOS. DIGO ISSO POIS SOU DO BRAÇO DA RETIDÃO DE CONDUTA E BOA EDUCAÇÃO. SIMPLESMENTE NÃO SEI MAIS O QUE FALAR PARA MEUS FILHOS E FUNCIONÁRIOS !!!! OLHO PARA O ROSTO DELES E VEJO QUE NÃO CONFIAM NOS VALORES ECOMENICOS. EU NÃO VOU MUDAR MEUS VALORES. O QUE EU POSSO FAZER É MANDAR CADA UM PROCURAR SEU RUMO............
 
ANDRE MARIANI em 16/07/2013 21:10:09
Este Mario César é um piadista está tentando enganar quem, somente a si para de picuinha e de briguinha de criança mimada e vê se faz um serviço bem feito na Presidência, pois o primeiro a rodar será vc.
 
Roberto Domingos em 16/07/2013 20:52:35
Lamentavelmente, a querida Cidade Morena está vivendo um clima tenso na política, onde o Legislativo e o Executivo não se entendem mais: a briga continua!...
 
Jairo de Lima Alves, FRC em 16/07/2013 19:50:02
ALGUNS DOS VEREADORES ENTRE ELES O MÁRIO CESAR AINDA NÃO CAIU A FICHA QUE O GIROTO E ANDRE PERDERAM A ELEIÇÃO E QUEREM VOLTAR A GOVERNAR NA MARRA POR ISSO NÃO DEIXA O BERNAL GOVERNAR FICAM COM PICUINHA PARA ATRASAR E COMPLICAR A ADMINISTRAÇÃO MAS PODEM PREPARAR TERÃO OUTRA DERROTA NA PRÓXIMA ELEIÇÃO.
 
JANDYR LOSSAVERO em 16/07/2013 19:06:01
Essa política é uma vergonha aqui, nunca vi tanta imbecilidade e falta de decoro, descaso com o interesse público; vereador que não age nem saí às ruas da cidade pra ver a real situação de bairro e os serviços públicos usados pelos pagadores de impostos; o prefeito em grande parte age com descrição e propriedade não confrontando-se com o legislativo; agora porque não votar ou editar melhores leis, o que os vereadores sabem...tem vereador que nem sabe ler e escrever direito, um bando de funcionais...
 
marcos santos em 16/07/2013 17:58:15
Olha só quem falando mal do Bernal, o senhor Mario César que já era pra ter sido rechaçado da presidência da câmara, e não foi até agora pq tem "amiguinhos costas largas" e se acha no direito de falar mal do prefeito, é piada?
 
Rhaisa Figueira em 16/07/2013 16:53:49
ESSAS PICUINHAS DE VEREADORES E PREFEITO TA DANDO NOJO!!!

FALAM, FALAM INVESTIGAM E NADA ACONTECE, BRIGA DE GATO E RATO!!!!

E A POPULAÇÃO FICA AGUARDANDO ESSES VEREADODES COLOCAR A MÃO NA MASSA E TRABALHAR REALMENTE, POR QUE ATÉ AGORA NÃO PASSA DE BLA BLA, BLA,BLA E HEM HEM HEM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
CRIS. ALVES em 16/07/2013 16:43:20
Esse mario cezar é uma piada...
 
mario cezar em 16/07/2013 16:37:20
IIIIIIII ESSAS VIAS DE FATO SÃO DEMORADAS HEIN?
 
MOACIR CAFARO em 16/07/2013 16:34:31
manda esse SR MARIO CESAR CUIDAR DO MANDATO DELE QUE ESTA NA CORDA BAMBA,E DEIXAR DE SER HIPOCRITA SO ESTA ALI PORQUE COMPROU VOTO E LIMINAR PARA VOLTAR AO CARGO QUE NEM DEVERIA SER SEU.
 
Agnaldo Silva em 16/07/2013 16:33:48
Esse Mario Cesar acha mesmo que ele continuará vereador no segundo semestre, só se a justiça eleitoral desse estado for mesmo "vendida".
 
Kaio Gleizer em 16/07/2013 16:30:23
"Demagogia barata", tá na cara. verdadeira per-se-gui-ção política. Caaaalma Bernal... Isso tudo terá um final!!! Eleições à vista!
 
wilmar cristovão em 16/07/2013 16:25:36
Será que a falta do mensalão tá fazendo tanta falta assim ?
 
adelar francisco taffarel em 16/07/2013 16:23:35
O quê esse Bernal apanha!!!! Como batem no coitado....!!! Todos dias, toda hora... rsrssss. Daqui à pouco vou acabar acreditando que tudo é verdade, rsrsss.
 
Carlos Lamarca em 16/07/2013 16:21:17
É um desserviço à população campo-grandense o que esses senhores vereadores fazem!

Não é possível que não percebam isso! E se percebem, prejudicar a população - premeditadamente - visando apenas "pirraçar" o prefeito, é uma atitude baixa demais! É uma atitude criminosa até!

Esqueceram para o que foram eleitos, senhores vereadores? Ou nunca se importaram, na verdade?
 
Guaraci Mendes em 16/07/2013 16:05:31
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions