ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 33º

Política

Câmara vota igualdade de gênero em patrocínio de esporte e volta do parquímetro

Vereadores votarão sete propostas para criação de leis na terça-feira (9)

Por Caroline Maldonado | 07/04/2024 09:11
Partida de vôlei em Jogos Municipais dos Idosos de 2023 (Foto: Arquivo/Paulo Francis)
Partida de vôlei em Jogos Municipais dos Idosos de 2023 (Foto: Arquivo/Paulo Francis)

Os vereadores votarão sete projetos de lei na próxima terça-feira (9) em Campo Grande. Dentre eles, propostas sobre a nova concessão para trazer de volta a cobrança do estacionamento rotativo em ruas da região central e estabelecer a igualdade de gênero na destinação dos recursos públicos de apoio e patrocínio ao esporte, além de percentual mínimo para o paradesporto.

A proposta voltada ao esporte é da vereadora Luiza Ribeiro (PT). A parlamentar propõe a destinação de valores equivalentes, garantindo que nenhum gênero receba menos que 50% dos recursos para realização, apoio, patrocínio e incentivo de modalidades esportivas em Campo Grande.

Caso vire lei, a regra deve valer para fontes públicas, como fundos de incentivo ao esporte, loterias, dotações orçamentárias destinadas às políticas de esporte e lazer, entre outras formas de financiamento público.

O projeto prevê 30% dos recursos ao paradesporto, que são as competições de atletas com deficiência. O percentual já está previsto nos artigos 42 e 43 da Lei federal nº 13.146, de 6 de julho de 201, conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência.  Na distribuição da cota de recursos do paradesporto, a vereadora propõe que seja assegurada também a paridade de gênero.

A parlamentar argumenta que o projeto de lei está alinhado ao ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) 5 da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas) e também à iniciativa global “Por um planeta 50-50 em 2030: um passo decisivo pela igualdade de gênero”, da ONU Mulheres.

Parquímetro - A cobrança pelo uso das vagas do Centro está desativada há um ano e dez meses. Eram 2.458 vagas na antiga concessão à Metropark que operou por 20 anos e agora a previsão é de 6,2 mil vagas no Centro e até bairros com fluxo intenso de veículos.

O projeto de lei que prevê a concessão para empresa que vai administrar o estacionamento rotativo em Campo Grande havia sido retirado da Câmara e foi enviado pela prefeita Adriane Lopes (PP) na última semana de março.

Depois de seis meses, o texto voltou com poucas alterações e alguns vereadores já avisaram que vão tentar mudar o que está previsto. A prefeitura quer dar 15 anos de concessão para a empresa que for escolhida e o contrato poderá ser prorrogado por mais 15 anos. Esse é um dos pontos questionados por parlamentares.

Pauta - Também será votado o projeto que institui e inclui no calendário oficial de eventos do município o “Dia Municipal do Psicopedagogo”, a ser comemorado anualmente no dia 12 de novembro. A proposta é do vereador Silvio Pena, o “Pitu” (PSDB).

Outro projeto é para criar o Dia Municipal da Grafotécnica, a ser comemorado no dia 10 de outubro, uma proposição do vereador Ayrton Araújo (PT).

Passará por votação ainda a criação do Dia Municipal de Conscientização sobre a doença celíaca, a ser celebrado no dia 16 de maio, proposta pelo vereador Victor Rocha, o “Dr. Victor” (PSDB).

Os parlamentares votarão ainda projeto para criar a placa acessível de inauguração de obras no município, elaborado pelo vereador Otávio Trad (PSD).

Projeto apresentado pelo vereador William Maksoud (PSDB) autoriza a criação do programa “Idade de Sorrir”, destinado às pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência, asilos e abrigos.

Nos siga no Google Notícias