ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Política

Candidatos terão que ficar 24h por dia ligados a WhatsApp, diz Justiça Eleitoral

Medida é válida de 15 de agosto a 19 de dezembro deste ano

Jéssica Benitez | 22/07/2022 16:33
Simbolo do WhatsApp (Foto: REUTERS/Thomas White)
Simbolo do WhatsApp (Foto: REUTERS/Thomas White)

Quem se arriscar na corrida eleitoral deste ano, pode até não vencer, mas vai ter a missão de ficar on-line durante 24 horas por dia de 15 de agosto a 19 de dezembro deste ano, segundo resolução publicada pela Justiça Eleitoral nesta sexta-feira (22).

Além do mural eletrônico disponível no site do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) e do e-mail, os candidatos, partidos, federações e coligações devem acompanhar o WhatsApp diariamente, incluindo sábados, domingos e feriados.

O número a ser usado será o disponibilizado pelo postulante na hora do registro de candidatura. Isso tudo “para verificação de publicação de atos judiciais e atos ordinatórios de seu interesse, tais como citação, intimação, notificação, comunicados e ofícios, e adoção tempestiva das medidas pertinentes, sem prejuízo de acompanhamento do Diário da Justiça Eletrônico”.

A medida tem respaldo na decisão proferida pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), aprovando a utilização do aplicativo de mensagens como ferramenta para intimações judiciais. A Justiça, pondera, ainda, que os prazos são curtos, por isso a necessidade de ferramenta mais ágil para entrar em contato com os candidatos.

Além disso, não é preciso que a pessoa visualize para que a Justiça o considere notificado, para tanto basta a mensagem chegar ao remetente, ou seja, aparecer os dois tiques que sinalizam entrega no WhatsApp. O mesmo sistema será utilizado para comunicar quem pedir registro de pesquisa eleitoral e a mesma for suspensa.

Nos siga no Google Notícias