ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Política

Cassação de vereadores vai forçar eleição de três integrantes da Mesa Diretora

Flávio Paes | 17/11/2015 23:10
Com as cassações, Mesa Diretora terá de ser recomposta (Foto:Divulgação)
Com as cassações, Mesa Diretora terá de ser recomposta (Foto:Divulgação)

 Como desdobramento da efetivação de três suplentes como vereadores (Roberto Durães, Eduardo Cury e Juliana Zorzo), que respectivamente substituirão a Thais Helena, Paulo Pedra e Delei Pinheiro, cassados hoje pelo Tribunal Superior Eleitoral, a Câmara Municipal terá de eleger antes do recesso parlamentar três novos integrantes da Mesa Diretora. . Mesa que há de três meses está desfalcada com o afastamento do presidente Mario Cesar, por decisão da Justiça, substituído interinamente pelo vice-presidente Flávio César.

O agora ex-vereador Delei Pinheiro, da bancada do PSD, ocupava o segundo cargo mais importante (em termos de atribuições) da Mesa Diretora, o de primeiro-secretário. Quem exerce esta função divide com o presidente, a responsabilidade de assinar os cheques emitidos pela Casa. Será preciso também eleger um novo 2º vice-presidente para ocupar a vaga que era de Thais Helena. Paulo Pedra era o 3º vice-presidente, função criada sem muitos poderes, instituída no processo da chapa única eleita ano passado sob a presidência de Mário Cesar.

Embora os vereadores cassados possam apelar para o Supremo Tribunal Federal, as chances de a decisão de hoje do TSE ser revertida são mínimas. “Acho que esta decisão é irreversível. Lamento especialmente pela Thais Helena, uma vereadora combativa, colega de outros mandatos”, comentou o vereador Airton Saraiva.
O advogado de Delei Pinheiro, que é muito ligado ao deputado Marquinhos de Trad (de quem é compadre) já o alertou sobre a quase impossibilidade de sucesso de um eventual recurso ao STF suspender a cassação decidida hoje pela última instância da Justiça eleitoral.

Com a mudança na composição na Mesa, o prefeito Alcides Bernal perde um aliado (Paulo Pedra) que estava na iminência de deixar a Secretaria de Governo e voltar ao Legislativo. O agora vereador Eduardo Cury, tende a assumir uma posição de independência. Durante durante a gestão de Gilmar Olarte (quando era o coordenador do SAMU) sempre teve uma posição crítica em relação a Bernal. O mesmo comportamento deve ter Juliano Zorzo. O PT, de Roberto Durães, se distanciou do Governo depois que o prefeito não abriu espaço para os petistas indicarem postos estratégicos, como o de secretário de Infraestrutura.

Nos siga no Google Notícias