ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Política

Cimi não exerce influência sobre os indígenas, diz secretário da entidade

Michel Faustino | 22/04/2016 14:04
Cléber Buzatto (de branco) durante depoimento na CPI do Cimi, na Assembleia Legislativa. (Foto: Divulgação)
Cléber Buzatto (de branco) durante depoimento na CPI do Cimi, na Assembleia Legislativa. (Foto: Divulgação)

O secretário executivo do Cimi (Conselho Missionário Indigenista), Cléber Buzatto, afirmou, durante depoimento a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), instaurada na Assembleia Legislativa para investigar a atuação da entidade em Mato Grosso do Sul, que a entidade não exerce nenhuma influencia sobre os povos indígenas e trabalha, tão somente, na formação dos índios com através de estudos antropológicos que lhe são ensinados.

O Cimi não incentiva, não instiga os povos indígenas nas suas ações. A atuação do Cimi seja aqui em Mato Grosso do Sul, ou em todo Brasil é na perspectiva da resolução de conflitos e na promoção da paz. O Cimi auxilia os indígenas.”, afirmou Buzatto.

A presidente da CPI, deputada Mara Caseiro (PSDB) questionou o secretário sobre as ações concretas do Cimi, ações que a entidade desenvolve voltadas para a melhoria da qualidade de vida dos indígenas. A presidente lembrou que em 27 anos de atuação do Cimi dentro do Estado, nenhuma ação concreta pode ser percebida.

Outra preocupação, é quanto o financiamento da entidade , que segundo Buzatto, são provenientes de doações.

“O Cimi recebe doações de diferentes fontes. São feitas as prestações de contas, são feitas auditorias institucionais. Fazemos muito com pouco. A CPI vai poder confirmar isso, já que pediu a quebra do sigilo fiscal e bancário do Cimi”, declarou.

O secretário ressaltou que, a presença de agentes da entidade nas invasões, sempre que possível, tem como objetivo resguardar a integridade dos indígenas, e não incentivá-los para um eventual conflito.

Fase final - Os trabalhos da CPI caminham para a sua fase final. Na próxima segunda-feira (25), mais nove pessoas devem ser ouvidas.

Segundo a casa de leis, serão ouvidos Lindomar Pereira, Michael Mary Nolan, irmã Joana Ortiz, Rogério Batalha, Flavio Machado, Ramiro Luiz Mendes, Enedino da Silva, Mauro Paes e Wanderley Dias Cardoso. Uma outra reunião do grupo, ainda sem nomes confirmados, acontecerá na quarta-feira (27).

Nos siga no Google Notícias