ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Política

Colegas de partido alegam que houve "excesso" na ação contra Puccinelli

Leonardo Rocha | 11/05/2017 13:06
Deputados Márcio Fernandes, Eduardo Rocha e Pualo Siufi, durante a sessão (Foto: Victor Chileno)
Deputados Márcio Fernandes, Eduardo Rocha e Pualo Siufi, durante a sessão (Foto: Victor Chileno)

Lideranças do PMDB defendem que houve "excesso" na ação da Polícia Federal, contra o ex-governador André Puccinelli (PMDB), na quarta fase da Operação Lama Asfáltica. Eles alegam que não precisava de uma condução coercitiva, apenas que fosse marcado o devido depoimento ao colega de partido.

"Acredito que toda a ação foi um exagero, não se precisava usar de condução coercitiva, até porque pelo que fiquei sabendo, nunca o André (Puccinelli) faltou a qualquer depoimento ou deixou de atender a Justiça", disse o deputado Eduardo Rocha, vice-presidente estadual do PMDB.

Ele ainda ponderou que não se pode fazer um "pré-julgamento" do ex-governador, já que segundo o parlamentar, as investigações estão em andamento, e não existe nenhuma condenação. "Sou amigo e acredito na inocência do André e deve haver espaço para ele se defender", ponderou.

Mesmo discurso do deputado Paulo Siufi (PMDB), que alegou que no seu entendimento, a condução coercitiva deve ser usada, quando houver uma intimação anterior e o acusado não comparecer à Justiça. "Se não houve esta situação antes, considero que teve excesso nesta operação".

Siufi também fez a defesa do colega, ao dizer que Puccinelli se posicionou bem sobre a investigação. "Pelo que acompanhei, o André disse ser favorável a investigação e quer que as autoridades cheguem a verdade, além disto defendo que todo excesso deve ser coibido".

Sobre o impacto desta operação nas ambições políticas de Puccinelli, até então cotado para a disputa do governo estadual, no ano que vem, os peemedebistas alegam que é cedo para fazer qualquer avaliação e que este não é o melhor momento para se analisar. "De política nos falamos depois", disse Eduardo Rocha.

Investigação - O ex-governador André Puccinelli (PMDB) é apontado como um dos beneficiários do esquema criminoso que fraudava licitações e lavava dinheiro. Em coletiva nesta manhã, o delegado da Polícia Federal Cleo Mazzotti afirmou que ele garantiu recursos junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) que depois foram desviados.

A Polícia Federal chegou a pedir a prisão preventiva contra Pucinelli, mas como alternativa foram aplicadas medidas cautelares, como colocação de tornozeleira, proibição de deixar a cidade e fiança de R$ 1 milhão, que o governador não tem como pagar por ter os bens bloqueados, segundo adiantou o advogado do ex-governador, Renê Siufi.

Depoimento - A quarta fase da operação Lama Asfáltica, que investiga prejuízo de R$ 150 milhões aos cofres públicos por fraudes de licitações e lavagem de dinheiro. André Pucinelli prestou depoimento pela manhã e deixou a sede da PF (Polícia Federal) em uma das viaturas para colocar uma tornozeleira eletrônica.

Foram presos André Cance, ex-secretário-adjunto da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda), e o dono da gráfica Alvorada, Micherd Jafar Junior.

Nos siga no Google Notícias