ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Política

Com segurança reforçada, Paranhos volta às urnas neste domingo

Cidade escolhe novo prefeito, após eleito em 2020 ter candidatura impugnada

Adriel Mattos | 03/10/2021 07:08
Cidade volta às urnas menos de um ano depois das eleições de 2020. (Foto: Divulgação)
Cidade volta às urnas menos de um ano depois das eleições de 2020. (Foto: Divulgação)

Paranhos, cidade da região sul de Mato Grosso do Sul e distante 469 km da Capital, volta às urnas neste domingo (3) para eleger prefeito em um pleito suplementar. Apesar da violência recente, a campanha foi considerada tranquila pela maioria dos candidatos.

Estão aptos a votar 8,4 mil eleitores. O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) voltou a convocar 104 mesários para 16 locais de votação. A eleição terá o mesmo horário da anterior, das 8h às 17h, com todas as medidas de biossegurança.

Atual prefeito interino e também candidato, Donizete Viaro (MDB) lembrou dos desafios quando assumiu o cargo, em janeiro. “Foi uma campanha tranquila. Em oito meses, conseguimos fazer um bom trabalho. Lançamos a reforma do nosso hospital e demos atenção às aldeias”, comentou.

Já o postulante do PT, Adélio Cilírio, se diz confiante. “Temos uma proposta diferente. Quem quer mudança, quem quer uma administração popular, tem opção. E precisa ver o passado dos candidatos”, afirmou.

O Campo Grande News não conseguiu contato com o candidato do PSDB, Alfredo Soares.

Na ordem, Adélio Cilírio (PT), Alfredo Soares (PSDB) e Donizete Viaro (MDB), candidatos a prefeito. | Montagem: Reprodução/Facebook
Na ordem, Adélio Cilírio (PT), Alfredo Soares (PSDB) e Donizete Viaro (MDB), candidatos a prefeito. | Montagem: Reprodução/Facebook

Violência, mas não política - Localizada na fronteira com o Paraguai, Paranhos já vive sob o estresse da violência constante. Mas nenhum caso relacionado à eleição foi registrado, segundo o delegado Edgard Punsky.

“Em eleição, os ânimos ficam exaltados, já é uma questão cultural. Mas não tivemos nada relacionado à política, nada que fuja da normalidade da fronteira”, explicou.

Em nota, a Polícia Militar informou que enviou equipes do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária e do Batalhão de Choque para a cidade e mobilizou todo o efetivo da 3ª CIPM (Companhia Independente da PM) para o dia da eleição.

“Pedimos reforço junto à Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e ao TRE e na quarta (29) já tivemos ampliação. Temos equipes do Garras (Delegacia Especializada em Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros), da Defurv (Delegacia Especializada em Repressão a Roubos e Furtos de Veículos), além do nosso efetivo e do DOF (Departamento de Operações de Fronteira). Estamos nos precavendo para evitar qualquer crime que leve à morte”, complementou o delegado.

Na noite de quinta-feira (30), Wislher Freitas Tavares, de 26 anos, foi morto a tiros ao sair de um comício. O suspeito do crime foi preso na tarde de sexta-feira (1º) no Paraguai. E na quarta-feira (29), um indígena da Aldeia Pirajuí foi baleado. Ambos os crimes foram motivados por desavenças.

Histórico - Em novembro de 2020, Klabunde conquistou um terceiro mandato nas urnas, mas foi impedido de tomar posse em janeiro deste ano. Ele teve a candidatura indeferida por ter tido contas de sua última gestão reprovadas pelo TCU (Tribunal de Contas da União), relacionadas à execução de um convênio com o governo federal.

O vereador Donizete Viaro foi eleito presidente da Câmara Municipal e assumiu a chefia do Executivo interinamente. Klabunde tentou vários recursos antes da decisão final do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), mas não obteve sucesso.

Com o último recurso negado pela corte superior em junho, o TSE definiu em julho que a eleição suplementar seria realizada em 3 de outubro e a diplomação e posse dos eleitos deve acontecer no dia 22 do mesmo mês.

Nos siga no Google Notícias