ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, TERÇA  07    CAMPO GRANDE 23º

Política

Paranhos retoma clima eleitoral com eleição suplementar para prefeito

Interino disputa pleito com candidatos do PSDB e do PT; eleito assume em outubro

Adriel Mattos | 08/09/2021 15:51
Adélio Cilírio, Alfredo Soares e Donizete Viaro disputam a prefeitura da cidade. (Montagem: Reprodução/Facebook)
Adélio Cilírio, Alfredo Soares e Donizete Viaro disputam a prefeitura da cidade. (Montagem: Reprodução/Facebook)

Menos de um ano após as eleições municipais, Paranhos voltará às urnas para eleger um novo prefeito. A campanha começou nesta semana e tem três candidatos na disputa.

Prefeito interino, Donizete Viaro (MDB) tem como vice seu suplente na Câmara Municipal Giuliano Dellarissa. Alfredo Soares (PSDB) encabeça a coligação “Paz, União e Trabalho” (PSDB, PSB, PP e Podemos) e tem companheiro de chapa o também tucano Denilson Rafaine. O terceiro postulante é Adélio Cilírio (PT), que tem como vice Daniela Liranço. Os petistas formaram a aliança “Sonhar, Realizar e Desfrutar”, com o PSOL.

A eleição será realizada no dia 3 de outubro, com a posse marcada para o dia 23. O novo prefeito completará o mandato atual, que termina em 31 de dezembro de 2024.

Disputa quente - Antes da campanha começar oficialmente, o clima já esquentou na cidade. Heliomar Klabunde (MDB) - eleito em novembro de 2020 e impedido de tomar posse - decidiu apoiar Luiz Carlos Lopes, o Kim, do PTB, que fazia parte de sua aliança partidária.

O prefeito interino insiste em ser o candidato do MDB, mas lideranças locais são contra o nome do vereador, já que ele se aliou ao PSDB durante sua administração. O racha fez com que o diretório estadual intervisse na executiva municipal.

Por fim, os caciques estaduais acabaram decidindo lançar Viaro como candidato, que vai às urnas em chapa pura. Klabunde disputou com o apoio do PTB, PSB e PT.

Histórico - Em novembro de 2020, Klabunde conquistou um terceiro mandato nas urnas, mas foi impedido de tomar posse em janeiro deste ano. Ele teve a candidatura indeferida por ter tido contas de sua última gestão reprovadas pelo TCU (Tribunal de Contas da União), relacionadas à execução de um convênio com o governo federal.

O vereador Donizete Viaro foi eleito presidente da Câmara Municipal e assumiu a chefia do Executivo interinamente. Klabunde tentou vários recursos antes da decisão final do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), mas não obteve sucesso.

Com o último recurso negado pela corte superior em junho, o TSE definiu em julho, que a nova eleição para prefeito será realizada em 3 de outubro. A diplomação e posse dos eleitos deve acontecer no dia 22 do mesmo mês.

Nos siga no Google Notícias