ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Política

Com urnas em aldeia e distrito, 5,6 mil escolhem prefeito "tampão" de Japorã

Eleito vai administrar município até 31 de dezembro de 2020

Jones Mário | 01/12/2019 10:20
Eleitores formam fila para votar na seção eleitoral da aldeia indígena Porto Lindo (Foto: Cassia Renata/Divulgação)
Eleitores formam fila para votar na seção eleitoral da aldeia indígena Porto Lindo (Foto: Cassia Renata/Divulgação)

Os eleitores de Japorã escolhem, neste domingo (1º), quem vai administrar a cidade - distante 480 quilômetros de Campo Grande - até 31 de dezembro de 2020. O pleito tem candidato único, o presidente da Câmara de Vereadores e prefeito interino, Paulo César Franjotti (PL), e conta com 5,6 mil pessoas aptas a votar.

A eleição suplementar é realizada devido a cassação dos mandatos do ex-prefeito Wanderley Bispo de Oliveira (PTB) e seu vice, Gilvan Antônio Perin (PSDB), em outubro deste ano.

Segundo informações do Cartório Eleitoral de Japorã, o município tem 21 seções eleitorais, duas delas de difícil acesso, na aldeia indígena Porto Lindo e no distrito de Jacareí. As urnas foram levadas para estas localidades durante a madrugada.

A Polícia Federal foi acionada para acompanhar o dia de votação na área indígena. Na região urbana de Japorã, a Polícia Militar garante a segurança.

A única opção dos votantes do município na região sul do Estado é a chapa de Franjotti com seu vice, Gabriel Klasmann, também vereador e também do PL.

Candidatos únicos a prefeito e vice, Paulo César Franjotti e Gabriel Klasmann (Foto: Reprodução/Facebook)
Candidatos únicos a prefeito e vice, Paulo César Franjotti e Gabriel Klasmann (Foto: Reprodução/Facebook)

Derrotados nas eleições de 2016, Rudiney Freire Marinho (PDT) e seu candidato a vice, Luiz Bezerra (MDB), tentaram concorrer novamente, mas tiveram registro de candidatura indeferido, uma vez que não atenderam regras na convenção partidária.

Eleitos em 2016, com 2.583 votos, Wanderley Bispo de Oliveira e Gilvan Antônio Perin tiveram mandatos cassados após a Procuradoria Regional Eleitoral apontar desvio de verbas públicas. O recurso foi usado em campanha e simulações da reforma do prédio do Creas (Centro de Referência em Assistência Social) e da compra de uniformes escolares, bem como uso da máquina administrativa para promoção pessoal, distribuição de cestas básicas a famílias indígenas e reforma de poço artesiano em assentamento.

Votação - As seções eleitorais foram abertas às 8h. A votação será encerrada às 17h.

Para votar, o eleitor deve levar documento oficial e original de identificação com foto, como o RG. A apresentação do título de eleitor não é obrigatória, mas importante para a localização da seção eleitoral na hora da votação. Quem tiver o e-Título (versão digital do título eleitoral) com fotografia não precisa apresentar outro documento com foto.

Além de Japorã, os municípios de Lajeado (TO), Ibitiúra de Minas (MG), Bofete (SP), Aracoiaba (CE), São Francisco (SE), Ceará-Mirim (RN) e Alto do Rodrigues (RN) também têm eleições municipais suplementares neste domingo.

Nos siga no Google Notícias