ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 21º

Política

Disputa por 12 meses de mandato em prefeitura de MS tem 2 candidatos

Irmão de ex-prefeito e atual presidente da Câmara concorrerão pelo Executivo de Japorã após cassação de Vanderley Bispo

Humberto Marques | 10/11/2019 18:10
Rua central de Japorã; município terá eleição suplementar em 1º de dezembro. (Foto: Reprodução)
Rua central de Japorã; município terá eleição suplementar em 1º de dezembro. (Foto: Reprodução)

Duas chapas foram inscritas na Justiça Eleitoral para concorrer à Prefeitura de Japorã –a 487 km de Campo Grande–, na eleição suplementar que acontecerá em 1º de dezembro, resultado da cassação da chapa do então prefeito Vanderley Bispo (PTB). O professor Rudiney Freire Marinho, da chapa Japorã Acima de Tudo (PDT-MDB), e o presidente da Câmara Municipal e prefeito interino, Paulo Franjotti (PL), disputarão a preferência do eleitorado em votação decorrente da cassação de Vanderley Bispo (PTB) do cargo.

As inscrições das chapas poderiam ser realizadas até a última quinta-feira (7), sendo publicadas ao longo da semana no Diário Oficial do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral). Rudiney é irmão do ex-prefeito Rubens Freire Marinho e, atualmente, é professor da rede municipal de Japorã, atuando até recentemente como servidor cedido ao gabinete do deputado federal Dagoberto Nogueira Filho (PDT). Em coligação com o MDB, ele terá como vice Luiz Bezerra dos Santos Junior.

Já Paulo Franjotti, presidente da Câmara de Japorã, assumiu a prefeitura com a cassação de Bispo e seguirá com a candidatura. O PL disputa o pleito com chapa pura, tendo como vice Gabriel José Klasmann, que em 2016 chegou a ser anunciado como vice na chapa de Bispo, mas renunciou –sendo substituído por Gilvan Perin (PSDB), cassado ao lado do prefeito e da vereadora Daiana Franzoni (Patri).

A candidatura de Franjotti foi publicada em 7 de novembro no Diário da Justiça Eleitoral, e a Rudiney passou pelo procedimento no dia seguinte. A partir daí, são abertos cinco dias para abertura dos prazos de impugnação pelo Ministério Público Eleitoral ou partidos, bem como para apresentação de denúncias de inelegibilidade por eleitores. A substituição de concorrentes poderá ocorrer até o dia 27 (exceto em caso de morte, o que libera a troca a qualquer momento).

Bispo, Gilvan e Franzoni perderam seus mandatos após denúncia do Ministério Público Eleitoral sobre captação ilícita de sufrágio nas eleições de 2016. A 33ª Zona Eleitoral acatou denúncias sobre desvio de verbas públicas para uso em campanha, simulações da reforma do Creas (Centro de Referência em Assistência Social) e da compra de uniformes escolares, uso da máquina administrativa para promoção pessoal, distribuição de cestas básicas a famílias indígenas e reforma de poço artesiano em assentamento com fins eleitorais.

O calendário eleitoral será curto, com a votação marcada para 1º de dezembro. Até lá, já ocorrem ações de campanha nas ruas (com eventos programados até 30 de novembro), e a propaganda eleitoral gratuita no rádio e televisão também está prevista. A diplomação dos eleitos acontece no dia 19 de dezembro, abrindo um mandato de 12 meses e 12 dias –em 2020 ocorrem as eleições municipais.

Nos siga no Google Notícias